Palestra na UFCSPA discute “Você sabe quanto tempo tem o tempo?”

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Após palestra da astrônoma Daniela Pavani haverá sessão de visualização do céu no Observatório Astronômico da UFRGS

O Ciência das 5h discute ” Você sabe quanto tempo tem o tempo” na quinta-feira (22/09), às 17h, no anfiteatro Heitor Masson Cirne Lima, no 2º andar do prédio 3 da UFCSPA. O evento será dividido em dois momentos: no primeiro, a palestra com a professora da UFRGS e astrônoma Daniela Pavani e no segundo, uma sessão de visualização do céu no Observatório Astronômico da UFCRGS, na Av. osvaldo Aranha, s/nº, ao lado da Praça Argentina. A mediação será do professor Mirko Sánchez (coordenador do curso de Física Médica da UFCSPA). A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

A pesquisadora falará de Astronomia a partir do resgate da relação da humanidade, homens e mulheres, com a natureza e de como a observação de fenômenos como, a presença/ausência da luz, presença/ausência da Lua no céu diurno e noturno e suas fases contribuiram para criar categorias mentais, entre elas o tempo. Daniela explica que, ao longo da história, o ser humano passou da observação dos fenômenos para o registro e depois para a tentativa de explicá-los e decifrá-los. “Neste processo desenvolvemos ferramentas, como o próprio relógio, para contar o tempo. Meu foco é mostrar a Astronomia como fio condutor dessa história e desses processos”, explica Daniela.

Conheça a palestrante
Daniela Pavani é professora de Astronomia do Instituto de Física(IF) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (IF/UFRGS), mestre em Física e doutora em Ciências (UFRGS). Realizou quatro pós-doutorados, um no Instituto de Astronomia, Geofísica, Ciências Atmosféricas da USP e três no Instituto de Física da UFRGS. Em maio, recebeu o prêmio, Mulher Cidadã 2016 (Assembleia Legislativa), em função do trabalho de educação científica realizado nos projetos de extensão: observatório educativo itinerante, aventureiros do universo e meninas na ciência, que busca estimular meninas a seguirem carreiras científicas.