Gráfica da UFRGS comemora 70 anos com livro de memória e arte

Na próxima sexta-feira, 30 de novembro, às 17h, o Centro Cultural da Universidade recebe o lançamento do livro 70 anos da Gráfica da UFRGS: entre memórias e artes da impressão em comemoração ao aniversário do órgão integrante da Secretaria de Comunicação da Universidade.

A publicação está dividida em duas partes. A primeira delas reúne fotografias, documentos e depoimentos de servidores que vivenciaram diferentes períodos e dominaram distintas técnicas – algumas delas hoje em desuso. O conjunto revela uma série de transições na indústria gráfica a partir de meados do século XX, passando da tipografia ao offset, e registrando a chegada da impressão digital. A segunda é constituída de uma amostra da arte de impressão gráfica produzida por 57 artistas que responderam a duas chamadas de incentivo às artes lançadas pela Gráfica em 2018, tendo como público-alvo estudantes de graduação da Universidade e artistas residentes no Estado.

Instalada originalmente em 1948, nos porões da Faculdade de Direito, a Gráfica começou a funcionar com uma pequena impressora multilith e atualmente dispõe de um moderno parque gráfico que atende a estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes da instituição. Em clima de celebração, o evento de lançamento é uma forma de agradecer àqueles que trabalharam, de forma discreta e efetiva, na materialização de meios impressos para a difusão do conhecimento gerado na Universidade.

A obra 70 anos da Gráfica da UFRGS: entre memórias e artes da impressão (Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018. 256 páginas: ilustrado; 20x25cm) foi organizada pela professora Helena Kanaan, do Núcleo de Arte Impressa do Instituto de Artes, a programadora visual Michele Bandeira e a produtora cultural Thaís Aragão, ambas do quadro da Gráfica da UFRGS.

Serviço:
Lançamento de “70 anos da Gráfica da UFRGS: entre memórias e artes da impressão”
Data e hora: Sexta-feira, 30 de novembro de 2018, 17h
Local: Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Farroupilha, Porto Alegre – RS)