Ospa recebe flautista portuguesa e maestro canadense na sua Casa da Música

Foto: Joana Berwanger/Sul21

No próximo sábado (14), às 17h, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) se apresenta com uma das mais destacadas flautistas da cena musical internacional. Em sua recém-inaugurada Casa da Música, na Av. Borges de Medeiros, 1501 – Centro, a Ospa recebe a portuguesa Adriana Ferreira, solista da Orquestra Nacional da França e da Orquestra Filarmônica de Roterdão, para concerto regido pelo maestro canadense Julian Kuerti. No programa, obras de Ludwig van Beethoven, Carl Nielsen e Dmitri Shostakovich.

Ingressos à venda por valores entre R$ 30 e 80 em www.ospa.org.br ou no local, no dia do evento, das 14 às 17h.

Esta será a primeira apresentação de Adriana Ferreira como solista em Porto Alegre. Detentora de diversos prêmios em concursos internacionais realizados em Portugal, na Dinamarca, no Japão, na Itália e na Suíça, ela obteve recentemente o lugar de primeira flauta solo da Orquestra da Academia Nacional de Santa Cecilia, em Roma. Com a Ospa, ela interpreta o “Concerto para flauta” de Nielsen (1865-1931). Estreado em 1926, foi dedicado a Gilbert Jespersen, integrante do Quinteto de Sopros do Conservatório Real de Copenhague, grupo com o qual Nielsen havia realizado colaborações.

Antes dessa obra, a orquestra executa a Abertura “A Consagração da Casa” (Die Weihe des Hauses, em alemão), de Beethoven (1770-1827). Escrita em 1822, foi feita para a reabertura do então reconstruído Theater in der Josefstadt (Viena), ativo até os dias de hoje. Na segunda parte do concerto, o programa destaca a “Sinfonia nº 10” de Shostakovich (1906-1975), peça da metade da carreira do compositor. A trajetória de Shostakovich foi diretamente afetada pela política da Rússia soviética. Sua décima sinfonia foi estreada em 1953 – ano da morte de Stalin.

O maestro Julian Kuerti é regente convidado principal da Orquestra Metropolitana de Montreal (Canadá) e da Sinfônica Universitária de Concepción (Chile). Esta é, também, a primeira vez que ele se apresenta à frente da Ospa.

Julian Kuerti (regente | Canadá)
Canadense com trajetória consolidada na América e no exterior, já esteve à frente de orquestras como a Sinfônica Alemã de Berlim, a Real do Concertgebouw (Países Baixos) e a Filarmônica de Monte Carlo (França). Do ano passado até início deste ano, Kuerti conduziu apresentações com as orquestras Vasteras Sinfonietta (Suécia) e Sinfônica da Rádio Alemã, e realizou uma nova montagem de Rusalka, ópera de Antonín Dvořák, no Teatro Colón, principal casa de ópera de Buenos Aires (Argentina).

Adriana Ferreira (flautista | Portugal)
Uma das flautistas mais destacadas de sua geração em nível internacional, conquistou prêmios em concursos como o de Interpretação do Estoril – Prêmio El Corte-Inglès (Portugal), o Internacional Carl Nielsen (Dinamarca), o Internacional de Kobe (Japão), o Internacional Severino Gazzelloni (Itália) e o Internacional de Genève (Suíça). Fez apresentações solo ao lado de orquestras como as de câmara de Kremlin (Rússia) e de Genebra (Suíça), e a Orquestra Sinfônica de Odense (Dinamarca). Estreou diversas obras e colabora regularmente com a Orquestra XXI, que reúne músicos portugueses residentes no exterior.