Programação de 25 a 31 de agosto na Cinemateca Paulo Amorim

agnus dei

SALA 1 / PAULO AMORIM

15h30 e 19h30 – FUNCIONÁRIO DO MÊS
(Quo Vado – Itália, 2016, 90min). Direção de Gennaro Nunziante, com Checco Zalone, Eleonora Giovanardi, Sonia Bergamasco. Vitrine filme, 12 anos. Comédia.
Sinopse: Checco é funcionário público federal em uma pequena cidade da Itália. Ele leva a vida que sempre sonhou – até o dia em que o governo resolve fazer uma reforma administrativa e força sua demissão. Como Checco não aceita, vem a punição: ele é transferido para o Polo Norte, na região da Noruega, para trabalhar com cientistas que estudam os ursos polares. Esta é a quarta parceria do diretor com o protagonista do filme, que se tornou a maior bilheteria da Itália.

17h30 – NA VENTANIA
(Risttuules – Estônia, 2014, 90min). Direção de Martti Helde, com Laura Peterson, Tarmo Song, Mirt Preegel. Zeta Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Em 1941, cerca de 40 mil pessoas foram deportadas da Estônia, da Letônia e da Lituânia para a Sibéria. O cruel regime stalinista atingiu também a família de Erna, que foi separada de seu marido com a filha pequena. A maior parte do filme foi baseado em cartas de parentes do diretor, que construiu o filme com a técnica do tableaux vivant – uma mistura dos movimento dos personagens com planos estáticos.

PROGRAMAÇÃO DE 25 A 31 DE AGOSTO DE 2016
SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 2/ EDUARDO HIRTZ

15h – AGNUS DEI
(Les Innocentes – França/Polônia, 2916, 110min). Direção de Anne Fontaine, com Lou de Laâge, Vincent Macaigne, Agata Buze. Mares Filmes, 14 anos. Drama histórico.

Sinopse: Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a jovem enfermeira francesa Mathilde vai atuar na Polônia. Sua função é ajudar seus conterrâneos, mas ela descobre que várias freiras de um convento beneditino estão grávidas – resultado dos estupros de soldados russos e nazistas. Mathilde começa a tratar secretamente das religiosas e precisa vivenciar o julgamento das próprias pacientes, que se sentem culpadas por terem violado o voto de castidade.

17h10 – ESTIVE EM LISBOA E LEMBREI DE VOCÊ
(Brasil/Portugal, 2015, 95min). Direção de José Barahona, com Paulo Azevedo e Renata Ferraz. Fenix Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Baseado no livro do escritor Luiz Ruffato, o filme acompanha a trajetória de Sérgio, um homem jovem que decide tentar a sorte em Lisboa depois de um casamento frustrado e vários problemas no Brasil. Mas, na capital portuguesa, Sérgio se confronta com a dura realidade da imigração: o dia a dia, o submundo e as diferenças culturais vão revelar um lugar diferente daquele com que sonhara.

19h – NAHID: AMOR E LIBERDADE
(Nahid – Irã, 2015, 105min). Direção de Ida Panahandeh, com Sareh Bayat, Pejman Bazeghi, Navid Mohammadzadeh. Fenix Filmes, 12 anos. Drama.
Sinopse: Na Teerã dos dias atuais, Nahid se divorcia do marido e consegue a guarda do filho. De acordo com as leis do país, o filho normalmente fica com o pai após uma separação – só que o acordo de Nahid para manter o menino inclui não se casar novamente. Mas o tempo passa, Nahid se apaixona por outro homem e é pedida em casamento, o que pode mudar drasticamente sua condição de vida.

PROGRAMAÇÃO DE 25 A 31 DE AGOSTO DE 2016
SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h30 – SOLARIS
(Solaris – 1972, 165min, URSS). Direção de Andrei Tarkovski, com Natalia bondarchuk e Donatas Banionis. MosFilm, 14 anos. Drama.

Sinopse: Clássico do cinema internacional, o filme é baseado no livro de Stanislaw Lem e acompanha a jornada do famoso psicólogo Kris Kelvin. Ele é enviado à estação espacial Solaris para investigar o que levou à tripulação à loucura. Lá, Kelvin é surpreendido pelo suicídio de um dos integrantes da missão e começa, ele mesmo, a se sentir estranho, viajando aos limites da sua própria consciência. O longa integra a Série Cinema Soviético, com títulos do famoso estúdio MosFilm.

19h – UM BELO VERÃO
(La Belle Saison – França, 2016, 105min). direção de Catherine Corsini, com Cécile de France, Izïa Higelin, Noémie Lvovsky. Pandora Filmes, 14 anos. Drama romântico.

Sinopse: A Paris dos anos 1970 ferve nas discussões políticas e comportamentais, principalmente no que diz respeito ao feminismo. É neste cenário que Carole e Delphine vão se conhecer e vivenciar as alegrias e os preconceitos de um romance, apesar das diferenças entre as duas: Delphine é uma garota do interior, para quem a família espera um casamento perfeito, enquanto Carole é casada com um homem e sabe dos seus direitos.