Biblioteca Pública celebra Semana Estadual do Livro com atividades gratuitas

A Biblioteca Pública do Estado (BPE) promove diversas ações na Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura 2017, todas com entrada gratuita. De 17 a 22 de abril, novos sócios estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição. Neste período também ocorrerá a Semana do Perdão, em que serão isentos do pagamento de multa quem estiver com livros atrasados, para serem devolvidos.

No dia 18 (terça), na sede da Biblioteca Estadual, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP-RS) realizará ação com atendentes de bibliotecas públicas municipais, das 13h30min às 17h30min. O “Conversando Sobre a Biblioteca” consiste no treinamento de equipes de bibliotecas públicas de municípios do RS e entrega de kits de livros. Também neste dia, o projeto Chapéu Acústico, às 19h, tem como convidado Cristian Sperandir, em show de jazz e bossa nova, com contribuição espontânea.

Dia 19 (quarta), às 18h, terá vez a palestra “A Construção do Romance Histórico”, com o escritor Sérgio Luiz Gallina, voltado a criação de romances históricos. Pesquisador da Idade Média focado no período das Cruzadas, membro da Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH/RS), participou de atividades acadêmicas na condição de palestrante, comunicador e mediador. Às 19h30min será realizado o Sarau Poético “E Se Alguém o Pano” baseado no livro de Eliane Marques, da Escola de Poesia Aprés Coup, que ganhou o Troféu Açorianos de Literatura na categoria Poesia 2016.

No Clube de Leitura, dia 20 (quinta), às 16h será exibido o filme “O Homem de La Mancha” (Itália-EUA/1972/2h12min). Dirigido e produzido por Arthur Miller, com roteiro de Dale Wasserman, longa tem no elenco Peter O’Toole (Don Quixote, Cervantes e Alonso Quijana), Sophia Loren (Dulcineia, a amada do protagonista e Aldonza) e James Coco (Sancho Pança). Durante a Inquisição na Espanha, Miguel de Cervantes é preso como herege, por propagar pensamentos subversivos. Ele é jogado em um calabouço, ocupado também por ladrões e assassinos, e ‘julgado’ pelos prisioneiros. Para se defender, conta a história de um homem idoso, que passa os dias e as noites lendo e só consegue ver a injustiça e a trapaça triunfarem. Torna-se então um cavaleiro errante, conhecido como Don Quixote de la Mancha, que decide lutar contra as injustiças do mundo.

Sábado, dia 22 de abril (sábado), haverá Feira de Troca de Livros e Livros Livres (doações de livros que a biblioteca já possui ou não são do perfil de seu público – livros na fachada), das 14h às 18h.

No domingo, dia 23 de abril (domingo) haverá recital de música barroca com “As Mulheres de Bah”, às 17h30min. Contribuição espontânea. O grupo é fruto do encontro de sete talentosas mulheres de Porto Alegre que, juntas, interpretam música do período barroco, dando um toque feminino à composições de Bach, Vivaldi, Handel, dentre outros.

As harmonias do cravo se misturam ao som das cordas e flauta e se contrapõem às belas melodias da voz, dando um colorido e um toque diferenciado à música deste grupo da capital gaúcha. Na formação, Andiara Mumbach (Soprano), Ana Lascano (Flauta transversal), Manoela Lampert (Violino), Rosângela dos Santos (Violino e Viola), Estela Kohlrausch (Viola) Bianca D’avila (Cello) e Luciana Malacarne (Piano/Cravo).

Serviço:

Isenção de Taxa de Adesão/Semana do Perdão:
Sinopse: Ação para novos sócios e quem tiver livros a serem devolvidos
Dia: 17 a 22 de abril (segunda a sábado)
Hora: das 9h às 19, de segunda a quinta e das 14h às 18h (sábado), sendo que dia 21 a BPE estará fechada, em função do feriado de Tiradentes.

Conversando Sobre a Biblioteca
Sinopse: Treinamento de equipes de bibliotecas públicas do RS e distribuição de kits de livros.
Dia: 18 de abril de 2017 (terça-feira)
Hora: das 13h30min às 17h30min.

Chapéu Acústico
Sinopse: Show de Cristian Sperandir
Dia: 18 de abril de 2017 (terça-feira)
Hora: 19h

A Construção do Romance Histórico
Sinopse: Palestra com escritor Sérgio Luiz Gallina, pesquisador da Idade Média
Dia: 19 de abril de 2017 (quarta-feira)
Hora: 18h

E Se Alguém o Pano
Sinopse: Lançamento Literário da Escola de Poesia Aprés Coup
Dia: 19 de abril de 2017 (quarta-feira)
Hora: 19h30min

Filme ‘O Homem de La Mancha’ de Arthur Miller
Sinopse: Atividade do Clube de Leitura
Dia: 20 de abril de 2017 (quinta-feira)
Hora: 16h

Feira de Troca de Livros e Livros Livres
Dia: 22 de abril de 2017 (sábado)
Hora: das 14h às 18h

Recital “As Mulheres de Bah”
Dia: 23 de abril de 2017 (domingo)
Hora: 17h30min