OSPA apresenta último concerto em Porto Alegre da Temporada 2019
Para comemorar mais um ano de muitas conquistas, realizações e trabalho, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) se despede do público da Capital, em sua Casa, pela Temporada Artística 2019. No dia 14 de dezembro, sábado, às 17h, o maestro Evandro Matté, diretor artístico da orquestra, conduz os músicos na interpretação de trechos de óperas, aliadas de um repertório natalino. O evento conta com a participação da soprano Elisa Machado, do tenor Flávio Leite e do Coro Sinfônico da OSPA. A entrada é franca, mediante doação de 1kg de alimento não perecível na retirada prévia de senhas, e cada pessoa pode retirar até dois ingressos.
Sobre o programa
O programa tem início com a obra do compositor Dmitri Shostakovich (1906 -1975), “Overture Festive”, que foi encomendada de última hora para compor as comemorações dos 37 anos da Revolução Russa de 1917. Elaborada em dois dias, a fórmula encontrada por Shostakovich alia temas de caráter popular com o melhor da música sinfônica russa. A consagração se amplifica nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980.
Em seguida, “A Grande Páscoa Russa”, de Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908), é executada. A peça é dedicada à memória de Mussorgsky e Borodin, amigos integrantes do Grupo dos Cinco, que se detinha à produção de obras nacionalistas. Baseados na tradição folclórica russa, tinha o propósito de compor fora dos conservatórios, com aversão à formação academicista, contexto o qual se insere a obra.
Dando continuidade ao programa, “Danças Polovetsianas”, desfecho do segundo ato da ópera ‘‘O Príncipe Igor’’, de Alexander Borodin (1833-1887) é apresentada. Criador de uma expressão musical essencialmente russa, a peça mais famosa, interpretada pela orquestra, retrata as lutas entre um príncipe russo e um povo nômade de origem turca.
Na sequência, o Coro Sinfônico da OSPA sobe ao palco para executar “Les Voici, voici La quadrille”, da ópera Carmen, de Georges Bizet (1838-1875), peça baseada em uma novela homônima do século 17 que se destaca pelo caráter transgressor. Além dela, ‘‘Sanctus’’, da Missa de Santa Cecilia, do compositor francês Charles Gounod (1818-1893), que ressalta momentos líricos francos e originais, com uma linguagem que evoca um papel determinante na orientação da música francesa do século XIX.
Vincenzo Bellini (1801-1835) também é contemplado no programa com a ária ‘‘Casta Diva’’, da ópera ‘‘Norma”. Arquitetada em dois atos, narra uma história na Gália, por volta de 50 d.c, em plena ocupação romana. A obra estreou em dezembro de 1831, no Teatro Alla Scala de Milão. Os músicos revisitam ainda Franz Lehár (1870-1948), com “Lippen Schweigen”. Conhecido pela criação da opereta e autor de ‘‘A Viúva Alegre’’, apresentada pela OSPA em 2018, é um dos expoentes da música festiva austríaca do século 20.
Para encerrar a Temporada Artística 2019 em Porto Alegre, os músicos executam uma obra elaborada especialmente para o Natal. “Oh! Santa Noite”, do compositor francês Adolphe Charles Adam (1803- 1856), revive o espírito natalino do autor, que se destacou pela elaboração de composições sacras, óperas e balés.