Confira a programação da Cinemateca Paulo Amorim – de 14 a 20 de Julho

Mitre-Paulina
Cena de ‘Paulina’

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

SALA 1 / PAULO AMORIM

15h30min e 19h30min – JANIS: LITTLE GIRL BLUE
(EUA, 2015min, 107min). Documentário de Amy J. Berg, com narração de Cat Power. Zeta Filmes, 14 anos.

Sinopse: Janis Joplin (1943-1970) entrou para a história do rock como a garota branca e delicada com uma voz feroz de soul. O filme desvenda a personalidade desta grande cantora com imagens de arquivo inéditas, correspondências pessoais, entrevistas com Janis e amigos, além da sua passagem pelo Brasil. O filme traz também performances de clássicos como “Piece of My Heart”, “Cry Baby” e “Me and Bobby McGee”.

17h30min – PAULINA
(La Patota – Argentina/Brasil, 105min, 2016). Direção de Santiago Mitre, com Dolores Fonzi. Esfera Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Filha de um juiz, Paulina tem uma carreira promissora como advogada. Mas ela resolve ir atrás de suas convicções pessoais e se engaja num projeto social numa região pobre na divisa entre Argentina e Paraguai. Depois de ser estuprada por um grupo de rapazes, a jovem vai experimentar os limites de suas crenças e valores. Refilmagem de um longa de 1961, filme levou o Grande Prêmio da Semana da Crítica em Cannes 2015.

SALA 2/ EDUARDO HIRTZ

15h – PONTO ZERO
(Brasil, 95min, 2015). Direção de José Pedro Goulart, com Sandro Aliprandini, Patricia Selonk e Eucir de Souza. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Enio tem 14 anos e precisa lidar com a chegada da vida adulta, enquanto tenta superar os traumas da infância – que incluíam acreditar em fantasmas. Na sua vida pessoal, o jovem ainda precisa contornar os problemas de relacionamento entre seu pai e sua mãe, além de enfrentar o bullyng dos colegas de escola.

17h– ESTIVE EM LISBOA E LEMBREI DE VOCÊ
(Brasil/Portugal, 2015, 95min). Direção de José Barahona, com Paulo Azevedo e Renata Ferraz. Fenix Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Baseado no livro do escritor Luiz Ruffato, o filme acompanha a trajetória de Sérgio, um homem jovem que decide tentar a sorte em Lisboa depois de um casamento frustrado e vários problemas no Brasil. Mas, na capital portuguesa, Sérgio se confronta com a dura realidade da imigração: o dia a dia, o submundo e as diferenças culturais vão revelar um lugar diferente daquele com que sonhara.

19h– PARATODOS
(Brasil, 2016, 110min). Documentário de Marcelo Mesquita. O2 Filmes, 10 anos.
Sinopse: O filme destaca a trajetória e mostra os desafios de alguns atletas paraolímpicos brasileiros, como Fernando Fernandes, Daniel Dias e Terezinha Guilhermina. Enquanto se preparam para os Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, eles também protagonizam um debate importante sobre a questão da inclusão dos deficientes físicos na sociedade.
* Não haverá sessão no dia 20 de julho (quarta-feira), devido à SESSÃO ESPECIAL DO Dia do Rock.

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h – CERTO AGORA, ERRADO ANTES
(Jigeumeun Matgo Geuttaeneun Teullida – Coréia do Sul, 120min, 2015). Direção de Hong Sang-soo, com Jae-yeong Jeong, Kim Min-Hee. Zeta Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Convidado para comentar um de seus filme na cidade de Suwon, o cineasta Ham Chunsu se encanta com a jovem pintora Yoon Hee-jeong. Os dois passam o dia juntos, paquerando e trocando impressões sobre a vida. Como é característico do seu cinema, o diretor Hong Sang-soo (de “A Visitante Francesa”) oferece dois pontos de vista sobre este encontro. O filme foi grande vencedor do Festival de Locarno 2015.

17h15min – EPIDEMIA DE CORES
(Brasil, 2016, 70min). Documentário de Mário Saretta. Lança Filmes, Livre.
Sinopse: O filme retrata o dia a dia dos participantes e coordenadores da Oficina de Criatividade ministrada no Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre, que hoje reúne um acervo de 200 mil peças. Realizado ao longo de dois anos, o documentário propõe uma reflexão sobre arte, loucura e liberdade.

19h – O QUADRAGÉSIMO-PRIMEIRO
Sorok Pervyy – URSS, 1956, 90min). Direção de Grigori Chukhrai, com Izolda Izvitskaya e Oleg Strizhenov. MosFilm, 12 anos. Drama.
Sinopse: Durante a guerra civil russa, que opôs bolcheviques e o exército czarista, nasce um grande amor entre uma atiradora e um tenente que estão em lados inimigos. Baseado no livro homônimo do escritor soviético Boris Lavrenyev, o filme integra a Série Cinema Soviético, com títulos do famoso estúdio MosFilm.