Agenda do IA/UFRGS: atividades com entrada franca de 29 de agosto a 02 de setembro.

Foto de Pedro Belo Garcia
Foto de Pedro Belo Garcia

TEATRO

Espetáculo teatral “Pterodátilos” realiza temporada na Sala Qorpo Santo nas quartas-feiras de agosto. Sessões às 12h30 e 19h30. Entrada franca.

Evento: temporada do espetáculo “Pterodátilos”, atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS

Datas e horários das apresentações: 31 de agosto, quarta-feira, às 12h30 e 19h30 (duas apresentações por quarta-feira)

Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, sem número, ao lado do Cinema Universitário – Sala Redenção – Campus Central da UFRGS)

Ingresso: entrada franca para todas as apresentações

Fotos: Jéssica Luzia

Duração: 90 min

Classificação indicativa: livre

Termina no dia 31 de agosto, quarta, a temporada do espetáculo teatral “Pterodátilos” na Sala Qorpo Santo. Escrito por Nicky Silver, o texto de “Pterodátilos” apresenta uma família aparentemente normal, adepta de um modo de vida estável e rotineiro, que tem seu mundo virado de pernas para o ar com a entrada do namorado da filha no contexto familiar e o retorno do filho após um longo período de ausência. O mundo de aparências em que a família vive é permanentemente abalado, fazendo com que a realidade surja e as complexas relações entre os personagens se revelem. Através de um humor ácido, conhecemos os conflitos de cinco pessoas, cuja existência está firmemente atrelada a sistemas de negação. “Pterodátilos” leva o espectador a indagar-se sobre suas decisões, atitudes, valores morais e éticos e fugas perante às adversidades cotidianas.

ARTES VISUAIS

Seminário “Gravura no RGS: Perspectivas Históricas”, com as professoras Daniela Kern e Paula Ramos, acontece no IA/UFRGS na terça, 30 de agosto, às 16h. Entrada franca.

Evento: Seminário “Gravura no RGS: Perspectivas Históricas”, com Daniela Kern e Paula Ramos, professoras do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS

Data e horário de realização: 30 de agosto, terça, às 16h

Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar)

Ingresso: entrada franca

Na terça, 30 de agosto, acontece no Instituto de Artes o seminário “Gravura no RGS: Perspectivas Históricas”. As Doutoras Daniela Pinheiro Machado Kern e Paula Viviane Ramos, professoras do PPGAV/IA/UFRGS, falarão sobre a produção artística da primeira geração de artistas gravadores no Estado, os artistas ilustradores da Editora do Globo, e os antecedentes do Clube de Gravura. Um dos temas do seminário será a gravura no âmbito da seção de desenho da antiga Livraria do Globo, sobretudo entre os anos 1930 e 1950, que inclui as obras dos artistas ilustradores da editora, dentre os quais João Fahrion, Edgar Koetz, Nelson Boeira Faedrich e Gastão Hofstaetter, entre outros.

Lançamento do livro “O livro de artista e a enciclopédia visual” com palestra do autor, Amir Brito Cadôr (UFMG), acontece no dia 31 de agosto, quarta-feira, às 11h, na Pinacoteca do Instituto de Artes da UFRGS. Entrada franca.

Evento: Lançamento do livro “O livro de artista e a enciclopédia visual” com palestra do autor, Amir Brito Cadôr. mediação de Paulo Silveira, professor do PPGAV-IA/UFRGS

Promoção: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS

Data e horário do evento: 31 de agosto, quarta, às 11h

Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar)

Ingresso: entrada franca

Na quarta-feira, 31 de agosto, às 11 horas, será lançado no IA/UFRGS o livro “O livro de artista e a enciclopédia visual”, baseado na tese de doutorado de Amir Brito Cadôr, pesquisador e professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Na obra de Cadôr, o estudo dos livros de artista é apresentado sob a forma de uma enciclopédia, que é ao mesmo tempo um manual de construção de uma Enciclopédia Visual. São mais de 70 verbetes distribuídos em 12 capítulos temáticos, que tratam das poéticas do arquivo, da coleção e do inventário, além da arte da memória, a montagem e a alegoria contemporânea. A poesia visual, a metalinguagem e os paratextos editoriais são destacados em outros capítulos. São abordadas também a produção e a transmissão de conhecimento através de imagens, assim como o uso de mapas, pictogramas e diagramas em livros de artista. São reproduzidas mais de 150 obras, sendo que a maioria dos livros estudados pertencem à Coleção Livro de Artista da UFMG.

“Meu objetivo foi colocar os livros de artista em relação uns com os outros, percebê-los como parte de um sistema de conhecimentos e aproximá-los de conceitos associados à prática enciclopédica… Procuro mostrar como se dá a produção e transmissão de conhecimento por meio de imagens, pensadas do ponto de vista dos artistas que se apropriam de ilustrações técnicas e de procedimentos científicos para instaurar a dúvida mais do que produzir certezas”, afirma Amir Brito Cadôr, que falará sobre sua pesquisa no lançamento do livro no IA/UFRGS.

O design do livro é da Casa Rex, de Gustavo Piqueira. A publicação tem 656 páginas e foi editada pela Universidade Federal de Minas Gerais

O lançamento do livro “O livro de artista e a enciclopédia visual” é atividade que integra as comemorações dos vinte e cinco anos do Programa de Pós-Graudação em Artes Visuais. A promoção do evento é dos grupos de pesquisa Pensamento impresso (UFMG), Expressões do múltiplo: imagens e meios reprodutivos da criação (UFRGS) e Fundar: grupo de pesquisa sobre instauradores da arte contemporânea (UFRGS).

Exposição “Documentos – X – Documentos”, que comemora os vinte e cinco anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS permanece aberta até 06 de setembro. Entrada franca.

Evento: Exposição “Documentos – X – Documentos”

Curadoria: professor Flávio Gonçalves

Visitação: até 06 de setembro, de segunda a sexta, das 10 às 18h

Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar – Centro – Porto Alegre/RS)

Ingresso: entrada franca

Classificação indicativa: livre

Permanece aberta para visitação pública a exposição “Documentos – X – Documentos”, primeira atividade oficial de comemoração dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS. As atividades do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS iniciaram-se em agosto de 1992 e ao longo de sua atuação foram diplomados 237 mestres e 61 doutores que produzem e multiplicam o conhecimento destacando-se em carreiras individuais assim como em instituições culturais e universitárias no Brasil e no exterior.

Coordenada pelo professor Flávio Gonçalves, a exposição cria uma trama no espaço entrecruzando diferentes tempos dos vinte e cinco anos do PPGAV-IA/UFRGS. Objetos que expressam a vida dos atores dessa história como teses, dissertações, fotografias, obras de arte, projetos, um conjunto de vídeos com depoimentos de alguns dos professores serão apresentados acompanhado de trabalhos criados recentemente.

MÚSICA

Recital “Miniaturas Para Violino e Piano”, com Camilo da Rosa Simões (violino) e Rafael Costa de Souza (piano) acontece no IA/UFRGS no dia 28 de agosto, domingo, às 19h. Entrada franca.

Evento: Recital “Miniaturas Para Violino e Piano”, com Camilo da Rosa Simões (violino) e Rafael Costa de Souza (piano)

Data e horário: 28 de agosto, domingo, às 19h

Local: Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes da UFRGS

Ingresso: entrada franca

No domingo, 28 de agosto, às 19h, acontece no Instituto de Artes da UFRGS o recital “Miniaturas Para Violino e Piano”. No recital, que tem entrada franca, o violinista Camilo da Rosa Simões e o pianista Rafael Costa de Souza interpretarão obras de Prokofiev, Kreisler, Vecsey, Bartók, Paganini, John Cage, Luiz Cosme, Shostakovich e Nino Rota Serguei Prokofiev, Fritz Kreisler, Franz von Vecsey, Béla Bartók, Niccolò Paganini e John Cage.

Em seu primeiro recital desde que iniciou suas atividades como professor de violino no Departamento de Música do IA/UFRGS, Camilo da Rosa Simões apresenta juntamente com o pianista Rafael Costa de Souza um programa só de miniaturas para violino e piano, um dos gêneros musicais mais fortemente associados ao romantismo do século XIX. Durante o século XX, quando foram compostas a maioria das peças deste programa – a única exceção é a famosíssima “La Campanella”, de Paganini, de 1826 – essa tradição da música instrumental acompanhou a vasta gama de estilos e técnicas composicionais.

As peças em miniatura evocam um caráter, atmosfera ou cena específicos. A linguagem pode variar do virtuosismo mais atlético a uma escrita extremamente singela, da leveza humorística a uma tragicidade profunda, da frivolidade à austeridade.