Roberto Alvim dirige a primeira adaptação teatral de um romance de Chico Buarque
No palco do Teatro Renascença, entre 13 e 15 de setembro, o espetáculo Leite Derramado traz, nas angústias de um ancião, a tragédia de um país inteiro
Membro de uma família tradicional, com seus elitismos e preconceitos oligárquicos, Eulálio D’Assumpção, protagonista de Leite Derramado, é uma consciência do Brasil. Jogado na maca de um hospital público ele é o símbolo de um país frustrado em suas potencialidades. A atriz Juliana Galdino, que interpreta o protagonista, se reinventa em cena, com cabelos grisalhos, feições rústicas e esbranquiçadas pela maquiagem, provocando um forte impacto em mais um grande desempenho. O espetáculo integra a programação do 24o Porto Alegre em Cena com três apresentações nos dias 13, 14 e 15 de setembro, às 21h, no Teatro Renascença.
Livre adaptação do livro homônimo de Chico Buarque, lançado em 2009, a história retrata um oligarca centenário que, à beira da morte, reflete sobre a própria existência, marcada pelo avô, um latifundiário escravagista, e pelo pai, senador corrupto. Chico Buarque acompanhou o processo de adaptação textual realizado pelo diretor Roberto Alvim, tendo não só aprovado a versão dramática, como cedido os direitos autorais com exclusividade para o projeto. “Eulálio corporifica mais de 200 anos de história do Brasil, marcada por racismo e corrupção”, comenta Alvim.
O espetáculo trata de uma visão panorâmica de séculos da história do Brasil, que termina apontando para a necessidade urgente de reconstruirmos nossos procedimentos éticos em direção a novas possibilidades de ação política. Obra da companhia Club Noir – declarada patrimônio cultural da cidade de São Paulo em 2014 –, a peça já recebeu indicações ao Prêmio APCA de Melhor Atriz (Juliana Galdino) e ao Prêmio Shell em três categorias, Melhor Atriz (Juliana Galdino), Melhor Direção (Roberto Alvim) e Melhor Iluminação (Domingos Quintiliano). Em cena, além de Juliana Galdino, estão também Renato Forner, Taynã Marquezone, Filipe Ribeiro, Lenon Sebastian, Caio D’Aguilar, Luis Fernando Pasquarelli e Nathalia Manocchio.
Roberto Alvim
É dramaturgo, diretor e professor de Artes Cênicas. Atuando profissionalmente há 25 anos, escreveu e dirigiu mais de uma centena de peças, encenadas no Brasil e em países como França, Alemanha, Bélgica, Suíça, Argentina e México. Lecionou Dramaturgia e História do Teatro em instituições como a Universidade de Córdoba (Argentina), a ELT – Escola Livre de Teatro (SP), a CAL – Casa das Artes de Laranjeiras (RJ), a SP Escola de Teatro, além de ministrar oficinas em diversos Estados do Brasil, a convite do Ministério da Cultura. De 2009 a 2015, foi professor e coordenador do Núcleo de Dramaturgia e Encenação do SESI em Curitiba.
Ficha técnica
Adaptação, direção e cenografia: Roberto Alvim / Texto original: Chico Buarque / Elenco: Juliana Galdino, Renato Forner, Filipe Ribeiro, Taynã Marquezone, Caio D’aguilar, Lenon Sebastian, Luis Fernando Pasquarelli e Nathalia Manocchio / Trilha sonora original: Vladimir Safatle / Iluminação: Domingos Quintiliano / Figurino: João Pimenta / Desenho de som: LP Daniel / Cenotécnia e adereços: Fernando Brettas / Programação visual: Vicka Suarez / Crítico interno: Welington Andrade / Assistente de direção: Steffi Braucks / Técnico de som e microfonista: Dug Monteiro / Técnico de luz: Luiz Fernando Vaz Junior / Direção de palco: Alex Peixoto / Assistência de produção: Cida Serafin / Produção: Dani Angelotti / Realização: Cubo Produções e Cia. Club Noir / Duração: 60min / Recomendação etária: 16 anos
SERVIÇO
LEITE DERRAMADO (SP)
Dias 13, 14 e 15 de setembro
Quarta, quinta e sexta, às 21h
Teatro Renascença, no interior do Centro Municipal de Cultura (Avenida Erico Veríssimo, 307 – Azenha)
Ingressos
R$ 80 inteira / R$ 40 meia-entrada*
*Consulte os descontos promocionais em www.portoalegreemcena.com
PONTOS DE VENDA
– Bilheteria oficial do Porto Alegre em Cena (sem taxa de conveniência) – Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Verissimo, 307): de terça a sábado, das 10h às 14h e das 15h às 19h. Formas de pagamento: Dinheiro, Visa e Master (débito e crédito à vista). As vendas na bilheteria oficial estarão disponíveis até às 19h do dia anterior à apresentação.
– Site (com taxa de conveniência): portoalegreemcena.
– No local (sem taxa de conveniência): somente no dia da apresentação, uma hora antes do início do espetáculo, conforme disponibilidade de ingressos. Formas de pagamento: Dinheiro, Visa e Master (débito e crédito à vista).