Programação da Cinemateca Paulo Amorim – de 28/07 a 03/08

cena-do-filme-tudo-sobre-vincent-1464638297853_956x500
Foto: Reprodução

PROGRAMAÇÃO DE 28 DE JULHO A 3 DE AGOSTO DE 2016

SALA 1 / PAULO AMORIM

15h e 19h – JANIS: LITTLE GIRL BLUE
(EUA, 2015min, 107min). Documentário de Amy J. Berg, com narração de Cat Power. Zeta Filmes, 14 anos.

Sinopse: Janis Joplin (1943-1970) entrou para a história do rock como a garota branca e delicada com uma voz feroz de soul. O filme desvenda a personalidade desta grande cantora com imagens de arquivo inéditas, correspondências pessoais, entrevistas com Janis e amigos, além da sua passagem pelo Brasil. O filme traz também performances de clássicos como “Piece of My Heart”, “Cry Baby” e “Me and Bobby McGee”.

* Não haverá sessão às 19h no dia 29 de julho (sexta-feira), devido ao Festival de de Cinema Acessível.

17h – TUDO SOBRE VINCENT
(Vincent n’a pas d’écailles – França, 2016, 90min). Direção de Thomas Salvador, com Thomas Salvador e Vimala Pons. Pandora Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Vincent é um sujeito calado e solitário, que leva uma vida simples no interior da França. Na sua rotina de poucos recursos, ele esconde um segredo: sua força fica dez vezes maior quando ele entra em contato com a água. Vincent – protagonizado pelo próprio diretor do filme – só usa seu poder de super-herói quando está sozinho, mas tudo muda quando ele se apaixona por Lucie.

 

SALA 2/ EDUARDO HIRTZ

15h30 – ESTIVE EM LISBOA E LEMBREI DE VOCÊ
(Brasil/Portugal, 2015, 95min). Direção de José Barahona, com Paulo Azevedo e Renata Ferraz. Fenix Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Baseado no livro do escritor Luiz Ruffato, o filme acompanha a trajetória de Sérgio, um homem jovem que decide tentar a sorte em Lisboa depois de um casamento frustrado e vários problemas no Brasil. Mas, na capital portuguesa, Sérgio se confronta com a dura realidade da imigração: o dia a dia, o submundo e as diferenças culturais vão revelar um lugar diferente daquele com que sonhara.

17h30 – MÃE SÓ HÁ UMA
(Brasil, 2016, 80min). Direção de Anna Muylaert, com Naomi Nero, Matheus Nachtergaele e Dani Nefussi. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Após denúncia anônima, o adolescente Pierre é obrigado a fazer um teste de DNA. Ele descobre que foi roubado da maternidade e que a mulher que o criou não é sua mãe biológica. Após a revelação o garoto é obrigado a trocar de família, de nome, de casa e de escola, tudo isso em meio às descobertas da juventude.

19h30 – PAULINA
(La Patota – Argentina/Brasil, 105min, 2016). Direção de Santiago Mitre, com Dolores Fonzi. Esfera Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Filha de um juiz, Paulina tem uma carreira promissora como advogada. Mas ela resolve ir atrás de suas convicções pessoais e se engaja num projeto social numa região pobre na divisa entre Argentina e Paraguai. Depois de ser estuprada por um grupo de rapazes, a jovem vai experimentar os limites de suas crenças e valores. Refilmagem de um longa de 1961, filme levou o Grande Prêmio da Semana da Crítica em Cannes 2015.

 

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h15 e 19h15 – O CAMINHO PARA BERLIM (ESTREIA)

(Doroga na Berlin – Rússia, 2015, 90min). Direção de Sergei Popov, com Amir Abdykalov, Yuriy Borisov, Maksim Demchenko. Mos Film, 14 anos. Drama.

Sinopse: Um tenente russo, condenado à morte por fuzilamento durante a Segunda Guerra Mundial, é escoltado por um soldado cazaque. No caminho, eles precisam cruzar pelo cerco dos alemães. Baseado no romance de Emmanuil Kazakevich e nos diários de guerra de Konstantin Simonov, o filme foi lançado em comemoração ao 70º aniversário da vitória dos russos sobre os alemães e trata dos fatos que se passaram no verão de 1942, na Frente Sul. O longa integra a Série Cinema Soviético, com títulos do famoso estúdio MosFilm.

17h15 – BIG JATO
(Brasil, 2016, 95min). Direção de Claudio Assis, com Matheus Nachtergaele, Francisco Moraes e Jards Macalé. Arthouse Filmes, 16 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Francisco é um adolescente que vive em uma cidadezinha do Nordeste e trabalha com o pai limpando fossas e esgotos. Mas Chico gosta de poesia e é incentivado pelo tio a sair do lugar. O filme ganhou o Festival de Brasília e foi inspirado no livro homônimo e autobiográfico do escritor Xico Sá. O destaque é a atuação de Nachtergaele, que interpreta o pai e o tio do protagonista.