Novo projeto da CCMQ vai apresentar espetáculos de alunos de universidades de artes cênicas do RS
A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) lança na próxima quarta-feira (13) o projeto “A Universidade da Casa”, com o espetáculo “Marat Sade”, da Disciplina de Montagem Teatral II, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). A apresentação ocorre às 19h, no Teatro Carlos Carvalho, com entrada gratuita mediante a retirada de senhas a partir das 18h, na bilheteria do teatro.
Segundo o diretor da CCMQ, Jessé Oliveira, “A Universidade na Casa” surgiu com o intuito de apresentar trabalhos acadêmicos nas áreas das artes cênicas das diversas universidades do Estado que possuem cursos de graduação e/ou de pesquisa e de extensão nas áreas de dança, teatro e circo.
Sobre o espetáculo
Em “Marat Sade”, o artista plástico e dramaturgo alemão Peter Weiss propõe para o palco a fábula e a respectiva encenação realizada pelo Marquês de Sade com os internos do hospício de Charenton, lugar, onde no século XIX, eram colocados opositores, desafetos, adversários, descontentes, desviantes, loucos e enfermos.
Sade e Marat foram internos de Chareton, por razões diferentes, mas não menos importantes. O primeiro por suas posições relativas à libertação do indivíduo, da libido e da autonomia como forma de transformação das pessoas e da sociedade. O segundo, um dos intelectuais da revolução francesa, acreditava nas transformações sociais e coletivas como forma de mudar o indivíduo. Pode-se suspeitar que, enquanto Sade fora excluído das ruas de Paris por confrontar a moral vigente, Jean Paul Marat estava preso por suas posições políticas, por condenar os rumos da revolução e apontar os seus traidores. Embora Marat Sade trate do assassinato de Jean Paul Marat, Weiss amplia a reflexão e estende o foco para a complexidade e contradições das relações sociais e políticas.
A Troupe de Satolep, da disciplina de Montagem Teatral I, traz uma montagem singular em que procura expandir a reflexão proposta por Peter Weiss, atualizando os temas da repressão e da política, do status quo e da transformação social, ampliando a concepção para além do tempo histórico da Revolução Francesa e seus desdobramentos. Nesse sentido, os debates entre Sade e Marat adquirem atualidade, a participação do povo, como pacientes, cantores e comentarista das ações, tem uma tonalidade venal, de dissimulação de interesses mesquinhos.
Peter Weiss
Artista plástico e dramaturgo alemão, quando jovem, sofreu a perseguição nazista e sua família perdeu bens e trabalho. Em 1945, depois de residir em vários países, adota a cidadania sueca. Destaca-se também como roteirista e diretor de cinema, especialmente de documentários. Seu teatro se caracteriza por uma densidade social e política, influenciado pelo sentimento de impotência diante do massacre de milhões de judeus, alemães, tchecos, poloneses, homossexuais, negros e tantos outros grupos sociais e de etnias.
Admirador de Brecht e Piscator, suas peças quase sempre se apoiam em fatos históricos, revelando sua preocupação com a injustiça, a violência, o extermínio e a tirania. Sobretudo, aponta a violência como instrumento de dominação, a destruição do homem comum.
FICHA TÉCNICA
Direção: Prof. Dr. Paulo Gaiger
Assistentes de direção: Johann Ossanes e Juliana Caroline
Troupe de Satolep: Evelin Suchard, Gengiscan Pereira, Grégori Eckert, Higor Alencaragão, Hugo Tavares, Juliana Caroline, Juliana Ximenes, Kellen Ferreira, Lucas Ulguim, Márcia Monks, Régis Riveiro, Rodolfo Furtado e Vivi Lauz
Participação especial: Gustavo Dias, Jany Rodrigues e Matheus Messias
Projeto de iluminação e operação de luz: Prof. Dr. Daniel Furtado / Roberta Postale
Preparação vocal: Gustavo Dias e Johann Ossanes
Coreografia 1: Rui Carlo
Coreografias várias: Jany Rodrigues e Troupe
Música ao vivo: Régis Riveiro (violão), Rodolfo Furtado (ukulele e violão), Jany Rodrigues (percussão), Gustavo Dias (escaleta e percussão) e Mateus Messias (flauta e percussão)
Arranjos: Gustavo Dias, Paulo Gaiger, Johann Ossanes e Mateus Messias
Canções (por ordem): Canção da Troupe (Paulo Gaiger), Canção do hospício (Johann Ossanes), Rap do coro 1 (Paulo Gaiger), Canção do coro para Marat (Paulo Gaiger), Vocalize da Corday (Gustavo Dias / Paulo Gaiger), Canção da Corday (Paulo Gaiger), Canção litúrgica (autor desconhecido), Rap do coro 2 (Paulo Gaiger), Instrumental (Gustavo Dias), Canção do Marat (Paulo Gaiger), Canção do Sade (Paulo Gaiger), Marcha enredo (Paulo Gaiger)
Figurinos: Larissa Tavares e Troupe
Socorro francês: Fernanda Fernandes e Fabiana Jorge
Alter ego: Gengiscan Pereira
Agradecimentos: Ederson Pestano, Vitinho Manzke, Romeu Santos, Sessi Barcelos, Leandro Maia e Casa de Cultura Mario Quintana
SERVIÇO
Projeto “A Universidade na Casa” apresenta “Marat Sade”, de Peter Weiss, segundo Troupe de Satolep, Disciplina de Montagem Teatral II, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
DATA: 13 de dezembro | Quarta-feira.
HORA: 19h.
LOCAL: Teatro Carlos Carvalho – 2º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736).
ENTRADA GRATUITA – retirada de senha uma hora antes do espetáculo.