Curso “Arranjos Musicais – Modulo I” tem inscrições abertas até 21 de março

O curso será ministrado pelo Maestro Gilberto Salvagni. Foto: Divulgação

Da Redação 

O curso de extensão “Arranjos Musicais – Modulo I”, ministrado pelo Maestro Gilberto Salvagni, é um curso aberto à comunidade que fornece aos alunos o conhecimento das técnicas fundamentais para a criação de arranjos. Ele ocorrerá às quartas–feiras, das 19 às 21h, de 21 de março a 04 de julho, no Instituto de Artes da UFRGS, na Rua Senhor dos Passos, 248 — Centro Histórico, Porto Alegre. O investimento será de R$ 280 para o curso completo. Serão analisadas bolsas a alunos de baixa renda.

Várias camadas de pensamento do músico são colocadas em ação quando um músico faz um arranjo. O curso de extensão propõe um método no qual as camadas de pensamento se tornam conscientes para o arranjador e, por consequência, podem ser organizadas estrategicamente. Arranjo musical é atividade que requer alto grau de controle emocional e de paciência porque é trabalho que exige muito esforço e dedicação que quem a realiza. O planejamento mental, além de garantir a sustentação do projeto para o arranjador, fornece a devida reflexão para cada parte da música, intensificando sua expressividade.

O curso tem como objetivo auxiliar o participante a organizar o pensamento de forma consciente e lógica. Serão estudados no curso elementos como distribuição da melodia, contracantos, ataques rítmicos, técnicas de bloco, convenções rítmicas e outros. Como resultado, teremos a percepção auditiva da expressividade e da originalidade das ideias do arranjador. A técnica musical, auxiliada pela lógica, estará a serviço da expressão artística, garantindo a construção de um discurso estético coerente, potente e persuasivo.

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de março pelo site