Dia 19: Show no Dante Barone homenageia Che Guevara

O musical Canto épico a la ternura será apresentado nesta quinta (19/10), às 20h30m, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS. Promovido pela Associação Cultural Jose Marti do RS, o evento tem entrada é franca.

O tributo a Ernesto Che Guevara traz ao palco os músicos, compositores e intérpretes Leonardo Ribeiro, Ernesto Fagundes, Demétrio Xavier, Plablo Lanzoni, Marisa Rotemberg, Mário Falcão, Tonda Pecoits, Everson Vargas, Claudio Sander e Giovanni Berti. No repertório, além de canções próprias dedicadas ao cubano, eles apresentam canções escritas por autores ibero americanos em homenagem ao líder guerrilheiro após a sua morte.

Exposição e livro

Antes, no saguão do teatro, o público pode conhecer a exposição Che, hasta siempre. Trata-se da primeira apresentação pública do projeto que reúne 20 obras de renomados artistas do desenho e da charge do Estado. As obras de Eugênio Neves, Santiago, Vicente, Hals, Juska, Uberti e Doro representam a figura e os sonhos de um revolucionário que pensou e lutou incansavelmente para libertar os povos da África, Ásia e América Latina da exploração capitalista e do domínio imperialista.

Após o show, o escritor cubano Carlos Tablada conduz debate de lançamento da sua obra Che e o marxismo”.  Para o autor, “do pensamento de Che a humanidade pode nutrir-se, porque ele calou profundamente na natureza de seus problemas”. Tablada também lembra que o revolucionário cubano defendeu a união como forma de “construir um futuro para os povos”.

As atividades em homenagem a Che nos 50 anos de sua imortalidade, segundo a Associação Cultural José Martí do RS, demonstram o desejo de reverenciar a vida e a obra do imortal líder internacionalista, assassinado pelo exército da Bolívia – e a mando da CIA -, em 9 de outubro de 1967.