De Trump a Bolsonaro: Livro “Novas Mídias, Novos Políticos” explora o uso do Twitter por políticos em 4 países

O que Donald Trump e Jair Bolsonaro têm em comum? Ambos fazem parte do grupo de 40 políticos estudados pelo jornalista e professor do Curso de Jornalismo da Urcamp Lucas Rohan durante o mestrado na Universidade Nova de Lisboa (UNL), entre 2015 e 2017. O resultado do estudo, o livro “Novas Mídias, Novos Políticos”, será publicado pela editora paulista Porto de Ideias e lançado neste sábado (20/11) durante a Feira do Livro de Bagé (RS).

“Me aprofundei no uso do Twitter pelos políticos mais importantes de Brasil, Estados Unidos, Espanha e Portugal e analisei mais de 10 mil tweets de 40 contas”, explica Rohan. Ele conta que a análise foi feita com base nas publicações de novembro de 2017, mês da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos.

A pesquisa apresenta os detalhes do uso da rede social pelos políticos, como frequência de publicações, tipo de conteúdo preferido e indícios de interação. “A interação é a base das redes sociais. Ela é responsável pelas transformações que ocorrem nelas. Portanto uma estratégia de sucesso nas redes sociais precisa incluir interação com os demais usuários”, defende o autor do estudo.

O estudo indica a existência de dois perfis básicos de políticos na rede social Twitter: o “político no Twitter” e o “Twitter do político”. O último, segundo o autor, é burocrata, oficioso e pouco atrativo. São perfis utilizados como uma extensão das assessorias de imprensa. Já o “político no Twitter” é informal, adaptado à linguagem da rede, interativo e atrai atenção de seus seguidores. São os casos do então candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, e do então deputado Jair Bolsonaro. “Ambos priorizam o uso do que chamei de tweets ‘puros’, que são formados somente por texto e, em geral, trazem a opinião do político ou informações relevantes”, explica Rohan.

“O trabalho de Lucas Rohan neste contexto constitui um importante avanço no conhecimento nesta área em concreto dado que trabalha justamente a questão dos novos media e da nova política e o modo como o Twitter tem estado ao serviço dos políticos, estudando as novas relações entre representados e representantes possibilitada pelo contato direto através das redes sociais da Internet”, afirma o professor Dr. Francisco Rui Cádima, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa.

Cádima, coordenador do mestrado em Novas Mídias da FCSH e orientador do trabalho, identifica no estudo um auxiliar indispensável para quem procura ocupar um espaço estratégico nas redes sociais, divulgar ações e ter um processo assertivo e com impacto.

O professor assina o prefácio do livro, no qual aponta que “a fase de experimentação gradual de transformação na maneira como os políticos entendem essas ferramentas, referida por Rohan, está praticamente no seu termo, isto é, nalgumas situações, veja-se o caso de Donald Trump, assumiu mesmo uma dimensão crítica de grande complexidade no panorama da política global, e não apenas local.”

O livro “Novas Mídias, Novos Políticos” pode ser adquirido on-line, no site da editora Porto de Ideias: http://www.portodeideias.com.br/novas-midias-novos-politicos.html

Lucas Rohan: Natural de São Francisco de Assis (RS), mas criado no Alegrete, é jornalista formado em 2010 pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp) em Bagé (RS). Concluiu em 2017 o mestrado em Novas Mídias pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL) em Portugal. Possui mais de 15 anos de experiência profissional como repórter, assessor de imprensa e correspondente. Atualmente é professor do Curso de Jornalismo da Universidade da Região da Campanha e repórter de TV.