Programação da Cinemateca Paulo Amorim de 31 de agosto a 6 de setembro

Cena do filme Perdidos em Paris (2016) Foto: Divulgação

SALA 1 / PAULO AMORIM

15h15 – PERDIDOS EM PARIS

(Lost in Paris – França/Bélgica, 85min, 2016). Direção de Fiona Gordon e Dominique Abel, com  Fiona Gordon, Dominique Abel, Emmanuelle Riva e Pierre Richard. Pandora Filmes, 12 anos. Comédia

Sinopse:  Fiona sai do Canadá, onde vive, para encontrar uma velha tia que mora em Paris. O motivo da viagem é um pedido de socorro, algo que parece um tanto misterioso para Fiona, já que faz muitos anos que ela não vê a tia. O longa tem um tom lúdico em função do trabalho dos dois diretores, que estão à frente de uma companhia de teatro na Bélgica. O filme foi a última atuação no cinema da grande atriz francesa Emmanuelle Riva.

17h – UM INSTANTE DE AMOR

(Mal de Pierres – França/Bélgica, 2016, 120min). Direção de Nicole Garcia, com Marion Cotillard, Louis Garrel, Alex Brendemühl. Mares Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Gabrielle é uma bela mulher que tem uma personalidade complexa, incluindo rompantes sexuais. Na França dos anos 1940, sua mãe acredita que a solução para a filha é o casamento. Assim, sem muita vontade, ela vira a esposa de José – mas é numa clínica onde vai tratar de problemas renais que Gabrielle se apaixona por André, um militar com pouco tempo de vida. O filme é baseado no romance de Milena Agus.

19h15  – SAINT AMOUR: NA ROTA DO VINHO

(Saint-Amour – França/Bélgica, 2016, 100min). Direção Benoît Delépine e Gustave Kervern, com Gérard Depardieu, Benoît Poelvoorde e Vincent Lacoste. Imovision, 14 anos. Comedia dramática.

Sinopse:  Jean não se entende muito bem com o filho Bruno, que anda desanimado com a vida. Numa tentativa de reaproximação, o pai leva o filho a uma feira agrícola e, de lá, os dois partem numa viagem pelos vinhedos do interior da França. O motorista que assume o volante é um jovem chamado Mike, que também precisa encontrar novas motivações para o seu dia a dia. Entre bebedeiras, desventuras amorosas e belas paisagens, a estrada oferece uma jornada de transformação para os personagens.

SALA 2/ EDUARDO HIRTZ

15h  – MELHORES AMIGOS

(Little Man – Estados Unidos, 2016, 90min). Direção de Ira Schas, com Theo Taplitz, Michael Barbieri, Greg Kinnear. Pandora Filmes, 10 anos. Drama.

Sinopse:  Depois da morte do avô, Jack se muda com a família para o bairro do Brooklyn, em Nova York. Ele logo conhece Tony, um garoto da sua idade, e nem as diferenças entre os dois impedem que fiquem grandes amigos: Jack é rico e tímido, enquanto Tony é pobre e sabe resolver melhor as questões cotidianas. As diferenças aumentam quando os pais de ambos brigam por conta do aluguel de uma loja.

16h45 – MONSIEUR & MADAME ADELMAN

(Mr. e Mrs Adelman – França, 2017, 120min). Direção de Nicolas Bedos, com Doria Tillier, Nicolas Bedos, Denis Podalydès, Antoine Gouy. Imovision, 16 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Sarah e Victor viveram juntos durante 45 anos. No dia do funeral do marido, Sarah é abordada por um jornalista que quer fazer um perfil do falecido, um escritor famoso. A partir daí, a mulher revive a história dos dois num imenso flashback, com direito a momentos de amor, ambição, traição e segredos.

19h – O FILME DA MINHA VIDA

(Brasil, 2017, 110min). Direção de Selton Mello, com Johnny Massaro, Vincent Cassel, Bruna Linzmeyer. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Tony volta para a pequena Remanso depois de alguns anos estudando na capital e descobre que seu pai foi embora. Nem a mãe nem os amigos mais próximos têm alguma explicação para o que aconteceu – e Tony segue seus dias um tanto melancólico, dividido entre as atividades como professor e a paixão por Luna. Adaptado da novela Um Pai de Cinema, do chileno Antonio Skarmeta, o filme é ambientado nos anos 1960 foi rodado na região de Bento Gonçalves.

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h – RIFLE

(Brasil, 90min, 2017). Direção de Davi Pretto, com Dione Avila de Oliveira, Andressa Nogueira Goularte, Evaristo Pimentel Goularte. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama

Sinopse:  Dione é um sujeito calado que trabalha em um sítio na região de fronteira do Rio Grande do Sul. Mas a tranquilidade dos seus dias será abalada pela chegada de homens que pretendem comprar as terras onde Dione trabalha. Disposto a defender seu universo, o jovem recupera um antigo rifle e faz dele seu companheiro constante.

* não haverá exibição no sábado e domingo devido à Sessão Pais e Filhos

15h – O GRILO FELIZ E OS INSETOS GIGANTES (Sessão Pais e Filhos)

(Brasil, 2009, 85min). Desenho animado de Walbercy Ribas e Rafael Ribas. Livre.

Sinopse: O Grilo Feliz segue compondo suas músicas, para alegria dos habitantes da floresta. Mas a descoberta de fósseis de insetos gigantes faz com que ele se envolva em uma perigosa aventura perigosos louva-deuses comandados por Trambika.

* Sessões somente no sábado e domingo, dias 2 e 3 de setembro.

16h45 – A VIDA DE UMA MULHER

(Une Vie – França/Bélgica, 120min, 2017). Direção de Stéphane Brizé, com Judith Chemla, Jean-Pierre Darroussin, Yolande Moreau. Mares Filmes, 14 anos. Dramaa.

Sinopse: Elogiada adaptação do romance de Guy de Maupassant (1850 – 1893), a trama acompanha duas décadas na vida de Jeanne, uma mulher que vive de acordo com as regras sociais do século 19 na França. Ela se casa muito jovem e precisa aceitar a rotina de cuidar da casa e do filho, além de conviver com as traições do marido.

19h – CORPO ELÉTRICO

(Brasil, 2017, 95min). Direção de Marcelo Caetano, com  Kelner Macêdo, Lucas Andrade, Welket Bungué. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Elias veio da Paraíba e trabalha em uma fábrica de roupas, em São Paulo. Sua rotina não tem grandes emoções: é feita apenas do trabalho, de encontros amorosos com alguns homens, a cerveja com os colegas. Neste cotidiano comum, de classe média baixa, Elias tem apenas um sonho: passar alguns dias na praia e ver o mar.