Projeto ‘Bobo’ estreia dia 13 de abril no Teatro de Arena

A vai!ciadeteatro realiza, a partir de 13 de abril, dentro da programação do Teatro de Arena 50 anos, o espetáculo ‘Bobo’, uma investigação cênica em torno do processo de vir a ser um humano. Seriamente divertido, ‘Bobo’ é um solo de Vinícius Meneguzzi, com direção e dramaturgia de João Pedro Madureira. Com graça, leveza e profundidade, Vinícius e João conduzem o público num percurso de descobertas, alegrias e brincadeiras. Enquanto a plateia é convidada a refletir, Bobo se descobre, descobre os outros que o rodeiam e o mundo em que vive.

Esta montagem é a primeira das duas peças que a vai!ciadeteatro apresenta em 2018 em comemoração aos seus dez anos de existência. Contemplado em edital público, o projeto Bobo+Calígula ainda promete, para o segundo semestre, a peça Calígula, com direção de João Pedro Madureira e dramaturgia e texto de Maria Luíza Sá e Madureira.

Foto: Divulgação

Sobre o espetáculo: 

Bobo é um espetáculo construído a partir da visualidade. A dramaturgia desenvolvida, que prescinde de texto e de falas, traz uma problematização do modelo de narrativa comumente oferecida às crianças. Bobo vem mostrar que é possível contar uma história e oferecer uma experiência teatral potente, valorizando a expressividade e o movimento, as sequências de ação e a manipulação de objetos cênicos, tornando esses aspectos mais que acessórios. Assim, abre-se espaço para que as crianças e também os adultos se tornem espectadores ativos e criativos, capazes de operar em códigos outros que não apenas o da linguagem falada. Existe aí um ato de reposicionamento de valores, para além da forma. Na sua dimensão política, este tipo de teatro procura desafiar o espectador a criar os nexos e atribuir significados próprios ao que está vendo, o que só pode vir a empoderar a todos na plateia, independente da idade. Ainda, a ausência de falas e a riqueza de imagens, por si só, tornam o espetáculo acessível para surdos, promovendo a inclusão de espectadores não falantes da língua portuguesa. Bobo pode ser compreendido (ou não) em qualquer lugar do mundo.

 

O projeto tem apresentação da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer / Pró-cultura RS.