Definidos os finalistas do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras – Premiação em 12 de dezembro

Já foram definidos os finalistas do primeiro concurso literário lançado este ano pela Academia Rio-Grandense de Letras e a cerimônia de entrega do Prêmio ARL será dia 12 de dezembro, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), auditório Barbosa Lessa, às 19 horas.

Os indicados para o Troféu Alceu Wamosy, categoria Poesia, são os escritores Demétrio de Azeredo Soster, com o livro Quase coisa (Editora Catarse), Germana Zanettini, com Eletrocardiograma (Editora Laranja Original), e Maria do Carmo Campos, com Cenas mínimas (Editora Libretos).

Para a categoria Dissertação Acadêmica, Troféu Dyonélio Machado, foram selecionados Daniele Marcon, da Universidade de Caxias do Sul, com a tese Afinal de contas, o que é um gaúcho? Erico Verissimo e as identidades regionais do Rio Grande do Sul, e Fabrício Antônio Antunes Soares, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com Farrapos de estórias: romance e historiografia da Farroupilha (1841-1999).

Os troféus, fundidos em bronze, foram confeccionados pelo artista Lucas Strey.

A ARL foi fundada em 1901 e é filiada à Federação das Academias de Letras do Brasil. Atualmente tem 40 membros, eleitos por critérios de mérito literário e relevância na cena literária gaúcha. Sua sede preserva uma pinacoteca com obras doadas e uma biblioteca com livros de escritores do Estado, além de documentos de memória da instituição.

Data: 12 de dezembro
Horário: 19h às 22h
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – Auditório Barbosa Lessa – 4º andar (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico)