Confira os destaques de programação do primeiro dia de atividades na Feira do Livro de Porto Alegre

A 64ª Feira do Livro de Porto Alegre tem solenidade de abertura oficial marcada para às 19h de quinta-feira, 1º de novembro. Mas as atividades da programação já iniciam pela manhã, a partir das 9h. Confira alguns destaques abaixo:

9h
Abertura das exposições permanentes
11º Traçando Histórias – Mostra de Ilustração de Literatura Infantil e Juvenil
Onde: térreo do Memorial do RS
Atividades com o IBGEeduca – portal do IBGE voltado para a educação com conteúdos atualizados e lúdicos sobre o Brasil
Onde: Espaço do Conhecimento Petrobras
Programação permanente da República Tcheca
O conto de Murilo Rubião e o desenho de Jiří Voves
A Formação do Estado Tchecoslovaco, 1918
A Primavera de Praga, 1968
Promoção: Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo e Consulado Honorário da República Tcheca em Porto Alegre
Onde: Primeiro andar do Memorial do RS
9h – 17h
Mostra de Projetos de Iniciação Científica da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Promoção da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo.
Onde: Espaço do Conhecimento Petrobras.
9h – 14h
Grafite ao vivo com Jotapê, do Coletivo PaxArt,
Onde: Atrás do palco do Teatro Carlos Urbim. Realização: Agibank.
10h – 18h
Projeto BOOK TRUCK – Visitação, contação de histórias e teatro de bonecos com o Grupo Pregando Peça. Parceria: VR Projetos Culturais Sustentáveis.
Onde: Rua Capitão Montanha (entre o Banrisul e o MARGS).
11h
Cultura lúdica e orientações à mediação lúdica. Oficina com a equipe do projeto Quem quer brincar? Programa de Extensão Universitária Quem quer brincar?, da Faculdade de Educação da UFRGS.
Onde: QG dos Pitocos
16h
3ª Sustentação — Mostra Sustentável de Teatro de Bonecos de Porto Alegre. Produção: Trupi di Trapu.
Onde: QG dos Pitocos
19h
Solenidade de abertura da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre
Onde: Teatro Carlos Urbim

Livro livre: um mundo na praça

A 64ª Feira do Livro de Porto Alegre vai ocupar a Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, com 105 bancas de livros (85 na Área Geral, 13 na Área Infantil e sete na Área Internacional – esta, em frente ao Margs). O evento terá 9 mil m² de área total e 6 mil m² de área coberta e uma programação cultural com mais de 800 atividades gratuitas entre oficinas, mesas de debate, palestras e espetáculos teatrais. Estão previstas mais de 650 sessões de autógrafos com mais de dois mil autores. Neste ano, a República Tcheca é o País Convidado de Honra, que vai contribuir com estande próprio na Área Internacional e diversificada programação nos primeiros quatro dias do evento.

Confira aqui: http://bit.ly/republicatchecanafeira.

Os feminismos na Feira

Um dos principais eixos de programação vai tratar do protagonismo, da diversidade e da representatividade feminina na literatura, com a participação de autoras de países tão distintos como Ruanda (Scholastique Mukasonga, 10 de novembro), França (Paula Anacaona, 17 de novembro) e Noruega (Marta Breen e Jenny Jordahl, 17 de novembro). As atividades estão listadas aqui: http://bit.ly/osfeminismos.

Política e História

Outro eixo da programação vai dedicar-se à política, História, neoliberalismo, cidadania e meio ambiente, reunindo autores como Alcy Cheuíche, Rafael Guimaraens, André Marenco, Juremir Machado da Silva e Dulce Helfer, em torno de temas atuais como os protestos de 2013, o avanço neoliberal dos anos recentes e os 50 anos de Maio de 1968. Saiba mais: http://bit.ly/politicaehistorianafeira.

Dramaturgia em evidência

Neste ano, a dramaturgia é um dos grandes eixos da programação da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. A homenagem aos 160 anos do Theatro São Pedro, numa parceria entre a Feira do Livro e a EDIPUCRS, é um dos destaques das atividades. Todavia, a nova geração de dramaturgos que começou um trabalho nesses últimos anos, caso do Coletivo As DramaturgA, também estará na Feira. Confira a programação completa: http://bit.ly/dramaturgianafeira.

Destaques da programação

A carioca Marta Lagarta (4 de novembro), o australiano Stephen Michael King (5 denovembro), o historiador Rodrigo Trespach (6 de novembro), Monja Coen (8 de novembro), o cantor e compositor Sérgio Reis (8 de novembro), a ruandesa Scholastique Mukasonga (10 de novembro), o quadrinista Edgar Franco (11 de novembro), a portuguesa Ana Margarida de Carvalho (11 de novembro), a pernambucana Lenice Gomes (13 de novembro), a editora franco-brasileira Paula Anacaona (17 de novembro) e as norueguesas Marta Breen e Jenny Jordahl (17 de novembro). No dia 10 de novembro, a Feira recebe o 3º Encontro de Influenciadores Literários e Seguidores, com a presença das booktubers e escritoras Bel Rodrigues e Paola Aleksandra.

Horário de funcionamento
Área Infantil
Bancas: 9h30 às 20h30
Programação: 9h às 20h30
Área Geral e Internacional
Dias úteis, domingos e feriados: 12h30 às 20h30
Sábado: 10h às 20h30

Acessibilidade

A Estação da Acessibilidade, instalada na Praça da Alfândega, ao lado da Central de Informações, oferece, entre outros serviços, passeios guiados para cegos e surdocegos, tradução em libras e empréstimo de cadeiras de rodas.

Espaços

As atividades acontecem no Clube do Comércio, Memorial do Rio Grande do Sul, Teatro Carlos Urbim, QG dos Pitocos, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Auditório da Livraria Paulinas, Auditório da Inspetoria da Receita Federal, Theatro São Pedro, Espaço do Conhecimento Petrobras, Biblioteca Pública do Estado e Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande Sul.

A 64ª Feira do Livro de Porto Alegre é uma realização da Câmara Rio-Grandense do Livro em parceria com Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Patrocinadores máster: Braskem, BNDES, Cia. Zaffari. Banco Oficial da Feira: Banrisul Vero. Patrocinador Especial da Praça de Alimentação: Dado Bier. Patrocinador Especial do Teatro Carlos Urbim: Agibank. Patrocinador Especial do Espaço do Conhecimento: Petrobras. Apoio: Prefeitura de Porto Alegre. Financiamento: Pró-cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre

Criada por iniciativa dos livreiros e editores gaúchos com apoio do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, a Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955. O evento é considerado referência no país por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da formação de leitores e de mediadores da leitura, além de programação cultural 100% gratuita. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Auditório da Livraria Paulinas, Auditório do Museu de Artes do Rio Grande do Sul e Auditório da Inspetoria da Receita Federal.

Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade.

Sobre a Câmara Rio-Grandense do Livro

A Câmara Rio-Grandense do Livro é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo unir entidades e empresas que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e seu fomento, a difusão do gosto pela leitura, a formação de leitores e o fortalecimento do setor livreiro. A entidade conta com mais de 140 de associados, entre editores, livreiros, distribuidores e outras instituições que se dedicam à produção, à comercialização e à difusão do livro, todas com sede ou filial no Rio Grande do Sul.