Confira a programação da Cinemateca Paulo Amorim de 1 a 7 de fevereiro

Da Redação 

SALA 1 / PAULO AMORIM

15h – MULHERES DIVINAS

(Die Göttliche Ordnung – Suíça, 2017, 95min). Direção de Petra Biondina Volpe, com Marie Leuenberger, Bettina Stucky, Ella Rumpf. MAres Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Nora é uma jovem dona de casa e vive com o marido e os dois filhos no pacato interior da Suíça, no início dos anos 1970. Todos acham que ela está satisfeita com sua vida, mas Nora quer mais: junto com outras amigas, elas pedem o direito ao voto e a participação em manifestações públicas. O filme representou a Suíça na indicação ao Oscar estrangeiro.

 

16h45 – CORPO E ALMA

(Teströl és lélekröl – Hungria, 2017, 115min). Direção de Ildikó Enyedi, com Géza Morcsányi e Alexandra Borbély. Imovision, 16 anos. Drama.

Sinopse: Vencedor do prêmio de melhor longa no Festival de Berlim e um dos cinco indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro, o longa acompanha a construção de um relacionamento entre dois personagens um tanto complexos (e com várias leituras). Endre tem um braço paralisado, enquanto a metódica Maria apresenta dificuldades em estabelecer diálogos com as pessoas. Ambos trabalham num frigorífico e, à noite, têm os mesmos sonhos.

19h – EM BUSCA DE FELLINI

(In Search of Fellini – Estados Unidos, 2017, 105min). Direção de Taron Lexton, com Ksenia Solo, Maria Bello e Mary Lynn Rajskub. CineArt Filmes, 14 anos. Drama romântico.

Sinopse: Lucy é uma garota de 20 anos, tímida demais para sua idade e muito apegada à mãe. Quando esta fica doente, ela incentiva a filha a ir atrás de sua grande paixão: os filmes e os cenários do diretor Federico Fellini, na Itália.

SALA 2/ EDUARDO HIRTZ

15h15 – NO INTENSO AGORA

(Brasil, 2017, 125min). Documentário de João Moreira Salles. Vídeo Filmes, 12 anos.

Sinopse: Eleito o melhor filme nacional de 2017 pela Associação Nacional de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs), o documentário reúne imagens de arquivos da família do cineasta e de outros acervos para propor uma reflexão sobre política, comportamento e o poder da imagem. São registros de manifestações dos anos 1960 na China. França, Tchecoslováquia e no Brasil, entre outros países.

17h30 – BYE BYE JAQUELINE

(Brasil, 2017, 93min). Direção de Anderson Simão, com Poliana Oliveira, Gabrielle Pizzato Santana, Victor Carlim. Lança Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Jaqueline tem 16 anos e leva uma vida parecida com a de todos os adolescentes da sua idade: vai à escola, pratica esportes e alimenta uma grande paixão. O problema é que Fernando é o garoto mais bonito da escola e a melhor amiga de Jaqueline também é apaixonada por ele. O filme marca a estreia em longa-metragem do diretor Anderson Simão e do roteirista Welligton Sari, conhecidos realizadores de curta-metragens do Paraná.

19h15 – LUCKY

(Estados Unidos, 2017, 90min). Direção de John Carroll Lynch, com Harry Dean Stanton, David Lynch e Ron Livingston. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Aos 90 anos, o rabugento Lucky não tem mais muito o que esperar da vida. Ele vive numa cidadezinha do Velho Oeste norte-americano e seus dias são sempre iguais. Mas uma situação inesperada vai lhe garantir um pouco mais de vitalidade e curiosidade neste tempo que lhe resta. O ator Harry Dean Stanton morreu em setembro, pouco antes do lançamento do filme – e preste atenção na participação especial do cineasta David Lynch na trama.

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h15 – LUMIÈRE! A AVENTURA COMEÇA

(Lumière! – França, 2017, 90min). Documentário de Thierry Frémaux. Imovision, Livre.

Sinopse: O cineasta Thierry Frémaux faz uma bela homenagem aos pioneiros do cinema, reunindo uma centena de pequenos filmes realizados pelos irmãos Auguste e Louis Lumière entre os anos 1895 e 1900. Junto com o resgate histórico, Frémaux oferece uma verdadeira aula sobre cinema, comentando cada episódio a partir de recursos como enquadramento, personagem, luz ou direção de cena.

* Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 3 e 4 de fevereiro)

15h15 – DUMBO (Sessão Pais e Filhos)

(Estados Unidos, 1941, 64min). Animação dos estúdios Disney. Livre. Exibição em DVD, R$ 4,00.

Sinopse: Um dos primeiros clássicos de Walt Disney, o filme acompanha a história de um filhote de elefante que sofre por ter orelhas grandes demais. Mas, com a ajuda de um ratinho, ele descobre que pode voar.

* Sessões somente no sábado e domingo (dias 3 e 4)

17h – 120 BATIMENTOS POR MINUTO

(120 Battements par Minute – França, 2017, 140min). Direção de Robin Campillo, com Nahuel Perez Biscayart, Arnaud Valois, Adèle Haenel. Imovision, 16 anos. Drama.

Sinopse: No início dos anos 1990, o grupo ativista francês Act Up faz uma série de ações para que a sociedade reconheça a importância da prevenção e do tratamento em relação a Aids, que já vitimou muita gente. Neste cenário, surge o envolvimento (e a admiração) de Nathan, recém-chegado ao grupo, com Sean, que é soropositivo. O filme representou a França na indicação ao Oscar de longa estrangeiro.

19h30 – HISTÓRIAS DE AMOR QUE NÃO PERTENCEM A ESTE MUNDO

(Amori che non sanno stare al mondo – Itália, 2017, 95min). Direção de Francesca Comencini, com Lucia Mascino, Thomas Trabacchi, Carlotta Natoli. Mares Filmes, 16 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Depois de um longo relacionamento, Claudia e Flavio se separam. Ele acha que deve seguir em frente e começa a se relacionar com mulheres mais jovens. Ela, aos 50 anos, descobre que ama seu ex-marido e vai fazer de tudo para reconquistá-lo.