Instituto Estadual do Livro lança Caderno de Atividades ‘Tudo a Ler – Sexta-feira do Professor’

O Instituto Estadual do Livro (IEL), instituição da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SEDACTEL) e a Uniritter estão lançando em formato de e-book, o Caderno de Atividades dos seminários de formação de mediadores de leitura “Tudo a Ler/Sexta-Feira do Professor”. Com textos dos participantes do projeto, o fascículo digital deverá ser disponibilizado para escolas por meio da  Secretaria da Educação do Governo do Estado do RS, via e-mail, para professores de língua portuguesa das séries iniciais. Todos os interessados podem acessar http://ielrs.blogspot.com.br/.

Com apresentação e organização de Regina da Costa da Silveira,   professora do PPG Letras UniRitter, que coordenou o projeto de que resulta esta publicação e também assinou a introdução, a iniciativa tem  16 capítulos, incluindo dois depoimentos. O “Tudo a Ler/Sexta-Feira do Professor” consiste na interação dos professores, doutorandos e mestrandos do Programa de Pós-graduação (PPG) em Letras UniRitter com grupo de professores da rede pública estadual, visando oportunizar a formação continuada de mediadores de processos de leitura e de escrita. Os textos resultam dos diversos encontros realizados nas unidades FAPA e Zonal Sul da UniRitter e também na Feira do Livro de Porto Alegre, cujo público-alvo foram professores e bibliotecários de escolas públicas de escrita. A editoração e capa são assinados por Sérgio Oliveira de Campos e a edição e revisão, por Ana Laura de Montalvão Chaves e Corrêa, Elisa Henkin, Estevão Cogoy e Regina da Costa da Silveira; com apoio técnico de Andrea Russomano Barberena.

Os capítulos são: “Com óculos de Miguilim: memória individual e coletiva no ensino-aprendizagem”; “Atividades Interdisciplinares: conto ‘Os amores de Alminha’, de Mia Couto”; “A memória biográfico-cultural de Lila Ripoll”; “O jornal(ismo) na sala de aula”; “Criação de Podcasts em sala de aula”; “O uso do jornal como recurso pedagógico”; “O texto poético e o empenho do corpo”; “A função semiótica e a mediação do professor”; “Produzindo textos escritos nas séries finais do ensino fundamental”; “Leitura e escrita em sala de aula: uma proposta interdisciplinar a partir da plataforma Google for Education”; ”Da leitura à produção textual: reflexões sobre aspectos metodológicos”, “Poesia e performance: a leitura como presença do corpo e da voz”; “Ensino de língua e literatura em língua estrangeira/adicional” e “Projeto de Extensão ProLer UniRitter: O Teatro de Sombras como prática e incentivo à Leitura”. Nos testemunhos, Andrea Lauermann Tassinari fala sobre “O fazer pedagógico através da poesia e do jornal no ambiente escolar” e Cláudia Adriana de Souza Campos e Mônica Pellegrim Aigner, acerca de “A importância do ato de ler em diferentes suportes”.