Gênero, binarismo, cultura e política são temas de debate com Marie Hélène/Sam Bourcier
Um dos principais nomes dos Estudos de Gênero e da Teoria Queer na França traz à 63ª Feira do Livro de Porto Alegre suas reflexões sobre sociedade e relações entre poder e conhecimento. Marie-Hélène/Sam Bourcier convida o público para uma conversa sobre gêneros e sexualidade.
A atividade acontece no dia 19 de novembro, a partir das 16h30min, no Auditório Barbosa Lessa, no Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223), é uma realização em parceria com a Embaixada da França e tem mediação de Nanni Rios, formada em jornalismo e atuante na causa feminista, LGBT e de grande influência na cultura local.
Marie-Hélène/Sam Bourcier é formada/o em filosofia pela École Normale Supérieure, tem doutorado em Sociologia pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris, e atualmente integra o corpo docente da Université de Lille 3.
É um/a dos/as mais expressivos/as intelectuais da contemporaneidade que defende a condição étnica/racial, identidade de gênero e outras expressões de diversidade pautado/a em pesquisas e estudos jogando luzes em temas marginalizados.
Um de seus trabalhos mais importantes é a trilogia Queer Zones que contribuiu significativamente para a introdução da Teoria Queer na França. Sua obra ainda não ganhou tradução para o português.
Dedicando-se a reflexões inovadoras no campo da Teoria Queer, Bourcier explora temáticas que se tornaram marcadores sociais, atualizando o debate no campo da identidade, do feminismo e propondo ainda uma nova compreensão da Teoria Queer.
A participação de Marie-Hélène/Sam Bourcier na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre é fruto da parceria com Embaixada da França no Brasil e Institut Française Brasil.