Trabalhos Espaciais Manuais se apresenta na abertura do Som no Salão (24)

O projeto Som no Salão inicia sua oitava edição com show de Trabalhos Espaciais Manuais no dia 24 de outubro às 20h, no Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110), com entrada franca.

Em 2984 D.C. a tripulação da nave Trabalhos Espaciais Manuais, foi enviada em missão interplanetária para descobrir no espaço um recurso que trouxesse de volta a energia vital às cidades e seres humanos habitantes do planeta Terra. Na superfície de Urano, a tripulação encontrou a sonda Voyager, enviada ao espaço por Carl Sagan em 1977, com um disco de vinil, redescobrindo uma arte que estivera perdida no planeta: a música. A experiência de urano é um espetáculo cênico-musical inspirado nas narrativas de ficção científica, de caráter futurista e pós apocalíptico de William Gibson e Isaac Asimov, ambientado com projeções e cenografia.

Nessa noite será transmitida em primeira mão o registro dessa viagem, documentada por Martino Piccinini, produzida por Alice Castiel, fotografada por Lucas Cunha e com figurinos de Thais Dietrich. Os dez tripulantes da máquina-orquestra, em formato Baile-Show, apresentam uma mescla de estilos como o samba, o funk, o jazz e o rock’n’roll em temas marcantes permeados por uma atmosfera dançante.

Os temas autorais instrumentais, compostos em conjunto, misturam sonoridades inspiradas em Herbie Hancock, Pink Floyd, Jorge Ben e Tim Maia. Para o espetáculo do Salão de Atos, contaremos com as projeções cibernéticas de Lívia Koeche e a iluminação de Carol Zimmer, ambientando a plateia nessa jornada interplanetária. Para ampliar a performance musical, a TEM convida 3 solistas de diferentes vertentes e instrumentaos. O gaitero Gabriel Romano, o percussionista da Costa do Marfim Loua Pacom Oulai e a flautista Stefania Johnson Colombo.

A banda é formada por Daniel Hartmann, Diego Schütz, João Pedro Cé, Gustavo Gaspar Almeida, Pietro Duarte, Tomás Piccinini, Gabirel Sacks, Luciana de Mello, Mateus Albornoz, Cleomenes Junior.

Criado em 2010, o Som no Salão tem possibilitado a aproximação de novas manifestações artísticas musicais com o público de Porto Alegre, a partir de espetáculos que tem como um de seus pilares a formação de plateia, uma vez que os projetos selecionados apresentam uma diversidade de estilos musicais. São trabalhos cuja originalidade, singularidade e qualidade possibilitam uma experiência sonora para além do entretenimento. Desenvolvido e coordenado pela administração do Salão de Atos da UFRGS, o Som no Salão tem o objetivo de promover o acesso e firmar uma ação cultural para este espaço, que é um dos principais equipamentos culturais de Porto Alegre.

O projeto recebe a cada ano cerca de cem inscrições. Já passaram pelo palco os músicos Paola Kirst, Três Marias, Voo Livre e Conjunto Linhares, Conjunto Musical La Digna Rabia, Banda Calote, Raquel Leão, Trem Imperial, Tratak, Bhia Tabert, Fruet& Os Cozinheiros, Caio Martinez, Bandinha Di Da Dó, Funkalister, Marcelo Birck, Gustavo Telles & Os Escolhidos, Quiçá, se Fosse, Bianca Obino, Coletivo Medula de Experimentos Sonoros, Quinteto Canjerana, entre outros. Os artistas contemplados ganham todas as condições técnicas de palco e de divulgação para a difusão do trabalho, além de terem seu show gravado pela UFRGS TV, que é parceira do projeto.

Confira a programação deste ano:

24 de outubro – TRABALHOS ESPACIAIS MANUAIS – Os dez tripulantes da máquina-orquestra em uma jornada interplanetária, baile-show futurístico, ficção científica com trilha que mescla samba, funk, jazz, rock, projeções e coreografias.

07 de novembro – DONA CONCEIÇÃO – Lançamento do disco Asé de Fala, do cantor e compositor Dona Conceição em homenagem à sua base familiar, a força do batuque do RS , aliado aos timbres da contemporaneidade musical e elementos da cosmovisão africana.

14 de novembro – BANDA AFROENTES – Música negra que exalta a cultura afro-gaúcha em sua diversidade de estilos: ritmos populares, urbanos e rurais, profanos e religiosos, como o suingue, samba, samba de roda, reggae, ijexá, congadas, alujás, salsa, entre outros.

05 de dezembro – DANIEL DEBIAGI – Lançamento do disco «Sem chover em teus olhos», canções cujas variações rítmicas passeiam pelo chamamé, samba, tango, bossa, valsa e blues que dão conta de temas do cotidiano, da percepção da cidade e dos sentimentos.

SERVIÇO:

ABERTURA SOM NO SALÃO 2018

TRABALHOS ESPACIAIS MANUAIS

Quando: Quarta-feira (24/10), às 20h

Onde: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Entrada Franca.

Serão aceitas doações de 1kg de alimento

Mais informações: somnosalao@ufrgs.br | (51) 3308 3066