O trio ‘Elas por elas’ traz para o palco recital produzido e estrelado por mulheres

Hella Frank (violino), Inge Schmiedt Volkmann (violoncelo) e Olinda Allessandrini (piano) estão reunidas nesse projeto que exalta a produção artística feminina e confronta os estereótipos. ‘Elas por’ Elas leva ao palco do Theatro São Pedro um concerto totalmente produzido e estrelado por mulheres. A apresentação será dia 10 de maio, às 21h e os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias do TSP ou pelo site.

O trio ‘Elas por Elas’ foi criado no final de 2006, com uma proposta inédita: três destacadas musicistas gaúchas uniram-se para apresentar obras compostas por mulheres. O grupo estreou em março de 2007 no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, e durante o ano apresentou-se em várias cidades no interior do Estado. Destacam-se na trajetória do grupo o concerto comemorativo ao aniversário do Conservatório de Música da UFPel, em Pelotas; também o concerto de aniversário da Fundação Scheffel, em Novo Hamburgo; e no Centro de Cultura Musical da PUC, em Porto Alegre.

Em 2008, realizou o concerto de abertura da programação da Pró-Música de Florianópolis, e, no mês de agosto do mesmo ano, abrilhantou as comemorações do centenário de Cyro Martins em São Paulo, no Memorial da América Latina. À convite da Consulesa do Brasil apresentou-se em dois concertos no Uruguai. No início de março de 2009, o trio realizou o concerto de abertura da temporada da Orquestra Sinfônica da UCS, no “Concerto Tríplice” de Beethoven, sob a regência do Maestro Manfredo Schmiedt. Em maio de 2011, foi convidado para um recital pela Pró-Música de Uberlândia, Minas Gerais. Relembrando sua trajetória, este recital marca o reencontro das três musicistas, celebrando a criatividade musical da mulher.

Sobre as compositoras:

Foto: Divulgação

Fanny Mendelssohn-Hensel (1805-1847) nasceu em Hamburgo, Alemanha e demonstrou talento musical prodigioso desde criança. Irmã do grande compositor Felix Mendelssohn conviveu com os “Domingos Musicais”, saraus que reuniam grandes músicos da época, e uma plateia seleta e culta em sua residência em Berlim. Casou-se com W.Hensel, artista plástico, e admirador de seu talento. Mas de acordo com o pensamento da época, sua família declarou: “A música será talvez a profissão de teu irmão, mas para ti ela pode e deve ser somente um ornamento”.

Claudia Montero é argentina e considerada um dos maiores nomes da composição latino-americana. Sua música é enraizada nas tradições da América do Sul, sem deixar de lado as tendências contemporâneas. Vencedora por duas vezes do prêmio Grammy latino em composição, a musicitas tem suas obras executadas em vários países da Europa e das Américas, participa de grandes Festivais e possui vários CDs gravados como pianista e compositora.

Clara Wieck-Schumann (1819-1896) nasceu em Leipzig e foi das primeiras mulheres a fazer carreira como pianista, dedicando-se também à composição. Casou-se com Robert Schumann, o grande compositor. Com família numerosa e um marido com uma severa doença mental, Clara apresentava-se em público assumindo as responsabilidades familiares. Tendo pouco tempo para compor, mesmo assim sua obra é um testemunho de seu talento, sensibilidade e grande conhecimento musical.

Saiba mais sobre os ingressos em http://www.teatrosaopedro.com.br.