Ospa divide palco com Banda Municipal em concerto gratuito

Foto? Josep Molina
Foto? Josep Molina

No dia 20 de novembro, domingo, às 11h, duas das instituições musicais mais queridas dos gaúchos se apresentam em parceria no Auditório Araújo Vianna. A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Banda Municipal da cidade se encontrarão em uma manhã de diferentes estilos sonoros, comemorando o aniversário de 91 anos da Banda e de 66 anos da orquestra. O concerto, regido pelos maestros Evandro Matté e Davi Coelho da Rosa, é gratuito, com retirada prévia de senhas, e faz parte da Série Araújo Vianna da Ospa, apresentada pelo Banrisul.

Na primeira parte do concerto, a brasilidade toma conta do auditório com a Banda tocando obras nacionais sob a regência de Davi Coelho da Rosa. “Suite Nordestina” de Mestre Duda, “Copacabana” de Braguinha & Alberto Ribeiro e “Baião de Lacan” de Guinga & Aldir Blanc abrem a exibição.

Depois, é a vez de a Ospa apresentar Seleção “Porgy and Bess” para Clarinete e Orquestra, de George Gershwin (Arranjo de Franck Villard), sob a batuta do maestro Evandro Matté. As melodias de uma das óperas-chave norte-americanas ganharão os solos do convidado especial Michel Lethiec, clarinetista francês, uma das figuras mais destacadas do cenário internacional da música de concerto.

Por fim, os dois grupos musicais dividem o palco e, sob a batuta de Matté, executam uma das mais emblemáticas obras para orquestra sinfônica e banda: a “Abertura solene para o ano de 1812”, de Piotr Ilitch Tchaikovsky. A peça foi escrita como comemoração à vitória russa sobre o exército francês de Napoleão no início do século XIX.

Distribuição de senhas:
Sábado, dia 19/11, das 9h às 17h, na bilheteria do Auditório
Domingo, dia 20/11, das 9h às 11h, na bilheteria do Auditório
Cada pessoa poderá retirar duas senhas.

– A apresentação é a terceira da Série Araújo Vianna 2016. Lançada no ano passado, a série resulta de uma parceria entre a Fundação Ospa e as secretarias municipal e estadual de Cultura. O seu objetivo é apresentar nomes da música popular gaúcha e nacional em parceria com a Ospa, dando assim continuidade a um histórico de exibições da orquestra no Auditório Araújo Vianna iniciado em 1954 pelo próprio fundador da Ospa, o maestro Pablo Komlós. O Banrisul é apresentador oficial dos eventos.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.

Evandro Matté
É diretor artístico e maestro da Ospa e da Orquestra Unisinos Anchieta; diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas, e coordenador cultural da UNISINOS.

Davi Coelho da Rosa
É maestro titular da Banda Municipal de Porto Alegre desde 2014. Formado em regência coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é também fagotista na OSUCS.

Michel Lethiec
Clarinetista francês, é professor no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris e no Conservatório de Nice. Ocupa também o cargo de diretor artístico do Festival Pablo Casals de Prades.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2016 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga e Thyssenkrupp. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac/RS.

Concerto da Série Araújo Vianna
Quando: 20 de novembro, domingo, às 11h
Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, s/nº – Redenção)

ENTRADA FRANCA

Distribuição de senhas:
Sábado, dia 19/11, das 9h às 17h, na bilheteria do Auditório
Domingo, dia 20/11, das 9h às 11h, na bilheteria do Auditório
Cada pessoa poderá retirar duas senhas.

PROGRAMA

1º parte | Banda Municipal de Porto Alegre
Jose Ursicino da Silva (Mestre Duda), revisão Marcelo Jardim: Suite Nordestina
Braguinha & Alberto Ribeiro (Arranjo de José Carlos Ligiéro), revisão Marcelo Jardim: Copacabana
Guinga & Aldir Blanc (Arranjo: Hudson Nogueira): Baião de Lacan

2ª parte | Ospa
George Gershwin: Seleção Porgy and Bess para Clarinete e orquestra | Solista: Michel Lethiec

3ª parte | Ospa e Banda Municipal de Porto Alegre
Piotr Ilyich Tchaikovsky: Abertura solene para o ano de 1812

Regentes: Evandro Matté e Davi Coelho da Rosa
Solista: Michel Lethiec (França | clarinete)