Espetáculo Dia Desmanchado, do Grupo Teatro Torto
Espetáculo, oficina e trocas culturais do Teatro Torto, com apoio do FAC/RS circula por quatro cidades, começando por Alvorada nos dias 12 e 13 de novembro
O projeto DIA DESMANCHADO NAS PEQUENAS CIDADES: UMA PONTE PARA AS DIVERSIDADES CULTURAIS NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL, do Teatro Torto, de Porto Alegre promove a partir dos próximos dias 12 e 13 de novembro em Alvorada a produção e o intercâmbio cultural pelo Estado, pela circulação do espetáculo DIA DESMANCHADO, a realização da oficina O CORPO CRIADOR e a promoção de TROCAS CULTURAIS envolvendo microassociações artísticas, bem como toda a comunidade de pequenas cidades do interior do Rio Grande do Sul. As cidades beneficiadas pelo projeto são Alvorada, Capela de Santana, Viamão e Jaquirana. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (PROCULTURA FAC RS).
O projeto terá sua primeira etapa no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Alvorada (Professor Darcy Ribeiro, 121), bairro Campos Verdes, em Alvorada, no sábado, 12 de novembro, às 20h, com a apresentação do espetáculo “Dia Desmanchado”, com direção de Tatiana Cardoso e atuação de Marcelo Bulgarelli. Após a apresentação, será realizada uma troca teatral, com artistas e entidades de Alvorada, como o Grupo Tambores da Vila, Nação Periférica, o artista visual André Dias, entre outros. Qualquer pessoa ou artista poderá participar da Troca Cultural após o espetáculo, mostrando seu talento ou gosto artístico. No dia 13, das 14h às 18h, no mesmo local será realizada a oficina “O Corpo Criador”. O projeto é aberto para todos os interessados, artistas ou não. As atividades de circulação seguem no dia 26 e 27 de novembro, em Capela de Santana, e no mês de janeiro em Viamão e Jaquirana.
Sobre o espetáculo, “Dia Desmanchado” recebeu o Prêmio Açorianos 2010 de melhor ator (Marcelo Bulgarelli) e melhor trilha sonora original (Jacson Zambelli e Sérgio Olivé), além de ser indicado a melhor espetáculo do ano. A montagem, sem diálogos, trata de um homem estaria só em seu apartamento. Ele esperaria uma mulher. Ela chegaria? Num dia aparentemente comum, um instante provoca uma ruptura. Num jogo onde vários tempos coexistem, presente, passado e futuro se atravessam numa dança desmedida. O dia se desmancha e o cotidiano é transformado em uma dimensão de possíveis.
O objetivo do evento é gerar instrumentos e meios materiais para o contato, integração e trocas culturais, e assim reconhecer e fortalecer os valores culturais e artísticos em torno da identidade, tradição e expressão pessoal dos fazedores da arte e das micro associações artísticas presentes em cidades do interior do Estado. Pensar e olhar para o tempo na arte e na vida das pessoas é o que une as ações do projeto DIA DESMANCHADO NAS PEQUENAS CIDADES: UMA PONTE PARA AS DIVERSIDADES CULTURAIS NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL. A intensificação ou extrapolação do tempo nos instantes fugazes da arte está implícito aqui, em diversos âmbitos: na própria narrativa do espetáculo Dia desmanchado, proposto como circulação, na fundação e recepção do teatro enquanto obra artística e também na evocação do momento presente, do instante do contato, da troca, da celebração entre as pessoas.
SERVIÇO
O QUÊ: DIA DESMANCHADO NAS PEQUENAS CIDADES: UMA PONTE PARA AS DIVERSIDADES CULTURAIS NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL.
ONDE: Instituto Federal do RS (IFRS) – CAMPUS ALVORADA – Rua Professor Darcy Ribeiro, 121 – Campos Verdes.
QUANDO: Dia 12.11 – 20h – Espetáculo teatral “Dia Desmanchado” e trocas culturais; dia 13.11 – 14h as 18h – oficina “O corpo criador”
QUEM: Teatro Torto, direção de Tatiana Cardoso, atuação de Marcelo Bulgarelli; Contrarregragem e atuação de Giovana Zottis; Música original: Jackson Zambelli e Sérgio Olivé; Cenário: Maíra Coelho; Figurino: Teatro Torto; Luz: Cássio Azevedo; Som: Fábio Castilhos; Arte: Ernani Chaves.
COMO: O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (PROCULTURA FAC RS), lei 13.490/10