Instituto de Artes tem atividades com entrada franca de 05 a 10 de novembro

Confira a agenda do Instituto de Artes para os dias 05 a 10 de novembro:
TEATRO
Programação da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS da semana
05, 06 e 07 de novembro, segunda, terça e quarta
Espetáculo: “O Corpo Quebrado ou Tudo aquilo que não se deve mencionar”, Estágio de Atuação de Leonardo Steffanello
Horário das apresentações: 20h
Local: Sala 1 do Departamento de Arte Dramática (Rua General Vitorino, 255 — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca (com retirada de senhas no local da apresentação)
Nos dias 05, 06 e 07 de novembro, às 20h, acontecem as apresentações do nono espetáculo da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS. “O Corpo Quebrado ou Tudo aquilo que não se deve mencionar” é o trabalho de Leonardo Steffanello para a disciplina Estágio de Atuação do DAD—IA/UFRGS. A MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 comemora os sessenta anos de atividades do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, principal escola de nível superior de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul.
Sinopse: Uma sala. Uma grande mesa para uma grande ceia. A última de muitas não realizadas O jeito certo de sentar-se. O espectro de quem fingiu a vida inteira. Ou o signo de quem se libertou. A janta familiar. O espectro do medo de dizer tudo aquilo que não deve ser mencionado no seio da família. Censura. Vergonha. O tabu. O sexo. O gozo. A religião. Deus. Passivo. Ativo. Quadrado. Família. Governo. Eu. Você. Nós. Viados. Um brinde à morte ideológica do homem lança e escudo, homem míssil, homem corrida espacial, homem campos de concentração, homem faca na bota, homem herói! E outro à ascensão de nossas paixões incontroláveis!
Espetáculo: “Como Cozinhar Um Lobo”, Estágio de Montagem de Naomi Luana
Horário das apresentações: 20h
Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado do Cinema Universitário)
Ingresso: entrada franca (com retirada de senhas no local da apresentação)
Nos dias 06, 08 e 09 de novembro, terça, quinta e sexta, às 20h, acontecem as apresentações do décimo espetáculo da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS. “Como Cozinhar Um Lobo” é o trabalho de Naomi Luana para a disciplina Estágio de Montagem do DAD—IA/UFRGS. A MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 comemora os sessenta anos de atividades do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, principal escola de nível superior de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul.
Sinopse: O espetáculo é construído a partir de variações ao redor da mesma mesa — a coisa que se situa entre a gente, o mundo comum que nos associa, e, ao mesmo tempo nos distingue. Uma farsa, uma sopa, um brinde à crise que nos assola. O cardápio é dividido em três atos: para a entrada, whisky 518 anos e iscas de carne mal-passada; para o prato prato principal, o pão nosso da luta de cada dia; por fim, como sobremesa, vinho e torta com cobertura de cera de vela derretida. A brincadeira consiste em imaginar cenicamente as formas radicais, absurdas ou ridículas que vivenciamos — do público ao privado — o sentido político.
08, 09 e 10 de novembro, quinta, sexta e sábado
Espetáculo: “Os Altruístas”, Estágio de Atuação de Roberta Pochmann
Horário das apresentações: 20h
Local: Sala Alziro Azevedo (Av. Salgado Filho, 340 — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca (com retirada de senhas no local da apresentação)
Duração: 70 minutos
Classificação etária: 14 anos
Crédito da foto: Airton Terres
Nos dias 08, 09 e 10 de novembro, quinta, sexta e sábado, às 20h, acontecem as apresentações do décimo primeiro espetáculo da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS. “Os Altruístas” é o trabalho de Roberta Pochmann para a disciplina Estágio de Atuação do DAD—IA/UFRGS. A MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 comemora os sessenta anos de atividades do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, principal escola de nível superior de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul.
Sinopse: Nessa comédia ácida entende-se o sentido do ditado popular: “De boas intenções o inferno está cheio”. Adaptação de texto dramatúrgico de Nicky Silver, “Os Altruístas” apresenta um universo de pessoas vazias, solitárias, mas acima de tudo hipócritas. Sidney, uma fútil atriz de novela, acaba de cometer um assassinato e precisa da ajuda de um grupo de ativistas para “resolver” a situação, mas para isso vai usar os pretextos e justificativas mais absurdos. A peça “Os Altruístas” faz uma crítica à sociedade afetada e egocêntrica, em crise e em busca de objetivos.
11, 18 e 25 de novembro, todos os domingos do mês
Espetáculo: “Ser-humárvore”, Estágio de Montagem de João Caron
Horário das apresentações: 17h
Local: Chafariz da Redenção (Av. João Pessoa, 791 — Parque Farroupilha, Cidade Baixa, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
Nos domingos de novembro, dias 11, 18 e 25, às 17h, acontecem as apresentações do oitavo espetáculo da MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 — DAD 60 ANOS. “Ser-humárvore” é o trabalho de João Caron para a disciplina Estágio de Direção do DAD—IA/UFRGS. A MOSTRA DE TEATRO DAD 2018 comemora os sessenta anos de atividades do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, principal escola de nível superior de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul.
Sinopse: “— Arrancaram minhas penas, pernas e pilares. Queimaram minha cama, minhas parentes, minha cidade. A mata foi extinta.” O espetáculo “Ser-humárvore” denuncia o ataque ao patrimônio ecológico e a expulsão injusta de pessoas de suas moradias feito pela especulação imobiliária e pela gentrificação urbana por meio da história da criação de um centro comercial no espaço do Parque da Redenção, projeto do Deputado Fanada combatido pelas Seres-humárvores, guardiãs da natureza.
Espetáculo teatral “Matei um Cara” realiza temporada com apresentações gratuitas nas quartas-feiras de novembro, às 12h30 e 19h30, na Sala Qorpo Santo.
Evento: temporada do espetáculo teatral “Matei um Cara”, atividade do projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS
Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, PROPESQ e PROREXT/UFRGS Datas e horários das apresentações: quartas-feiras de novembro (dias 07, 14, 21 e 28), às 12h30 e 19h30 (duas sessões por quarta-feira)
Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado da Sala Redenção) Ingresso para todas as apresentações: entrada franca (com retirada de senhas uma hora antes de cada apresentação, no local)
Nas quartas-feiras de novembro acontece a temporada do espetáculo teatral “Matei um Cara” na Sala Qorpo Santo. O espetáculo é baseado em texto do dramaturgo argentino Daniel Dalmaroni, marcado por um humor perverso, pontiagudo e cruel, que representa o absurdo na nossa realidade. A entrada para todas as apresentações é gratuita, com retirada de senhas na Sala Qorpo Santo uma hora antes de cada apresentação.
Sinopse: Após um dia de trabalho, Ernesto confessa a sua esposa, Marta, que matou um cara. A rotina da família é afetada e perturbada pelos recorrentes assassinatos cometidos pelo pai e transformam as relações de poder em um jogo de chantagens, mentiras e omissões. Na tentativa de amenizar e compreender o comportamento de Ernesto, a família recorre a uma psicóloga, trazendo à tona os conflitos familiares e os levando às últimas consequências.
ARTES VISUAIS
Encontro Internacional Pure Print apresenta exposição de gravuras “Convergência de Águas: Pure Print Porto Alegre” e conferências com artistas a partir do dia 06 de novembro, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS. Entrada franca para todas as atividades.
Evento: Encontro Internacional Pure Print
Programação
EXPOSIÇÃO
Exposição de gravuras “Convergência de Águas: Pure Print Porto Alegre”
Curadoria: Maristela Salvatori
Abertura: 06 de novembro, terça, às 19h
Visitação: até 29 de novembro, de segunda a sexta, das 10 às 18h (no feriado do dia 15/11 a exposição não abre)
Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, segundo andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Informações: com a equipe da Pinacoteca, pelo telefone 33084302 ou pelo e-mail iapin@ufrgs.br
Imagens: cedidas pelos artistas
Ingresso: entrada franca
CONFERÊNCIAS
06 de novembro, terça
17h: conferências “Maria Lucia Cattani e seus livros”, com Paulo Silveira (PPGAV-IA/UFRGS), e “Pure Print: PORTOS.TEMPO DA GRAVURA”, com Graciela Machado (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Porto, Portugal)
07 de novembro, quarta
17h: conferências “Colectivo [recolectoras] PURE PRINT Madrid. Book Art Edition 2017, com Marta Aguilar (Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid, Espanha), e “Experiences in non-toxic printmaking in Palermo/Alcune esperienze di incisione sostenibile a Palermo”, com Francesca Genna (Academia de Belas Artes de Palermo, Itália)
Local das conferências: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, segundo andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso para as conferências: entrada franca
Abre dia 06 de novembro, terça-feira, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS, o Encontro Internacional Pure Print, que inclui conferências com artistas professores e exposição de gravuras “Convergência de Águas: Pure Print Porto Alegre”. Às 17h, após a abertura oficial do Encontro Internacional Pure Print Porto Alegre – Brasil, feita pela Diretora do Instituto de Artes da UFRGS, professora Lucia Carpena, e pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS, professor Paulo Silveira, acontecem as conferências “Maria Lucia Cattani e seus livros”, com Paulo Silveira (IA/UFRGS), e “Pure Print: PORTOS. TEMPO DA GRAVURA”, com Graciela Machado (Portugal).
Às 19h do dia 06/11, acontece a abertura da exposição de gravuras “Convergência de Águas: Pure Print Porto Alegre”, que reúne obras de Andréia Oliveira, Bernadette Panek, Carmen Hidalgo de Cisneros, Eva Filgueras, Francesca Genna, Graciela Machado, Helena Kanaan, Márcia Sousa, Maristela Salvatori, Marta Aguilar, Mónica Oliva, Paula Almozara, Sandra Favero e Colectivo [recolectoras]. A exposição apresenta livros de artista, gravuras, impressões digitais, fotografias e vídeos e tem curadoria de Maristela Salvatori, artista visual e professora do PPGAV-IA/UFRGS.
No dia 7 de novembro, quarta-feira, na Pinacoteca, a partir das 17h, ocorrerão as conferências “Colectivo [recolectoras], PURE PRINT Madrid. Book Art Edition 2017”, com Marta Aguilar (Espanha) e “Experiences in non-toxic printmaking in Palermo/Alcune esperienze di incisione sostenibile a Palermo”, com Francesca Genna (Itália).
As conferências poderão, mediante demanda, gerar certificado. A exposição permanece aberta ao público até dia 29 de novembro de 2018, com visitação das 10 às 18h, de segunda a sexta (exceto no feriado de 15 de novembro).
MÚSICA
Recitais com entrada franca
05 de novembro, segunda
12h: Concerto beneficente — recital da Classe de Flauta Transversal do Departamento de Música do IA/UFRGS. No programa, obras de Pergolesi, Mozart, Telemann, Kuhlau, Varèse, Bruno Kiefer, Guerra Peixe, Piazzolla e Thiago Colombo, entre outros. Participação de alunos de Graduação, de Pós-Graduação e de Extensão em Música do IA/UFRGS. Coordenação: professor Leonardo Winter. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Ingresso: DOAÇÃO DE UM QUILO DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL. As doações serão repassadas a instituições de caridade.
07 de novembro, quarta
18h30: Recital do 1º Festival de Clarinetistas de POA. Coordenação: professor Augusto Maurer. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.
08 de novembro, quinta
12h30: Sarau no IA, recital de alunos de Graduação, Pós Graduação e Extensão do DEMUS-IA/UFRGS. Coordenação: professor Adolfo Almeida. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.
20h: Concerto de lançamento do CD de Aurélio Edler-Copes. Coordenação: professor Dimitri Cervo. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.
09 de novembro, sexta
14h: Palestra “Minimalismo, origens, estética e processos composicionais”. Coordenação: professor Dimitri Cervo. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.
15h30: Workshop “Estudo e interpretação de In C, de Terry Riley”. Coordenação: professor Dimitri Cervo. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.
17h30: Recital de violoncelo com alunas do IA/UFRGS. Coordenação: professora Milene Aliverti. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.
20h: Recital do Coletivo de Música Improvisada do IA/UFRGS, formado por Adolfo Almeida Júnior, Cláudio Cunha, Fernando Canto e Luis Mário Tavares. Participam do recital os alunos do IA/UFRGS Ana Clara, Ana Paula, Leandro de Los Santos e Lucas Brunet. Coordenação: professor Adolfo Almeida Júnior. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca. O Coletivo de Música Improvisada do IA/UFRGS, formado por alunos de Música e coordenado pelo professor Adolfo Almeida Júnior, propõe a expressão musical livre, alternativa ao processo de massificação musical. O recital é aberto para participações espontâneas de músicos.
10 de novembro, sábado
18h: Recital “Música de Câmara Autoral 2018/2”. Coordenação: professora Marília Albornoz. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca.