Feira do Livro de Porto Alegre – Destaques da programação da área adulta e infantojuvenil

Destaques da programação da área adulta e infantojuvenil

Programação conta com mais de 700 sessões de autógrafos. Abertura oficial acontece no dia 1º de novembro, às 19h, no Teatro Carlos Urbim.

 

Na manhã desta quarta-feira (25), foi divulgada a programação da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. O tema dessa edição é “Tempo pra ler, todo mundo tem”. O evento contou com a presença do presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Marco Cena Lopes, e das coordenadoras da programação da Feira do Livro, Jussara Rodrigues e Sônia Zanchetta, que destacaram pontos da programação para a imprensa.

Jussara Rodrigues, coordenadora da programação para o público adulto, destaca as várias mesas de diversidade dessa edição. A participação do ganhador do Prêmio Nobel, o nigeriano Wole Soyinka, no dia 18 de novembro, também é um dos pontos que merecem reconhecimento. Outro atrativo é a delegação dos países nórdicos”, principalmente dos três autores David Lagercrantz, Kim W. Andersson e Carl Jóhan Jensen” diz. Confira a programação do escritores escandinavos aqui: http://bit.ly/paisesnordicos. Uma atividade lembrada também foi uma mesa sobre humor com escritor Luis Fernando Verissimo, o português Ricardo Pereira e o ator e humorista, Gregório Duvivier, no dia 8 de novembro. Serão 746 sessões de autógrafos, e haverá homenagens para os escritores Luis Fernando Veríssimo, Luiz Antonio de Assis Brasil, Armindo Trevisan, Maria Carpi e o músico Belchior, falecido no início do ano.

Sônia Zanchetta, coordenadora da programação área infantil e juvenil, lembrou que dessa vez a área estará toda na Praça. Ela destaca autores, como o Sérgio Vaz, “que se comunica muito bem com o público jovem”, diz. E também a programação focada em professores, bibliotecários e mediadores de leitura. Assim como o Seminário “A arte de contar histórias”, a 12ª edição da Mutação na Feira, que traz quadrinhos e cultura pop, e “já tem um público certo”, explica. Acontece também o Colóquio de Literatura e Infância – Diálogos com as Matrizes Africanas, com participação dos escritores Júlio Emílio Braz e Otávio Jr, entre outros.

Link para download das fotos do evento, com crédito de Luis Ventura/CRL.: https://www.dropbox.com/sh/0q28v2kexi4gq87/AACyx-SwIYkE2ertHBdl9mKOa?dl=0.

A 63ª Feira do Livro de Porto Alegre é uma realização da Câmara Rio-Grandense do Livro em parceria com Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Patrocinadores máster: Braskem, BNDES, Zaffari. Banco Oficial da Feira: Banrisul. Seja Vero. Patrocínio Especial Encontros com o Livro: Santander Cultural. Patrocínio Especial Tenda de Pasárgada: SulGás. Patrocinador Especial da Praça de Alimentação: Dado Bier. Patrocinador Especial do Espaço do Conhecimento: Petrobras. Apoio Especial: Prefeitura de Porto Alegre. Financiamento: Pró-cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre

A Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955 por incentivo do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, junto aos livreiros e editores da cidade. O evento é considerado referência no país por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade.

A 63ª edição ocorre de 1º a 19 de novembro de 2017 e, entre os destaques da programação, estão Conceição Evaristo, Otávio Jr., Daniel Munduruku, Sergio Vaz, Ondjaki, Ricardo Araújo Pereira, Rosana Rios e Manuel Filho, entre dezenas de outros convidados, além de uma delegação de doze autores dos países nórdicos, região homenageada pelo evento. Todas as atividades têm entrada gratuita.

Sobre a Câmara Rio-Grandense do Livro

A Câmara Rio-Grandense do Livro é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo unir entidades e empresas que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e seu fomento, a difusão do gosto pela leitura, a formação de leitores e o fortalecimento do setor livreiro. A entidade conta com mais de 140 de associados, entre editores, livreiros, distribuidores e outras instituições que se dedicam à produção, à comercialização e à difusão do livro, todas com sede ou filial no Rio Grande do Sul.