Prêmio Lila Ripoll de Poesia da ALRS tem 195 poesias inscritas

O Prêmio Lila Ripoll de Poesia, instituído pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 2004, recebeu, na sua 12ª edição, a inscrição de 195 poesias, de 83 autores. Inscreveram-se poetas de diversos estados brasileiros, e de Portugal.

A solenidade de entrega da premiação, que ocorrerá com um Sarau Especial, está marcada para o dia 9 de agosto, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O prêmio tem como intuito fomentar o desenvolvimento cultural e estimular a criação artística, por intermédio da divulgação e valorização da poesia dedicada às causas sociais e às questões de gênero, bem como dar visibilidade a novos talentos literários.

As poesias vencedoras serão publicadas pela Assembleia Legislativa sob a forma de separata, com previsão de lançamento e distribuição gratuita no estande da instituição, durante a Feira do Livro de Porto Alegre.

Lila Ripoll

Gaúcha de Quaraí, Lila Ripoll viveu de 1905 a 1967. Foi poeta, professora, pianista, jornalista e militante sindical. Colaborou para diversos jornais e revistas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, como o “Correio do Povo” e “A Tribuna Gaúcha”, e foi candidata a deputada pelo PCdoB. Um de seus livros dedicados a protestar contra desigualdades, “Novos Poemas” (1951), levou a poeta a receber o “Prêmio Pablo Neruda da Paz”.