Festival de Teatro da CCMQ vai apresentar e premiar espetáculos vencedores de festivais do RS

Todos os espetáculos têm entrada gratuita.

Foto: Ramon Brant

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) promove de 6 a 10 de dezembro o II Festival Estadual de Teatro do Rio Grande do Sul – FESTE. Realizado em conjunto com o Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen) e as Coordenações dos Festivais de Teatro do Interior, o evento é um panorama da produção teatral de todo Estado. Ao todo serão treze espetáculos concorrentes, indicados por cada um dos festivais realizados ao longo do ano, mais os espetáculos de abertura e encerramento. Toda a programação é gratuita.

O FESTE é uma iniciativa dos coordenadores de festivais espalhados pelo RS, com o intuito de criar um canal de interlocução entre a produção teatral do interior com a capital, possibilitando um espaço de visibilidade e comunhão entre realizadores e público.

Integram a comissão do FESTE: Art In Vento – Festival de Teatro de Osório; 12° Festcarbo (Arroio dos Ratos); 21° Três Coroas em Ação, Festival de Esquetes de Campo Bom; FEVITE – Festival Viamonense de Teatro (Viamão); XXIV Festivale de Rolante; Rosário em Cena (Rosário do Sul); Cena Viva 2017 – Festival de Teatro de Santa Rosa; 8° Festival de Teatro de Uruguaiana; Festival Internacional de Teatro Cidade dos Anjos – Santo Ângelo; Cena Livre 2017 – Festival de Teatro Uruguaianense (Uruguaiana), Santiago em Cena e FIT – Itaqui.

“O FESTE marca o encerramento do ano da Casa de Cultura Mario Quintana, que inovou nesta temporada como realizadora de programação própria. Foram mais de 15 projetos com sucesso de público, como o Cenas Diversas, Fashion Black, Audições Comentadas, Teatro de Rua na Travessa, A Casa Dança, Periferia na Casa, além de diversos projetos já existentes que foram mantidos. Como eixo teve a diversidade étnico-racial e de gênero, a pluralidade de linguagens artísticas e a formação artística”, diz Jessé Oliveira, diretor da Casa de Cultura Mario Quintana.

A abertura do FESTE ocorre no dia 6 de dezembro, às 20h, no Teatro Bruno Kiefer, com a apresentação do espetáculo convidado O Feio (Porto Alegre), do dramaturgo contemporâneo Marius von Mayenburg.

Prêmios Açorianos de Espetáculo (júri oficial e júri popular) e Ator Coadjuvante (Paulo Roberto Farias), O Feio se propõe a refletir sobre o culto à beleza e a autenticidade na sociedade de consumo. Privado do sucesso profissional por ser feio, Lette encontra na cirurgia plástica a solução para ascender socialmente. Uma sequência de fatos, porém, o deixa perdido em indagações acerca de sua própria identidade.

Em 2013 a montagem foi contemplada com o Prêmio de Teatro Myriam Muniz na categoria Circulação, sendo apreciado por públicos de quatro estados brasileiros, nas cidades de Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Em 2015 o espetáculo foi convidado para participar na mostra competitiva da 43ª edição do Festival Nacional de Teatro – FENATA, na cidade de Ponta Grossa (PR). O Feio recebeu o prêmio de melhor espetáculo da categoria “Teatro Adulto” e também conquistou os prêmios de melhor direção, para Mirah Laline; sonoplastia, Manu Goulart; iluminação, Lucca Simas e Luciana Tondo; atores coadjuvantes, Paulo Roberto Farias e Marcelo Mertins; e atriz coadjuvante, Danuta Zaghetto.

No dia 7 tem Seu Nariz? Meu Nariz! (Porto Alegre), Mente que Vagueia (Bagé), Sonho de Voar (Novo Hamburgo) e O Diário de um Louco (Osório). Além dos espetáculos, o FESTE vai promover a oficina “A Estética do Teatro do Oprimido”, com a carioca Bárbara Santos, do Centro do Teatro do Oprimido (CTO) Berlin | Rio de Janeiro. Bárbara aproveitará a ocasião para lançar o livro “Teatro do Oprimido – Raízes e Asas”.

PROGRAMAÇÃO
06 DEZ | Quarta-feira
20h – Espetáculo O Feio (Porto Alegre)
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ

07 DEZ | Quinta-feira
14h – Espetáculo Seu Nariz? Meu Nariz!
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ

15h30 – Mente que Vagueia (Bagé)
Local: Teatro Carlos Carvalho – 2º andar da CCMQ

18h – Lançamento do livro “Teatro do Oprimido – Raízes e Asas”, de Barbara Santos (CTO Berlin | Rio de Janeiro).
Local: Hall do Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ

19h30 – Espetáculo Sonho de Voar (Novo Hamburgo)
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ

21h – Espetáculo O Diário de um Louco (Osório)
Local: Teatro Carlos Carvalho – 2º andar da CCMQ

08 DEZ | Sexta-feira
9h – Oficina A Estética do Teatro do Oprimido, com Bárbara Santos (Rio Janeiro)
Local: Sala Marcos Barreto – 4º andar da CCMQ

14h – Espetáculo A Princesa Barbada  (Três Coroas)
Local: Teatro Carlos Carvalho – 2º andar da CCMQ

15h30 – Espetáculo O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá (Rio Grande)
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ

19h30 – Espetáculo Greta Garbo, quem diria, Acabou no Irajá (Novo Hamburgo)
Local: Teatro Carlos Carvalho – 2º andar da CCMQ

21h – O Que os Olhos Não Veem (Guaíba)
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ

09 DEZ | SÁBADO
14 – Espetáculo Minhoca (Rosário do Sul)
Local: Espetáculo Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ

19h30 – Espetáculo Sonho de uma Noite de Verão (Rio Grande)
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ

21h – Auto da Compadecida (Harmonia)
Local: Teatro Carlos Carvalho – 2º andar da CCMQ

22h – FESTÊ
Local: Teatro de Arena (Escadaria da Borges de Medeiros)

10 DEZ | Domingo
14h – Espetáculo Sinônimos (Santiago)
Local: Teatro Carlos Carvalho – 2º andar da CCMQ

19h – Encerramento e premiação