Confira a programação da Cinemateca Paulo Amorim desta semana:
Confira a programação sala por sala:
SALA 1 / PAULO AMORIM
15h30 – A LIVRARIA
(The Bookshop – Espanha/Reino Unido/Alemanha, 2017, 110min) Direção de Isabel Coixet, com Emily Mortimer, Bill Nighy, Patricia Clarkson. CineArt Filmes, 10 anos. Drama.
Sinopse: Viúva há alguns anos, Florence decide investir suas economias abrindo uma livraria em uma cidadezinha litorânea da Inglaterra. Duas pessoas se unem a ela nesta empreitada: um senhor recluso que ama a leitura e uma garotinha ousada. Mas, em plena década de 1950, a iniciativa de Florence não é bem vista pelo casal mais poderoso da região. Adaptado do romance homônimo de Penelope Fitzgerald, a produção ganhou o Prêmio Goya (o Oscar espanhol) de melhor filme.
17h30 – AMANTE POR UM DIA
(L’Amant d’un Jour – França, 2017, 80min). Direção de Philippe Garrel, com Esther Garrel, Louise Chevillotte, Eric Caravaca. Fenix Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Após um sofrido final de romance, Jeanne resolve morar uns tempos com o pai. Ela leva um choque quando descobre que tem a mesma idade da namorada dele, mas, aos poucos, as duas começam a compartilhar alguns segredos. Um dos veteranos do cinema francês, Philippe Garrel conta sua nova história em preto e branco e aposta no talento da filha Esther (irmã do também talentoso Louis Garrel).
19h15 – A NOIVA DO DESERTO
(La Novia del Desierto – Argentina/Chile, 2017, 80min) Direção de Cecilia Atán e Valeria Pivato, com Paulina García, Claudio Rissi. Imovision, 12 anos. Drama.
Sinopse: A grande atriz chilena Paulina Garcia interpreta uma empregada doméstica que precisa recomeçar sua vida depois de décadas trabalhando com os mesmos patrões, em Buenos Aires. A primeira oportunidade surge em uma cidade do interior, onde ela vai organizar um casamento – mas a viagem até lá será cheia de percalços e também de novidades na pacata vida de Teresa.
SALA 2/ EDUARDO HIRTZ
15h – MADAME
(Madame – França/Inglaterra – 2017, 90min). Direção de Amanda Sthers, com Rossy de Palma, Toni Collette, Harvey Keitel. Califórnia Filmes, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: O casal de americanos Anne e Bob acaba de se mudar para Paris e organiza um jantar para alguns amigos tão ricos quanto eles. Mas o filho de Bob chega de surpresa e Anne resolve incluir a governanta da casa à mesa, para manter um número par de convidados. O detalhe é que Maria, de origem espanhola, precisa fingir que é rica e falar o menos possível – o que acaba gerando uma série de confusões na vida de todos.
16h45 – LOU
(Lou Andreas-Salomé – Alemanha/Suiça, 2017, 115min. Direção de Cordula Kablitz-Post, com Katharina Lorenz, Nicole Heesters, Liv Lisa Fries. CineArt Filmes, 16 anos. Drama biográfico.
Sinopse: Pouco antes de morrer, a escritora e psicanalista Lou Andreas-Salomé (1861-1937) resolve escrever suas memórias. A partir daí, ela relembra sua infância na Rússia (foi a única menina depois de cinco irmãos), a paixão pela filosofia na adolescência e a certeza de que seria uma intelectual. Lou foi uma das pioneiras da psicanálise e também do feminismo, despertando a paixão e a admiração de personalidades como Friedrich Nietzsche, Paul Rée, Rainer Maria Rilke e Sigmund Freud.
19h – SEVERINA
(Brasil-Uruguai, 2017, 100min). Direção de Felipe Hirsch, com Javier Drolas, Carla Quevedo, Alfredo Castro. Sessão Vitrine Petrobras, 14 anos. Drama.
Sinopse: O diretor de teatro Felipe Hirsch volta ao cinema com esta adaptação do romance homônimo de Rodrigo Rey Rosa. Na história, um dono de livraria se apaixona por uma nova cliente e passa seus dias esperando que ela retorne – apesar de saber que a mulher rouba alguns livros.
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
15h30 – TODOS OS PAULOS DO MUNDO
(Brasil, 2017, 90min). Direção de Rodrigo de Oliveira e Gustavo Ribeiro, com Paulo José. Sessão Vitrine Petrobras, 12 anos. Documentário.
Sinopse: O filme é uma homenagem aos 60 anos de trajetória do ator Paulo José, gaúcho de Lavras do Sul e que tem uma carreira de destaque no teatro, no cinema e na televisão. Os diretores reuniram cenas de vários trabalhos e também textos criados pelo próprio Paulo José, que são narrados por outros grandes nomes da cultura nacional.
* Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 19 e 20 de maio)
15h30 – MONSTROS S.A. (Sessão Pais e Filhos)
(EUA, 2001, 92min). Animação de Pete Docter e David Silverman. Estúdios Disney. Livre. R$ 4,00.
Sinopse: Na fábrica Monstros S.A., a principal fonte de energia são os sustos das crianças. As confusões começam quando os horrendos Mike e Sully invadem o quarto da garotinha Boo e descobrem que ela não tem medo deles.
* Sessões somente no sábado e domingo (dias 19 e 20 de maio)
17h15 – PRAÇA PARIS
(Brasil, 2018, 110min). Direção de Lúcia Murat, com Grace Passô e Joana de Verona. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: A atual situação do Rio de Janeiro serve de pano de fundo para o encontro entre a portuguesa Camila e a carioca Glória. Camila é uma psicanalista que desenvolve uma pesquisa sobre violência urbana na capital carioca. Glória, uma moradora do Morro da Providência, tem um cotidiano de abusos, drogas e mortes. A realidade social vai abalar as certezas das duas em vários aspectos.
19h15 – ESTAÇÃO BIELORÚSSIA
(Belorusskiy vokzal – Rússia, 1971, 100min). Direção de Andrey Smirnov, com Aleksey Glazyrin, Evgeniy Leonov, Anatoliy Papanov. MosFilm, 14 anos. Drama de guerra.
Sinopse: Quatro veteranos da Segunda Guerra Mundial se encontram 25 anos depois, durante os funerais de um ex-companheiro de batalha. Antes de retornarem às suas rotinas, eles têm um dia repleto de recordações e algumas situações inesperadas. O longa integra o ciclo de Cinema Soviético 2018, com títulos do famoso estúdio MosFilm.