Dia da música em Torres com dois shows de música instrumental

O Dia da Música, manifestação nacional inspirada na “Fête de la Musique” francesa, desembarca pelo segundo ano consecutivo em Torres neste sábado, dia 24 de junho às 20h, na sede da SAPT, junto ao Rio Mampituba.

Serão dois shows de grupos relevantes da cena musical do estado: o grupo KIAI, que no seu repertório autoral jazz articula intuições rítmicas e sonoridades elétricas, e o grupo YANGOS de Caxias do Sul, que cruza os aromas musicais da tradição gaúcha e da música tradicional do cone sul com o jazz e a música de câmara.

Como ano passado então, o foco do palco do Dia da Música de Torres será a música instrumental autoral, sempre altíssima de qualidade e com instrumentistas consagrados, mas também conterá com a participação especial de duas vozes singulares.

O show do grupo KIAI terá a participação da cantora PAOLA KIRST, uma voz emergente no âmbito da música popular brasileira e do jazz no estado, mas já com uma forte personalidade de interprete e compositora, enquanto o grupo YANGOS traz o célebre cantor argentino JORGE SULIGOY, consagrado como embaixador artístico de Calchaquí (Noroeste da Argentina) pela sua ação de valorização da musica tradicional folclórica local.

Dada a indisponibilidade do Centro Municipal de Cultura de Torres, abandonado pelo poder público municipal, este ano o palco do Dia da Música vai ser na sede da SAPT, uma associação histórica que está assumindo um papel sempre mais ativo na promoção da cultura na cidade.

O evento, promovido pela MOTTIRONI EDITORE E EVENTI, tem entrada franca, garantida pelo financiamento da lei de incentivos à cultura do estado do Rio de Janeiro, patrocinado pela Vivo, mas sobretudo pelo patrocínio local da UP IDIOMAS e SAPT, e pelo apoio local da Climaponto, Ótica Ferraz, Morada das Bromélias, A Furninha, Panzerotti, TorresTV, tendo também o apoio cultural da Radio CulturalFM e dos jornais O Fato em Foco e A Folha na divulgação.

KIAI

Kiai é um grupo de música instrumental oriundo da cidade de Rio Grande, formado no ano 2014 e composto pelos instrumentistas Marcelo Vaz (teclado/piano), Isaías Soares “Zaza” (guitarra), Lucas Fê (bateria) e Dionísio Souza (baixo elétrico), músicos atuantes no cenário musical.

A parceria surgiu, inicialmente, com o intuito de formar um grupo de estudos para praticar temas musicais de comum interesse, mas da convivência e interação surgiu rapidamente a necessidade de executar arranjos e músicas próprias.

Um dos objetivos do grupo é oportunizar situações de encontro para que diferentes públicos (infanto-juvenil, em situação de risco, melhor idade) tenham acesso à música instrumental, tão negligenciada pela comunicação e pelo sistema em geral.

O Grupo desde sua formação tem feito concertos em casas especializadas e festivais de música instrumental, destacando a sua presença no importante Festival de Jazz de Pelotas em 2014, no “Dia Internacional do Jazz” em Pelotas em 2015 e 201, no “Show e Work” da Semana Acadêmica de Música da Ufpel em 2016, no Café Fonfon de Porto Alegre em 2016 e no Festival de música Pira Rural, realizado na cidade de Ibarama-RS em 2016 e 2017.

Esteve presente também no programa de música “MUSIURG”, desenvolvido pela Federal Universidade do Rio Grande – FURG (2015 e 2016) e no programa Vapor Session em Pelotas (2016 e 2017).

Atualmente a banda está em processo de lançamento de um CD com musicas autorais, com a parceria entre a Vapor Estúdio e o selo Escápula Records, em processo de financiamento coletivo pelo site www.tragaseushow.com.br/kiai.

YANGOS

YANGOS é banda instrumental de Caxias do Sul que carrega forte influência da música de raiz sul-americana em diálogo com uma vibração jazzística. Em conexão com uma musicalidade que ultrapassa fronteiras e que une os povos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, YANGOS faz sua música para as pessoas.

Em constante processo de pesquisa musical, os temas compostos pela banda refletem vivências musicais distintas. YANGOS é formada pelo encontro de um pianista rockeiro, CÉSAR CASARA, um percussionista tradicionalista, CRISTIANO KLEIN, um acordeonista fã de Astor Piazzolla, RAFAEL SCOPEL e um violonista metaleiro, TOMÁS SAVARIS, todos com um amor em comum: a música.

Antropófagos da cultura sul-americana, território nativo da banda, os músicos são exímios devoradores de ritmos e gêneros musicais: Chamamé, zamba, rasguido, chacarera, tango, milonga são digeridos e metabolizados, propondo a conexão entre o tradicional e o contemporâneo.

YANGOS já lançou 3 discos e 1 dvd. Em 2009, nasceu o primeiro álbum, “Tangos y Milongas”. Mais tarde, com o lançamento de “Às Pampas” (2013), a banda afirmou seu lugar de diálogo entre o tradicional e contemporâneo, com um disco que é um verdadeiro passeio musical pelo sul latino-americano. “Pampa: Pátria de Todos”, cd e dvd, lançado em 2016 em parceria com o cantor argentino Dante Ramon Ledesma, foi aclamado pelo público gaúcho, e vencedor do Prêmio Açorianos de Música (Rio Grande do Sul).

O grupo apresentará para o público de Torres, num pré-lançamento exclusivo (o lançamento oficial será em Caxias do Sul no dia seguinte ao Show), o seu quarto álbum, intitulado “Chamamé” que tem a produção musical do maestro da guitarra pampeana, Dom Lucio Yanel.