Editora ‘Companhia das Letras’ é atacada nas redes por publicar biografia de Marx

Da Redação

Chegou às livrarias Karl Marx, Grandeza e Ilusão, biografia crítica do pensador e de seu tempo. Assinada pelo historiador e cientista político britânico Gareth Stedman Jones, busca desfazer o mito para humanizá-lo, mostrando inclusive os momentos em que mudou de ideia, assim como aqueles nos quais se radicalizou. Os editores esperavam receber críticas da esquerda. Estas, porém, vieram da direita, e sem ler o livro. “As pessoas sequer leem os livros e já saem comentando”, disse Otávio Marques da Costa, da Companhia das Letras. E completou: “É completamente absurdo. Estava até esperando reações da esquerda, mas não da direita – já que o livro é uma biografia crítica, revisionista, cujo subtítulo é ‘grandeza e ilusão'”, afirmou. “Os comentários feitos dizem muito sobre o obscurantismo da nossa época, na qual as pessoas sequer leem sobre os livros e já saem comentando”.

Os ataques de direitistas e apoiadores de Bolsonaro foram rasos e gratuitos. Na postagem de divulgação do livro, internautas lotaram os comentários com críticas a editora e a publicação. “Conheço bem a vida e a obra desse canalha o suficiente para afirmar que suas ideias serviram para justificar mais de cem milhões de mortes. Isso basta”, escreveu um deles.

Em Karl Marx: Grandeza e Ilusão, Gareth Stedman Jones oferece tanto uma biografia do pensador como uma história intelectual de uma época desafiadora, que viu emergir novas concepções sobre Deus, capacidades humanas e sistemas políticos. Nesse retrato, Marx surge como um homem muito além do mito, permeável às transformações políticas e capaz de mudar de ideia — às vezes de maneira radical.

Marx nasceu num mundo que ainda se recuperava da Revolução Francesa, do governo napoleônico na Renânia, da iniciada emancipação dos judeus e do sufocante absolutismo prussiano. O ambiente intelectual europeu havia sofrido várias reviravoltas depois das ideias de Kant, Hegel, Feuerbach, Ricardo e Saint-Simon, entre outros, que seriam aproveitadas por Marx na constituição de uma obra de impacto poucas vezes igualada.