Literatura policial na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre

sete-dias

No dia 04 de novembro, na programação da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre, o escritor Antonio D. Cattani mergulha no universo da Literatura policial. Às 16h30 o autor participa do painel Crime, suspense e mistério na Sala Leste do Santander Cultural com Tailor Diniz e Rogério Christofoletti (site literaturapolicial.com). E às 18 horas Cattani autografa os livros L. e Sete Dias pela editora Libretos na Praça de Autógrafos.

L. (Libretos, 148 páginas, R$28,00) acompanha um personagem mergulhando num passado que ele pretendia esquecer, para averiguar as circunstâncias da morte de um amigo. O autor classifica a obra como uma novela de mistério e esclarece a diferença ente os gêneros:

— A novela de mistério tem um fato, sobre o qual se cria um suspense e um desejo, no leitor, de entender o que ocorre. Mas nem sempre há uma resposta no final. Já a novela policial, necessariamente, tem um desfecho com a solução. Isso conforta o leitor e pode ser um dos motivos de seu sucesso. L. foi finalista do Prêmio AGES Livro do Ano 2016.

O livro Sete dias (Libretos, 156 páginas, R$29,00) narra o episódio aparentemente banal envolvendo os irmãos It’s e Wi’ll. O que seria uma semana de paz e tranquilidade transforma-se num inverossímil folhetim de desaventuras, mantendo o personagem longe dos seus objetivos, muito longe. Realidade ou fantasia? – Algumas coisas inesperadas. Mas, agora, tudo tranquilo. Se um dia desses alguém escrever sobre o que aconteceu ninguém vai acreditar… A realidade é inverossímil.

Antonio D. Cattani é professor titular de Sociologia. Autor e organizador de livros acadêmicos publicados nos seguintes países: Brasil, Argentina, Colômbia, França, Inglaterra, Itália, México e Portugal. É autor da novela de mistério, L (Libretos, 2015), obra finalista do Prêmio da Associação Gaúcha de Escritores (AGES), categoria Narrativa Longa, 2016.