James Liberato e New fazem show ‘Brazilian Jazz Duo’ na Biblioteca Pública
“Brazilian Jazz Duo” é o show que James Liberato (violão) e Luis Henrique ‘New’ (piano) farão no projeto Chapeu Acústico da Biblioteca Pública do Estado (BPE) no dia 30 de maio (terça), às 19h, com contribuição espontânea. O repertório é composto por composições de Guinga, Pixinguinha, João Donato e autorais.
James Liberato é músico, compositor, arranjador e instrumentista, com 40 anos de trajetória musical, em que desenvolveu e consolidou seu trabalho. Com seu quarteto, formado em meados de 1993, produziu três CDs independentes – “Off Road” (1995), “Sons do Brasil e do Mundo” (1998) e “Sotaque Brasil” (2004) – e realizou um grande numero de shows e participações em eventos.
Com os anos, apesar de ter participado de trabalhos de vários estilos, consolidou sua música em raízes sólidas do jazz, misturadas a uma musica brasileira instrumental de qualidade. Recebeu três Prêmios Açorianos de Música, além de indicações ao prêmio por quatro anos consecutivos. Também atua como professor de música nas faculdades EST e como produtor musical, tendo lançado um bom número de artistas locais.
Já Luis Henrique ‘New’ é pianista, tecladista, arranjador e compositor, com bacharelado em Piano e Composição, pela UFRGS. Em 1989 acompanhou artistas pela noite de São Paulo, onde estava residindo, e pelo Brasil: Jamelão, Martinha e Carmem Silva, com quem viajou a por várias regiões do Brasil (Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande Do Sul e interior de São Paulo). Em 1990 fez turnê pelo Leste dos EUA, nas principais cidades: Boston, Providence e New Jersey. Em abril deste ano fundou o Kuarup Group, onde iniciou o projeto Europa Via Oriente Médio.
Foi indicado ao Prêmio Açorianos De Música como Melhor Tecladista, em 1994 e 2003 e no ano 2000 foi vencedor, com a banda Venerável Lama. Acompanhou vários artistas locais de destaque, como Flora Almeida, Gelson Oliveira, Bebeto Alves, Raul Elwanger e Ângela Jobim. Em 2004 excursionou pelo Japão, com um grupo de projeção de MPB. Atuou no grupo Delicatessen, quarteto de bossa-jazz, que ganhou o Prêmio TIM como Melhor Disco Em Língua Estrangeira (2007). Em 2009 foi indicado, mais uma vez, ao Açorianos, como Melhores Disco e Compositor, por “Prabaticum Esplatifum Brasimbolá”, trabalho em parceria com o letrista Luis Mauro Vianna.
Como produtor, trabalhou com Angela Jobim (“Angela Jobim Canta Sergio Napp”); Flora Almeida (“Tudo Beleza”); Prabaticum Esplatifum Brasimbolá e Greice Morelli (“Lugar De Mulher”). No cinema, fez a trilha dos documentários “Xico Stockinger” e “Mundialito” de Sebastian Bednarik (Uruguai), além do curta “Todos os Balões Vão Para o Ceu”, de Frederico Cabral. Desde 2013 atua como professor de piano, teoria e solfejo, harmonia e percepção, na Escola de Música de Farroupilha
O projeto Chapeu Acústico, com produção de Marcos Monteiro, é realizado sempre às terças-feiras, com apresentações de músicos dispostos a movimentar a cena local, sem depender de verba pública ou privada. Não há cobrança de ingressos, e o chapeu é usado como forma de arrecadação voluntária, como acontece nas performances de rua.
Serviço:
Dia: 30 de maio de 2017 (terça-feira).
Hora: 19h
Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190, esquina com General Câmara).
Informações e entrevistas: Com James (james@jamesliberato.com.br/(51) 33773812/ 99954 935) e New (newatelie@gmail.com/(51) 81318333). Ou com produtor Marcos Monteiro (duearth@terra.com.br /(51) 30132236/9935-0608)