Ospa inaugura segunda temporada da Série Música no Museu

Foto: Augusto Maurer

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e o Museu de Arte do RS Ado Malagoli (MARGS) têm uma boa notícia para os apreciadores da música de câmara: a Série Música no Museu, sucesso na programação 2016 da Ospa, retorna no dia 21 de maio, domingo, às 16h30. A Pinacoteca do MARGS, sede da sequência das apresentações, receberá os músicos Diego Grendene (Clarinete), Brigitta Calloni (Violino), Hella Frank (Violino), Gabriela Vilanova (Viola) e Neemias Santos (Violoncelo) para uma tarde musical. A entrada é franca.

Sobre o Programa

O recital destaca três obras para Clarinete e Quarteto de Cordas, duas delas inéditas na Capital gaúcha. “Esquisses Hébraïques”, de Alexander Krein (1883-1951), e “5 Canções para Clarinete e Quarteto de Cordas”, de George Gershwin (1898-1937), serão apresentadas pela primeira vez em Porto Alegre. O “Quinteto para Clarinete e Cordas” de Sigismund von Neukomm (1778-1858) também integra o repertório.

“O clarinete é um instrumento de grande versatilidade. Se por um lado compositores como Mozart, Brahms, Shumann, Debussy, e tantos outros, dedicaram importantes obras a ele, o clarinete é também figura central no jazz, na música klezmer (gênero de música não-litúrgica judaica), no chorinho e nas bandas sinfônicas e militares”, comenta Diego Grendene, clarinetista da Ospa.

Sobre a obra de Krein, Grendene adianta: “nesta obra podemos ouvir o clarinete e as cordas explorarem o universo sonoro da música judaica”. Já a peça de Gershwin nos remete às sonoridades do jazz através de um compilado de famosas canções.

Dica – Quem for ao recital poderá também apreciar as exposições “Pro Posições: exposição comemorativa dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS”, “A Arte é a Melhor parte da Infância”, “Redes”, por Tonico Alvares, e “Uma Possível História da Arte do Rio Grande do Sul: Plural[ismos] no sul”. No Bistrô, está em cartaz “POA 81”, de Flávio Wild.

 

Música no Museu 2017

Quando: 21 de maio, domingo, às 16h30
Onde: MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA
Sigismund von Neukomm: Quinteto para Clarinete e Cordas, Op. 8
Alexander Abramovich Krein: Esquisses Hébraïques. Op. 12
George Gershwin: Canções para Clarinete e Quarteto de Cordas

Apresentação: Diego Grendene (Clarinete), Brigitta Calloni (Violino), Hella Frank (Violino), Gabriela Vilanova (Viola) e Neemias Santos (violoncelo)