Projeto Sábados Literários aborda ‘A Nação Pampa’ no dia 27
Realizado pela Academia Rio-Grandense de Letras com o apoio do Instituto Estadual do Livro (IEL), instituição da Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer (SEDACTEL), o projeto Sábados Literários abordará “A Nação Pampa: uma Proposta para a Efetiva Aproximação Cultural do Cone Sul”, no dia 27 de outubro, às 10h, na sede do IEL (André Puente, 318). Com o acadêmico José Édil de Lima Alves e Ricardo Pereira Duarte, vice-presidente da Asociación Cultural Yayetopá, o evento tem entrada gratuita.
Ricardo Duarte tem se dedicado a estudar a realidade humana no Cone sul da América, particularmente na área do bioma Pampa, que abrange todo o território da República Oriental do Uruguai, grande parte da Argentina e parte do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. De tais estudos resultou o conceito de “Nação Pampa”, onde há uma convivência harmoniosa, apesar de muitos governos, em diferentes épocas, terem buscado disseminar a discórdia, em nome de interesses, na maioria das vezes escusos. Em debate com o acadêmico José Édil de Lima Alves, o autor discorrerá sua busca para arregimentar forças que possam assumir a construção desse locus amenus, onde os valores éticos e morais do habitante do pampa presidam as ações humanas.
PALESTRANTES:
– Ricardo Pereira Duarte integrou o Conjunto de Artes Nativas Marupiaras, grupo vocal e instrumental para a arte regional gaúcha que incentivou a criação da Califórnia da Canção Nativa. É cofundador da Asociación de Escritores Sin Fronteras e membro da Academia Uruguaianense de Letras. É vice-presidente da Fundación Yayetopá, com sede em Paso de los Libres, entidade que visa a valorização da cultura regional. Escritor, trabalha romances, ensaios, pesquisa histórica, poesia, contos, história, zootecnia, ensaios e genealogias.
– José Édil de Lima Alves é Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, crítico literário e cofundador da Asociación de Escritores Sin Fronteras. É membro da Academia Rio-Grandense de Letras (Cadeira 3) e ocupa, atualmente, uma cadeira no Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul.