Seminário Corpo (En)Cena acontece dia 20 de outubro

O artista André Severo é o convidado deste sábado (20 de outubro) do seminário Corpo (En)Cena. No encontro, que intitulou Passagens, irá falar sobre sua produção visual e compartilhar o universo de sua criação artística. O seminário é realizado mensalmente e se propõem a pensar o corpo na sua relação com a psicanálise, a arte e a dança. A coordenação é dos psicanalistas Ângela Lângaro Becker e Edson Sousa.

Mestre em poéticas visuais pela UFRGS, André Severo iniciou, em 2000, ao lado de Maria Helena Bernardes, as atividades de Areal, projeto que se define como uma ação de arte deslocada e aposta em situações transitórias capazes de desvincular a ocorrência do pensamento contemporâneo dos grandes centros urbanos e de suas instituições culturais. Realizou mais de uma dezena de filmes e instalações audiovisuais e publicou, entre outros, os livros Consciência errante, Soma e Deriva de sentidos.

Em 2010 foi responsável, também em conjunto com Maria Helena Bernardes, pela curadoria da mostra Horizonte Expandido. A proposta expositivo/reflexiva almejou propiciar um maior contato do público brasileiro com experiências artísticas radicais, que motivaram um importante debate sobre as formas de compartilhamento da arte. Ao lado de Luis Pérez-Oramas, foi curador da 30ª Bienal de São Paulo – A iminência das poéticas e da representação brasileira na 55ª Bienal de Veneza. Entre os anos de 2015 e 2017, realizou Metáfora, com Paula Krause, e Espelho, as duas primeiras partes da trilogia de exposições intitulada El Mensajero.

Este ano, em conjunto com Marília Panitz, é responsável pela curadoria da exposição 100 anos de Athos, realizada nos Centros Culturais Banco do Brasil de Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, em homenagem ao centenário de nascimento de Athos Bulcão. Ainda em 2018, em parceria com Fernando Cocchiarale e Marília Panitz, publicou Artes Visuais – Ensaios Brasileiros Contemporâneos pela Funarte, antologia de ensaios que tem como objetivo apresentar um panorama inédito da produção ensaística contemporânea brasileira em campos distintos do saber.

Entre suas principais premiações destacam-se o Programa Petrobrás Artes Visuais – ano 2001 -, em 2001; o Prêmio Funarte Conexões Artes Visuais, em 2007; o Projeto Arte e Patrimônio 2007, em 2007; o Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2009, em 2009; o V Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, em 2010; o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – 6ª Edição, em 2013; o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014, em 2014; o XV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2015, em 2015; e o Prêmio Sérgio Milliet da ABCA, em 2018 pelo livro Artes Visuais – Ensaios Brasileiros Contemporâneos.

Serviço:
Dia: 20 de outubro (sábado)
Hora: das 11h às 13h
Local: sede da APPOA (Faria Santos, 258 – Petrópolis)
Coordenação: Ângela Lângaro Becker e Edson Sousa