Renato Dornelles autografa a nova edição de Falange Gaúcha

Será na terça-feira, dia 25 de julho, às 20 horas, no Clube de Cultura (Rua Ramiro Barcelos, 1853) o lançamento oficial e a sessão de autógrafos da nova edição do livro-reportagem Falange Gaúcha – A História do Crime Organizado no RS, do jornalista Renato Dornelles. O livro, lançado em primeira edição em 2008 pelo selo RBS Publicações, está esgotado. A reedição, revista e ampliada pelo autor, ocorre juntamente com o lançamento em circuito comercial do documentário Central, da diretora Tatiana Sager, baseado na obra.

“Desde o lançamento do filme no circuito dos festivais, no ano passado, percebemos o interesse no Falange Gaúcha e a procura aumentou quando o documentário chegou aos cinemas. Como a reportagem tem uma década, foi imprescindível atualizar e ampliar muitas informações”, diz Dornelles.

A narrativa conta a história da formação das primeiras organizações criminosas no Presídio Central de Porto Alegre, a maior unidade prisional do Estado, a partir dos anos 1980, e a paulatina extensão do poder dessas facções para o tráfico de drogas. A série de reportagens que deu origem ao livro Falange Gaúcha recebeu o prêmio ARI de Jornalismo, a distinção máxima da imprensa gaúcha, em 2007.

O autor também anuncia a publicação de Falange Gaúcha 2, que aborda a migração dos crimes vinculados ao tráfico de drogas dos presídios para as ruas das principais cidades do Rio Grande do Sul.

O jornalista Carlos Wagner, que faz a apresentação desta reedição, ressalta que as informações contidas no livro não foram recolhidas em bibliotecas. “O Renato estava lá, nas cadeias, documentando os fatos para o público leitor. Cada linha que ele escreveu e publicou é, hoje, fonte importante para se entender o rumo que a segurança pública está tomando no Brasil”.

Wagner afirma ainda que o tempo é amigo do repórter. “Ele transforma nossas reportagens em documentos e faz amadurecer a consciência de que, quando escrevemos, estamos relatando fatos para a geração presente e para as futuras”.

Renato Dornelles é repórter e colunista de segurança do grupo RBS desde 1986. Em 31 anos de carreira, conquistou sete prêmios ARI e três prêmios de Direitos Humanos (MJDH/RS). Também foi roteirista do curta-metragem O Poder Entre as Grades (2014), da mesma diretora de Central.

 

O QUÊ: sessão de autógrafos da reedição do livro-reportagem Falange Gaúcha – A História do Crime Organizado no RS, do jornalista Renato Dornelles (178 páginas, R$ 40,00)

QUANDO: terça-feira, 25 de julho, às 20h.

ONDE: Clube de Cultura (Rua Ramiro Barcelos, 1853), em Porto Alegre.