Ospa apresenta ‘Festival Tangos’ no Araújo Vianna

A orquestra prepara um grande concerto gratuito com clássicos do estilo musical. É no dia 19 de novembro, domingo, às 11h. Carlitos Magallanes é o convidado especial da exibição.

Foto: Mariana Sirena

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) preparou uma fina seleção de tangos para o seu próximo concerto no Auditório Araújo Vianna. No dia 19 de novembro, domingo, às 11h, obras de consagrados compositores do estilo musical ganham roupagem especial em arranjos orquestrais. A regência fica a cargo do maestro Arthur Barbosa. O solista convidado da exibição é o músico, arranjador e regente uruguaio Carlitos Magallanes, referência no gênero, que já se apresentou ao lado de Fito Páez, Hique Gomez, Família Lima e Paula Fernandes. Os dançarinos Marlise Machado e Maurício Miranda fazem performances a partir da trilha sonora. Na ocasião, a sinfônica homenageia os 100 anos de “La Cumparsita”, música considerada o “tango dos tangos” e reverenciada no mundo inteiro. A entrada é franca com distribuição de senhas (informações a seguir).

Sobre o Programa

Carlitos Magallanes toca bandoneón, um instrumento de palhetas livres semelhante a um pequeno acordeão muito utilizado no tango. No concerto da Ospa, ele será acompanhado por Dunia Elias (piano) e Patricia Magallanes (voz). Eles participam da interpretação das quatro primeiras músicas do programa: “Nocturna”, de Julián Plaza (1928-2003) e “El Dia que Me Quieras”, de Carlos Gardel (1890-1935), além de “Adios Nonino” e “Balada para un loco”, de Astor Piazzolla (1921-1992).

Nas mãos de Piazzolla, o tango argentino deixou de ser apenas música de salões de baile e passou a estar presente nas salas de concerto. Ele revolucionou o tango introduzindo elementos do jazz e da música erudita nas composições. Dele, a Ospa apresenta, ainda, “Inverno Porteño”, “Oblivion” Revisitado (com solos de Emerson Kretschmer, violinista da Ospa), “Primavera Porteña” “Verano Porteño”.

Peças de outros nomes lendários do gênero, como “Tanguera” de Mariano Mores (1918-2016), “Remembranzas” de Mario Melfi (1905-1970) e “La Trampera” de Aníbal Troilo (1914 – 1975), também integram o repertório do espetáculo. Por fim, a sinfônica brinda o público com “La Cumparsita”, tango de Matos Rodriguez (1897-1948) que é hino popular e cultural do Uruguai e que, em 2017, completa 100 anos.

Os arranjos são de Carlos Garofali, Alejandro Drago e Arthur Barbosa.

Distribuição de senhas:
Sábado, dia 18/11, das 10h às 17h, na bilheteria do Auditório
Domingo, dia 19/11, das 8h às 11h, na bilheteria do Auditório
Cada pessoa poderá retirar duas senhas.

Sobre a Série Araújo Vianna

Lançada em 2015, a série resulta de uma parceria entre a Fundação Ospa e as secretarias Municipal de Cultura e Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.  O seu objetivo é apresentar nomes da música popular gaúcha e nacional em parceria com a Ospa, dando assim continuidade a um histórico de apresentações da orquestra no Auditório Araújo Vianna iniciado em 1954 pelo próprio fundador da Ospa, o maestro Pablo Komlós.

Sobre o maestro

Arthur Barbosa é compositor, regente, violinista e arranjador. Integra a Ospa desde 1998. Iniciou seus estudos de violino com Alberto Jaffé e foi aluno de Rafael Garcia e Yerko Tabilo. Como violinista, possui uma vasta experiência orquestral, inclusive como spalla, tendo tocado em mais de dez orquestras profissionais como a Sinfônica da Paraíba, a Municipal de Campinas, a Filarmônica de Santiago (Chile) e a de San Luis (Argentina). Em 1999, começou a estudar regência. Como maestro, é frequentemente convidado de orquestras no Brasil, nos Estados Unidos e Europa. Desde fevereiro de 2012, é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) e, desde março de 2014, é regente da Ospa Jovem – Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa. É também um dos fundadores e principal regente do projeto “Terra Symphony Orchestra” em Nova York. Desde 2013 atua como regente naquela cidade. Entre 2015 e 2016, foi membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil.

Concerto da Série Araújo Vianna | Festival Tangos
Quando: 19 de novembro, domingo, às 11h
Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, s/nº – Redenção)
ENTRADA FRANCA
Distribuição de senhas:
Sábado, dia 18/11, das 10h às 17h, na bilheteria do Auditório
Domingo, dia 19/11, das 8h às 18h, na bilheteria do Auditório
Cada pessoa poderá retirar duas senhas.
PROGRAMA
Julian Plaza: Nocturna
Carlos Gardel: El dia que me quieras
Astor Piazzolla: Adios Nonino
Astor Piazzolla: Balada para un loco
Mariano Mores: Tanguera
Mario Melfi: Remembranzas
Astor Piazzolla: Inverno Porteño
Astor Piazzolla: Oblivion (Revisitado) | Solos: Emerson Kretschmer (violino)
Astor Piazzolla: Primavera Porteña
Anibal Troilo: La Trampera
Astor Piazzolla: Verano Porteño
Matos Rodriguez: La Cumparsita
Arranjos: Carlos Garofali, Alejandro Drago e Arthur Barbosa
Regente: Arthur Barbosa
Solistas: Carlitos Magallanes (bandoneón), acompanhado por Dunia Elias (piano) e Patricia Magallanes (voz)