Rússia — Amor e Guerra: Música na UFCSPA traz o pianista André Carrara

Foto: Ricardo Jaeger
Foto: Ricardo Jaeger

O Música na UFCSPA apresenta o recital Rússia — Amor e Guerra, no dia 30 de novembro, às 19h, no Teatro da UFCSPA (3º andar do prédio 2 da universidade), com entrada franca. O pianista André Carrara interpretará obras de Sergei Rachmaninov, “Seis Momentos Musicais op. 16” e Sergei Prokofiev, Sonata op. 82, n. 6.

A primeira (op. 16 de Rachmaninov), datada de 1896 tem seu nome inspirado em Franz Schubert. Os momentos musicais de Rachmaninoff são pouco intimistas. É uma obra da juventude e foi escrita em um período que o músico passava por dificuldades financeiras e amorosas, ela antecede uma temporada de três anos de depressão e quase nenhuma composição.

Já a Sonata op. 82 de Sergei Prokofiev é a primeira das três sonatas conhecidas como “Sonatas de Guerra”. Retrata a brutalidade, a inconsciência e as perdas inexoráveis.

O pianista e regente André Carrara é natural de Ubá, Minas Gerais, onde iniciou seus estudos musicais. Bacharel pela Escola Nacional de Música da UFRJ, onde concluiu também o mestrado sobre a execução integral dos 24 Estudos op. 10 e op. 25 de Frederic Chopin, posteriormente fez o doutorado em piano, na UFRGS com a tese “Conteúdo emocional e toques pianísticos”. Carrara obteve o reconhecimento do júri em diversos concursos nacionais e internacionais.

O que: Recital Rússia: Amor e Guerra com o pianista André Carrara
Quando: Dia 30 de novembro, às 19h
Onde: Teatro da UFCSPA (prédio 2, 3º andar), Rua Sarmento Leite, 245, Centro.
Quanto: Entrada gratuita