São Leopoldo – Praça da Biblioteca recebe shows e oficinas gratuitas nesse domingo
Projeto Ruas Cobertas de Crianças reúne música autoral infantil e atividades formativas
São Leopoldo é a segunda cidade do Estado a receber a Mostra de Música Autoral Infantil Gaúcha – Ruas Cobertas de Crianças, projeto que se propõe a aproximar as crianças da música infantil de qualidade. O evento, contemplado pelo Prêmio Empreendedor Cultural – 3ª Edição, com patrocínio da RGE Sul e apoio institucional da Cida Planejamento Cultural, acontece nesse domingo, dia 12, na Biblioteca Municipal Viana Moog.
As atividades iniciam na parte da manhã, com duas oficinas de música – uma voltada a educadores e outra destinada a pais e filhos. Já na parte da tarde, a partir das 15h, todos estão convidados a assistir aos espetáculos do Grupo Aquarela, Cuidado que Mancha e Claudio Levitan ao ar livre, na Praça da Biblioteca.
A Banda de Fanfarra João Goulart, com 35 alunos instrumentistas da escola municipal homônima, fará a abertura do evento. Orientado pelo professor Igor Ricardo Violi, o grupo toca músicas de cancioneiros populares desde 2014. Após, nos intervalos dos shows, a escola Pakua de São Leopoldo vai oferecer oficinas para as crianças. Dentre elas, Arte Marcial, Arqueria, Cosmodinâmica e Acrobacia.
Oficina de Musicalização gratuita para educadores amplia o repertório e enriquece o ensino da música em sala de aula
Às 9h, a Oficina de Musicalização para Educadores propõe aos participantes um panorama da música para crianças produzida no Brasil e a vivência de práticas artísticas que poderão sensibilizá-los para o trabalho com seus educandos, como jogos e exercícios musicais. Raquel Grabauska e Claudio Veiga, músicos com relevância no cenário musical infantil do RS, são os ministrantes da atividade.
Na Oficina de Música para pais e filhos, às 11h, haverá uma vivência corporal, proposta através de jogos, exercícios e brincadeiras em grupo que irão explorar os elementos que constituem a música, como melodia, harmonia, timbre, ritmo, entre outros.
Para participar das oficinas, interessados devem enviar e-mail para ruascobertasdecriancas@gmail.com ou acessar o site www.ruascobertasdecriancas.com.br. As vagas são limitadas.
Idealizada pela Jazz Produtora de Arte em parceria com a Imago Produtora, a Mostra de Música Autoral Infantil Gaúcha procura divulgar e fortalecer a música enquanto ferramenta de diversão e reflexão para os pequenos.
Serviço
Ruas Cobertas de Crianças – Mostra de Música Autoral Infantil
Edição São Leopoldo
Dia 12/11, domingo
Local: Biblioteca Municipal Viana Moog
9h – Oficina de Musicalização para Educadores e interessados
11h – Oficina de Música para Pais e Filhos
Ministrantes: Cláudio Veiga e Raquel Grabauska
Local: Praça da Biblioteca
A partir das 15h
Espetáculo de abertura – Banda de Fanfarra João Goulart
Espetáculo “Cuidado que Ronca” – Grupo Cuidado que Mancha
Show de Claudio Levitan
Espetáculo “Nessa Festa tem Bagunça” – Grupo Aquarela
Artistas
Cláudio Levitan nasceu em Porto Alegre em 1951. É arquiteto e autor de espetáculos infantis, como A maldição do castelo e a opereta Pé de Pilão. Escreveu O porão misterioso (L&PM, 2000), Prêmio Açorianos de Literatura Infantil no ano seguinte. Publicou também Tangos & Tragédias em quadrinhos, com desenhos de Edgar Vasques, além de ter participado de várias antologias de contos. Têm três CDs infantis gravados: O primeiro disco, Minha longa milonga e com.pacto.triplo, com os quais ganhou vários prêmios.
O Grupo Aquarela surgiu em 2011 com a finalidade de unir música e teatro em um trabalho lúdico voltado ao público infantil e desde a estreia de seu primeiro espetáculo, “Musica de Imaginar”, em 2012, vem amadurecendo e se consolidando. Em 2013, estreou seu segundo espetáculo, “Nesta Festa tem Bagunça”, um show com influências teatrais e circenses.
O Cuidado Que Mancha é um grupo de teatro, música e literatura. Foi fundado em 1995 por Gustavo Finkler e Jackson Zambelli. Desde o começo, a busca por sonoridades diferentes, timbres inusitados e mistura de ritmos brasileiros já estava presente. A Mulher Gigante, um musical para crianças que virou espetáculo, disco e livro-cd, foi também o primeiro disco para crianças do RS. Com o espetáculo Cuidado que Ronca, a trupe se dedica ao universo dos bebês.
Contemplado pelo Prêmio Empreendedor Cultural – 3ª Edição, com patrocínio da RGE Sul e apoio institucional da Cida Planejamento Cultural, o projeto Ruas Cobertas de Crianças – Mostra de Produção Musical Autoral Infantil Gaúcha é uma realização da Jazz Produtora de Arte, com gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora e apoio das prefeituras de Arroio do Meio e São Leopoldo.