Lançamento de ‘Correr com rinocerontes’, de Cristiano Baldi, será no próximo dia 7 de junho

Quando uma terrível tragédia abala, os sinais vão além do silêncio forçado que amplifica as distâncias. No início da vida adulta, um jovem sai de São Paulo e retorna a Porto Alegre. A viagem é uma volta ao passado do qual ele fugiu, repleto de mistérios, traumas e de uma família que foge, cada um, à sua própria maneira.

Correr com rinocerontes, de Cristiano Baldi, lançamento da Não Editora, terá sessão de autógrafos no dia 07 de junho de 2017 (quarta-feira), a partir das 19h30min, na Livraria Bamboletras, em Porto Alegre.

Nem sempre é possível etiquetar um personagem: bom moço, anti-herói, engajado, cafajeste. As classificações não são suficientes para resumir o protagonista de Correr com rinocerontes. Ao mesmo tempo em que parece fugir dos próprios traumas, ele carrega em si a apatia e a inércia percebidas em toda uma geração de jovens. Com humor e uma linguagem superlativa, Baldi constrói um personagem que, longe de carregar bandeiras ou proferir discursos, pode ser admirado e odiado numa mesma medida. O autor concretiza, assim, um livro que apresenta uma voz narrativa singular e traz a essência do romance: ser uma grande investigação subjetiva.

A trajetória literária de Baldi iniciou com a publicação de Ou clavículas, livro de contos publicado pela Livros do Mal em 2002. Também participou de uma coletânea de literatura brasileira para a Mondadori e do Desordem, projeto da Bookstorming.

Paulo Scott escreve na orelha do livro sobre a narrativa desenvolvida por Baldi. “Não há como falar da pequena grande revolução que aconteceu na literatura produzida no Rio Grande do Sul na década passada sem mencionar o nome de Cristiano Baldi e o seu livro de contos intitulado Ou clavículas, editado pela lendária Livros do Mal. Dono de uma dicção sarcástica, de um olhar sarcástico, Baldi é desses autores que não temem escancarar o lado menos ambicioso, menos heroico do cotidiano das relações – dos fatos e dos resgates que nos cercam quando nos inclinamos sem bússolas às relações, aos afetos, às aventuras. Penso que esta novela tem muitos méritos não apenas ligados à construção narrativa em si, à história em si, mas à eleição da linguagem empregada e do tom de humor empregado.”

Cristiano Baldi nasceu em Caxias do Sul (RS). É escritor e professor de Escrita Criativa na PUCRS, onde fez mestrado e agora cursa o doutorado. Participou de diversas antologias e publicou, pela editora Livros do Mal, o volume de contos Ou clavículas, que foi adaptado para o teatro. Correr com rinocerontes é o seu primeiro romance.

Correr com rinocerontes foi contemplado em 2016 pelo Edital de financiamento FINANCIARTE da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul (RS). O projeto contou com a produção da Lynch Gestão Cultural.

O livro está à venda em diversas livrarias de Porto Alegre e do Brasil. A lista completa de pontos de venda pode ser consultada no site www.naoeditora.com.br. O livro também será lançado simultaneamente em versão eletrônica. O e-book estará à venda nas principais lojas online, como Amazon, Apple Store, além dos sites das livrarias Cultura, Saraiva e Travessa.

Não Editora – A Não Editora foi criada em 2007. Em dezembro de 2008, recebeu o Destaque de Editora do Ano no Prêmio Açorianos de Literatura. Seu conselho editorial é formado pelos escritores Antônio Xerxenesky, Guilherme Smee, Gustavo Faraon, Luciana Thomé, Rodrigo Rosp e Samir Machado de Machado.
LANÇAMENTO DE Correr com rinocerontes, com sessão de autógrafos do autor.
Data e horário: 7 de junho de 2017 (quarta-feira), a partir das 19h30min.
Local: Livraria Bamboletras (Rua Gen. Lima e Silva, 776 – Porto Alegre – RS). Entrada franca.