Espetáculo sobre a obra de Caio Fernando Abreu volta ao palco do Porto Verão
Nos dias 18, 19 e 20 de janeiro, Deborah Finocchiaro divide o palco do Porto Verão Alegre com o músico e ator Gustavo Petry no espetáculo Caio do Céu, baseado na obra de Caio Fernando Abreu. As sessões ocorrem sempre às 21h, no Teatro Renascença.
Para celebrar a arte em diferentes linguagens, antes de cada sessão, os espectadores serão presenteados com intervenções artísticas no saguão do teatro e, durante o espetáculo, terá um live painting com o artista visual Alexandre Carvalho. No dia 19 de janeiro, após a apresentação, acontece o bate papo “Porque Teatro”, com a equipe da peça e mais um convidado do novo movimento MOVE – rede de artistas de Porto Alegre.
O espetáculo
Caio do Céu transpõe o universo de Caio Fernando Abreu para o palco a partir de crônicas, cartas, contos, poemas, textos teatrais, depoimentos, música ao vivo e projeções. O espetáculo traz ainda o próprio artista à cena, por meio de vídeos, com trechos de suas entrevistas.
O roteiro prioriza parte da obra que valoriza a vida em todos os seus aspectos, apresentando também uma face pouco conhecida do autor: um homem vibrante e solar que se revela desperto para o milagre da existência diante da iminência da morte – muitas vezes abordada com humor, leveza e profundidade. A peça, dirigida pelo experiente e premiado diretor Luís Artur Nunes – amigo pessoal de Caio –, expõe e questiona os valores da sociedade e, principalmente, as questões da alma humana, da morte e da vida.
Caio Fernando Abreu (1948/1996), um dos autores mais populares da literatura nacional, foi ator, dramaturgo, jornalista e escritor. Traduzido para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e holandês, mesmo depois de sua morte, segue conquistando uma incrível legião de fãs. Suas frases e pensamentos são compartilhados incansavelmente nas redes sociais por jovens e adultos que reconhecem a profundidade e atualidade da sua obra.
A montagem estreou em janeiro de 2017 no Theatro São Pedro em Porto Alegre/RS, como espetáculo convidado para a abertura da 18ª edição do Festival Porto Verão Alegre. Desde então vem obtendo excelente receptividade do público e da crítica, sendo indicado em seis categorias do Prêmio Açorianos de Teatro (espetáculo, roteiro, trilha, produção, atriz e figurino).
Sobre o MOVE
Desde o final de 2018, grupos e artistas de teatro estão unidos para expandir as artes cênicas em todo seu potencial com qualidade, diversidade e segurança. Daí a importância de lotar espaços culturais, alternativos, praças, ruas e salas não só durante os festivais, mas o ano inteiro.