Programação da Cinemateca Paulo Amorim – de 11 a 17/08

Nahid

Na Sala Paulo Amorim:

15h30 – NAHID – AMOR E LIBERDADE
(Nahid – Irã, 2015, 105min). Direção de Ida Panahandeh, com Sareh Bayat, Pejman Bazeghi, Navid Mohammadzadeh. Fenix Filmes, 12 anos. Drama.
Sinopse: Na Teerã dos dias atuais, Nahid se divorcia do marido e consegue a guarda do filho. De acordo com as leis do país, o filho normalmente fica com o pai após uma separação – só que o acordo de Nahid para manter o menino inclui não se casar novamente. Mas o tempo passa, Nahid se apaixona por outro homem e é pedida em casamento, o que pode mudar drasticamente sua condição de vida.

17h30 – JANIS: LITTLE GIRL BLUE
(EUA, 2015min, 107min). Documentário de Amy J. Berg, com narração de Cat Power. Zeta Filmes, 14 anos.

Sinopse: Janis Joplin (1943-1970) entrou para a história do rock como a garota branca e delicada com uma voz feroz de soul. O filme desvenda a personalidade desta grande cantora com imagens de arquivo inéditas, correspondências pessoais, entrevistas com Janis e amigos, além da sua passagem pelo Brasil. O filme traz também performances de clássicos como “Piece of My Heart”, “Cry Baby” e “Me and Bobby McGee”.

Janis

19h30 – NA VENTANIA
(Risttuules – Estônia, 2014, 90min). Direção de Martti Helde, com Laura Peterson, Tarmo Song, Mirt Preegel. Zeta Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Em 1941, cerca de 40 mil pessoas foram deportadas da Estônia, da Letônia e da Lituânia para a Sibéria. O cruel regime stalinista atingiu também a família de Erna, que foi separada de seu marido com a filha pequena. A maior parte do filme foi baseado em cartas de parentes do diretor, que construiu o filme com a técnica do tableaux vivant – uma mistura dos movimento dos personagens com planos estáticos.

Na Sala Eduardo Hirtz:

15h e 17h – ESTIVE EM LISBOA E LEMBREI DE VOCÊ
(Brasil/Portugal, 2015, 95min). Direção de José Barahona, com Paulo Azevedo e Renata Ferraz. Fenix Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Baseado no livro do escritor Luiz Ruffato, o filme acompanha a trajetória de Sérgio, um homem jovem que decide tentar a sorte em Lisboa depois de um casamento frustrado e vários problemas no Brasil. Mas, na capital portuguesa, Sérgio se confronta com a dura realidade da imigração: o dia a dia, o submundo e as diferenças culturais vão revelar um lugar diferente daquele com que sonhara.
# Sessões às 15h somente nos dias 14, 16 e 17; sessões às 17h nos dias 11, 12, 14, 16 e 17.

19h – MÃE SÓ HÁ UMA
(Brasil, 2016, 80min). Direção de Anna Muylaert, com Naomi Nero, Matheus Nachtergaele e Dani Nefussi. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Após denúncia anônima, o adolescente Pierre é obrigado a fazer um teste de DNA. Ele descobre que foi roubado da maternidade e que a mulher que o criou não é sua mãe biológica. Após a revelação o garoto é obrigado a trocar de família, de nome, de casa e de escola, tudo isso em meio às descobertas da juventude.

# Sessões somente nos dias 14, 16 e 17

MOSTRA BRDE DE CINEMA (entrada franca)

Dia 11, às 15h – ATÉ QUE A SBORNIA NOS SEPARE
Dia 11, às 19h – PARA MINHA AMADA MORTA
Dia 12, às 15h – BRUXARIAS
Dia 12, às 19h – ORAÇÃO DO AMOR SELVAGEM
Dia 13, às 15h – REAL BELEZA
Dia 13, às 17h – BEIRA-MAR
Dia 13, às 19h – IVÁN – DE VOLTA PARA O PASSADO

PROGRAMAÇÃO DE 11 A 17 DE AGOSTO DE 2016
SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

Na Sala Norberto Lubisco:

15h15 – CAMPO GRANDE
(Brasil, 2015, 110min). Direção de Sandra Kogut, com Carla Ribas, Rayane do Amaral, Ygor Manoel. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Regina vive na zona sul do Rio de Janeiro e tem uma cotidiano apressado, comum a uma mulher de 50 anos. Até o dia em que uma menina de 5 anos é deixada na sua porta, alegando que mãe pediu que ela esperasse ali. Não demora muito e aparece Ygor, o irmão da garota. Os dois só têm um ao outro – e Regina precisa ajudá-los a resolver o mistério do desaparecimento da mãe.

17h30 – O CAMINHO PARA BERLIM
(Doroga na Berlin – Rússia, 2015, 90min). Direção de Sergei Popov, com Amir Abdykalov, Yuriy Borisov, Maksim Demchenko. Mos Film, 14 anos. Drama.

Sinopse: Um tenente russo, condenado à morte por fuzilamento durante a Segunda Guerra Mundial, é escoltado por um soldado cazaque. No caminho, eles precisam cruzar pelo cerco dos alemães. Baseado no romance de Emmanuil Kazakevich e nos diários de guerra de Konstantin Simonov, o filme foi lançado em comemoração ao 70º aniversário da vitória dos russos sobre os alemães. O longa integra a Série Cinema Soviético, com títulos do famoso estúdio MosFilm.

19h15 – PAULINA
(La Patota – Argentina/Brasil, 105min, 2016). Direção de Santiago Mitre, com Dolores Fonzi. Esfera Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Filha de um juiz, Paulina tem uma carreira promissora como advogada. Mas ela resolve ir atrás de suas convicções pessoais e se engaja num projeto social numa região pobre na divisa entre Argentina e Paraguai. Depois de ser estuprada por um grupo de rapazes, a jovem vai experimentar os limites de suas crenças e valores. Refilmagem de um longa de 1961, filme levou o Grande Prêmio da Semana da Crítica em Cannes 2015.