Livro inédito de Trotsky sobre Stalin será lançado em Porto Alegre com a presença de teórico britânico

No centenário da Revolução Russa, Porto Alegre receberá no dia 6 de outubro o dirigente político britânico Alan Woods para o lançamento do livro “Stalin”, escrito por Leon Trotsky e traduzido agora para o português.

O evento acontecerá na Câmara Municipal, às 18h30, e contará com a presença da ex-deputada Luciana Genro, do vereador Roberto Robaina e de Serge Goulart, da Esquerda Marxista.

A obra apresenta a visão crítica de Trotsky a respeito de Stalin, figura central no processo de burocratização e escalada autoritária da União Soviética. O lançamento ocorre no mês em que a Revolução Russa completa 100 anos.

Trotsky foi uma das lideranças da Revolução Russa, mas foi expulso do país após a ascensão de Stalin, tendo sido assassinado no México em 1940 por um agente stalinista.

No exílio, Trotsky elaborou uma biografia inédita de Stalin. O teórico político britânico Alan Woods traduziu os manuscritos originais de Trotsky, possibilitando a publicação do livro em inglês em 2016. Agora as editoras Marxista e Movimento realizam o lançamento da tradução desta obra inédita em português.

O neto de Trotsky, Esteban Volkov, aos 90 anos, diretor do Museu Casa de Leon Trotsky, reconhece esta como a única edição válida da obra de seu avô, e assina o prefácio do livro.

O primeiro volume será lançado no em Porto Alegre no dia 6 de outubro. O livro também será lançado em São Paulo e no Rio de Janeiro em atos com a presença de Alan Woods.

Alan Woods é dirigente da Corrente Marxista Internacional e integra o movimento de apoio a Jeremy Corbyn, líder responsável pela renovação do Partido Trabalhista, que representa a segunda força política no Reino Unido, com 40% dos votos na eleição de junho de 2017, contra os 42,3% obtidos pelos conservadores da primeira-ministra Theresa May.