Freud e os Escritores 2016 – “Freud & Jung”

Foto: Marcelo Liotti
Foto: Marcelo Liotti

Dia: 05 de outubro (quarta-feira)
Hora: 21h
Local: Palco do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº).
Ingressos: Os ingressos gratuitos já podem ser retirados (dois por pessoa) na bilheteria do teatro, válidos até 15min antes do início do espetáculo.

Realização: Instituto APPOA e Coletivo Território das Artes

Quem ainda não assistiu a Freud & Jung, agora terá uma nova oportunidade de ver a encenação da sessão intimista entre os dois pensadores que, entre encontros e desencontros, marcaram a história da humanidade. Integram o elenco Janaina Pelizzon, Lenira Fleck e Liana Timm.

Anna Freud, filha do pai da psicanálise e guardiã do legado psicanalítico, foi testemunha dos efeitos desse amoroso e conturbado relacionamento que não admitia nem mestre, nem discípulo.

Desde a primeira instituição psicanalítica até os dias de hoje é comum a disputa teórica – às vezes narcísica -, assim como a dificuldade para lidar com a diferença decorrente do processo de formação, que é singular.

Sabe-se que, apesar do dito popular “Freud explica…” , no terreno do inconsciente trabalha-se com o inexplicável. Porém, por detrás do dito ecoa um dizer, que é a força da palavra freudiana, inspiradora também de inúmeras outras terapêuticas.

Se a formação de um psicanalista se dá através de laços transferenciais com o objeto de estudo e com as pessoas que dele se ocupam; do amor, que sustenta este laço, ao ódio basta um suspiro. É tudo muito complexo: afinal é de vidas que aqui tratamos.

Do divã às mandalas e vice-versa, em cena, depoimentos e relatos revelam, com todas as diferenças, a paixão pela alma humana e pelo desejo de desbravá-la até as últimas consequências.

O texto é de Lenira Fleck e Liana Timm. A direção geral tem a assinatura de Graças Nunes e a direção de movimento de Carlota Albuquerque.