Programação do StudioClio tem música para clarinete e piano e a grande música popular do passado
JOÃO CARLOS ASSIS BRASIL & CARLOS NAVAS REVERENCIAM ERNESTO NAZARETH E CUSTÓDIO MESQUITA
Este show em duo tem sido apresentado com excelente receptividade no eixo Rio-SP. Juntos, o pianista João Carlos Assis Brasil e o cantor Carlos Navas reverenciam Custódio Mesquita e seu ídolo Ernesto Nazareth. Abrindo a noite, João apresenta faixas de “Nazareth Revisitado”, como “Batuque” e “Coração que Sente”. Carlos traz, em sua primeira entrada, “Bambino” e “Odeon”, letradas respectivamente por Wisnik e Vinicius de Moraes. João volta a solar temas como “Brejeiro”, “Faceira” e “Apanhei te Cavaquinho”, entre outras pérolas reunidas em duas suítes.
Na sequência, a delicadeza melódica de Custódio se faz lembrar em clássicos gravados no CD de Navas, caso de “Velho Realejo” (com Sadi Cabral), “Mentirosa” e “Nada Além” (com Mário Lago) e “Saia do Caminho” (com Evaldo Ruy). Depois de um bis que reserva surpresas, os artistas conversarão com o público e autografarão seus CDs. Um encontro que esbanja refinamento, sofisticação e cumplicidade. O show terá única apresentação em Porto Alegre, dia 12 de julho, quarta-feira, às 21h. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do StudioClio ou pelo site www.studioclio.com.br.
Sobre os artistas
São 23 anos de amizade iniciada antes de Carlos Navas ser cantor. Agente de Alaíde Costa, ele produziu o show que reuniu João Carlos e a diva brasileira no Rio Jazz Club, extinta casa noturna na zona sul carioca. Em 1996, Navas iniciou uma carreira musical, firmando-se como um dos mais versáteis intérpretes brasileiros. Dono de um timbre singular, com rara extensão vocal e um repertório de extremo bom gosto, lançou dez álbuns. Possui dois CDs infantis, “Algumas Canções da Arca…” (2004) e “Canções de Faz de Conta” (2007), respectivamente dedicados a Vinicius de Moraes e Chico Buarque.
A memória musical é sempre lembrada em seus projetos. Fugindo do lugar comum dos tributos em geral, reverenciou o grande cantor Mario Reis em 2007, com “Quando o Samba Acabou” e, posteriormente, Custódio Mesquita em 2011, com o CD “Junte tudo que é seu …”, gravado em voz e piano. Em 2013, chega ao mercado o registro em DVD da participação no antológico programa televisivo “Ensaio”, criado e dirigido por Fernando Faro, transmitido pela TV Cultura (SP). Em 2015, lança seu décimo álbum, o acústico “Crimes de amor”.
Pianista de formação erudita, João Carlos Assis Brasil é irmão gêmeo do saxofonista Victor Assis Brasil e começou a estudar piano ainda na infância. Aos 15 anos, já era acompanhado por orquestras em concertos. Foi aluno de Jacques Klein e aperfeiçoou seus estudos em Londres, Paris e Viena, excursionando pela Europa. Mesmo consagrado como concertista clássico, envolveu-se com a música popular, tocando ao lado de outros instrumentistas – como os pianistas Clara Sverner e Wagner Tiso e o violonista Turíbio Santos – e de cantores – como Ney Matogrosso, Zé Renato, Alaíde Costa e Olivia Byington.
Na década de 80, gravou discos a quatro mãos ao lado de Clara Sverner: um com músicas de Erik Satie e Scot Joplin (1982), outro incluindo o norte-americano Gershwin e os franceses Maurice Ravel e Gabriel Fauré. Em seguida, veio “Jazz Brasil” (1986), com total ênfase no popular, incluindo obras de Tom Jobim, Radamés Gnattali e Victor Assis Brasil. Dois anos depois, ao lado de Wagner Tiso, Jaques Morelenbaum e Ney Matogrosso, lançou “Floresta do Amazonas”. Em 1990, quase dez anos depois da morte precoce do irmão (em 1981), gravou o disco “Self Portrait — Assis Brasil por Assis Brasil”, em que trouxe à tona composições inéditas de Victor.
Em maio de 2013, a convite de Carlos Navas, estreia o show “Nazareth Revisitado”, em homenagem aos 150 anos de Ernesto Nazareth, o criador do tango brasileiro. Juntamente com Alaíde Costa, Navas é produtor do projeto que transforma o repertório do show em CD independente, distribuído pela Tratore e lançado no final do mesmo ano, recebendo elogios unânimes da crítica especializada.
SERVIÇO
Show | Nazareth Revisitado, com João Carlos Assis Brasil e Carlos Navas
Data: 12 de julho de 2017, quarta-feira, às 21h
Local: StudioClio – Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa
Valores: R$ 40 a R$ 80
Obs.: Meia-entrada para seniores e estudantes; desconto especial para clientes Zaffari/Bourbon Card e professores.
Informações pelo telefone (51) 3254 7200, por e-mail atendimento@studioclio.com.br ou pelo site www.studioclio.com.br.
ANDRÉ CARRARA E DIEGO GRENDENE APRESENTAM O RECITAL “AS PARTES DO TEMPO”
Pianista e clarinetista da OSPA se apresentam no palco do StudioClio, com grandes obras dos compositores Robert Schumann, Ernest Chausson, Francis Poulenc e Robert Muczynski
O pianista André Carrara e o clarinetista Diego Grendene são colegas na OSPA e, além da orquestra, eles têm em comum uma extensa relação de concertos e a paixão pela música de câmara. No Recital “As Partes do Tempo”, os músicos apresentam obras de um período de quase 150 anos, desde as Fantasiestücke, de Robert Schumann (1849) – obras-primas do estilo romântico – até Time Pieces, de Robert Muczynski (1983) – composta em estilo neo-clássico, com nítida influência do jazz. A apresentação será no dia 13 de julho, quinta-feira, às 20h30. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do StudioClio ou pelo site www.studioclio.com.br.
O Programa apresenta um rico universo de estilo, timbres, cores e texturas, presentes nas composições de quatro grandes compositores de diferentes períodos: Robert Schumann, Ernest Chausson, Francis Poulenc e Robert Muczynski.
1. Robert Schumann
Juntamente com “Adagio und Allegro”, op. 70, para piano e trompa, as Fantasiestücke, op. 73, marcam o início da última série de duos de Robert Schumann. Primeiramente denominadas de “Soirée-Stücke” pelo compositor, as 3 peças foram compostas nos dias 11 a 13 de fevereiro de 1849 e se enquadram no espírito de Hausmusik, típico do período Biedermeier. Imediatamente após sua estreia, as peças tiveram grande sucesso, tornando-se rapidamente muito populares.
2. Ernest Chausson
De origem aristocrática, Chausson estudou primeiramente Direito, para agradar a sua família. Somente aos 24 anos, resolveu seguir sua verdadeira vocação e ingressou no Conservatório de Paris. Dois anos depois, em 1881, compôs “Andante et Allegro”. Nesta peça, explora o contraste entre os registros e entre a sonoridade brilhante e doce do clarinete. Tanto o caráter expressivo quanto o caráter técnico do instrumento são empregados com maestria pelo jovem compositor.
3. Francis Poulenc
Uma das últimas obras de Poulenc é a “Sonata para clarinete e piano”, de 1962. Composta em homenagem à memória de Honegger – compositor falecido em 1955 e que, assim como Poulenc, fez parte do grupo de compositores “Les Six” – a obra foi estreada postumamente por Benny Goodman e Leonard Bernstein, no Carnegie Hall, três meses após a morte do compositor, em 1963.
4. Robert Muczynski
Segundo Muczynski, o título “Time Pieces” tem relação com “a consciência do fato de que tudo existe no tempo: a história, nossas vidas, e, de forma especial, a música.”. Composta em 1983, cada uma das quatro peças exploram um aspecto diferente da escrita para clarinete e piano.
PROGRAMA
I – Robert Schumann – Fantasiestücke, Op. 73.
1. Zart und mit Ausdruck
2. Lebhaft, leicht
3. Rasch und mit Feuer
II – Ernest Chausson – Andante et Allegro
III – Francis Poulenc – Sonata para Clarinete e Piano.
1. Allegro tristamente (Allegretto – Très calme – Tempo allegretto)
2. Romanza (Très calme)
3. Allegro con fuoco (Très animé)
IV – Robert Muczynski – “Time Pieces” para Clarinete e Piano, Op.43.
1. Allegro risoluto
2. Andante espressivo
3. Allegro moderato
4. Introdução: Andante molto – Allegro enérgico
SERVIÇO
Concerto | As Partes do Tempo: Recital de Clarinete e Piano, com André Carrara e Diego Grendene
Data: 13 de julho de 2017, quinta-feira, às 20h30
Local: StudioClio – Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa
Valores: R$ 25 a R$ 50
Obs.: Meia-entrada para seniores e estudantes; desconto especial para clientes Zaffari/Bourbon Card e professores.
Informações pelo telefone (51) 3254 7200, por e-mail atendimento@studioclio.com.br ou pelo site www.studioclio.com.br.