Festival de Teatro da Casa de Cultura Mario Quintana apresenta quinta-feira (7) espetáculos de teatro e lançamento de livro

O II Festival Estadual de Teatro do Rio Grande do Sul (FESTE) continua nesta quinta-feira (7), com quatro peças teatrais e o lançamento do livro “Teatro do Oprimido – Raízes e Asas: Uma teoria da Práxis”, de Bárbara Santos. A entrada é gratuita, e as senhas serão distribuídas uma hora antes na bilheteria dos teatros. Para o lançamento da publicação não é necessário senha.

Às 14h, ocorre o espetáculo “Seu Nariz? Meu Nariz!”, do grupo Esquadrão Teatral, de Porto Alegre, no Teatro Bruno Kiefer. A peça conta a história de Álica, uma adolescente como qualquer outra, que tem seus sonhos e medos. Mas por causa de uma prova escolar, acaba arrumando confusão com uma garota que promete vingar-se assim que possível! Enquanto Ali busca uma saída para consertar o mal-entendido, é surpreendida por um bibliotecário que a presenteia com um livro mágico. O que a faz viajar para um reino de seres fantásticos, e lá, ela deve cumprir uma missão. A maldição de Rúbia, uma poderosa bruxa pode acabar com Ali, mas sua vontade de salvar o reino, seus novos amigos e superar seus medos é maior do que qualquer obstáculo.

O grupo Esquadrão Teatral nasceu através do Centro de Interesse – projeto de 2017 do Centro Social Marista da Juventude. A ideia era que os educadores apresentassem algumas propostas de oficinas, para que os educandos pudessem optar por uma e realizá-la durante o semestre. O Centro de Interesse do grupo é o de Montagem Teatral. As metas individuais são iniciar o trabalho do ator, com a criação do personagem, exercícios de expressão corporal e de aquecimento vocal, aprofundando também os jogos teatrais.

Às 15h30, será a vez da peça “Mente Vagueia”, do grupo Cia de Teatro Parceiro, de Bagé, que acontece no Teatro Carlos Carvalho. Um contador de história chamado Sabino, velho e errante homem do sertão, narra alguns episódios vividos por ele. A partir dessa narrativa, o personagem fala sobre acontecimentos do passado, rememora pessoas e locais, expõe pensamentos sobre várias questões de um indivíduo no seu interior, intimidade e solidão.

O texto, a direção e a atuação são de Denildo Miranda; a iluminação de Gabriel Medeiros e Denildo Miranda; e a sonoplastia de Denildo Miranda, tendo como operadora Samara Coutinho. Apoio e contrarregra de Marley Teixeira.

livro “Teatro do Oprimido – Raízes e Asas: Uma teoria da Práxis”, de Bárbara Santos, será lançado em Porto Alegre, às 18h, no Hall do Teatro Bruno Kiefer. A publicação combina teoria e prática para a análise do método do Teatro do Oprimido, uma criação do brasileiro Augusto Boal. Propõe uma discussão sobre os conceitos que fundamentam o método em articulação com os avanços e desafios de sua práxis.

A autora trabalhou duas décadas com Augusto Boal como coordenadora do Centro de Teatro do Oprimido (CTO), na concepção e no desenvolvimento do Teatro Legislativo e da Estética do Oprimido. Desde 2009, vive na Alemanha, onde é diretora artística do espaço para o Teatro do Oprimido em Berlim – Kuringa. Difusora do Teatro das Oprimidas, inovadora experiência estética sobre opressões enfrentadas por pessoas socializadas como mulheres, é diretora artística da Rede Ma(g)dalena Internacional.

Noite

Às 19h30, no Teatro Bruno Kiefer, ocorre o espetáculo convidado “Sonho de voar, ou a história de Léo e Bia”, do dramaturgo contemporâneo Marius von Mayenburg. No auge da ditadura militar, na Brasília de 1973, seis amigos sonham viver de teatro. Liderado pelo diretor, o grupo leva adiante os ensaios de uma peça que tece comparações entre Jesus Cristo e o cangaceiro Lampião. Enquanto a repressão política rola solta na capital federal e a liberdade sexual ainda é tabu, a personagem central se mostra cada vez mais prisioneira da obsessão de sua mãe, fazendo com que todos questionem, cada vez mais, os conceitos e valores da sociedade.

Às 21h, o Teatro Carlos Carvalho apresenta “O Diário de um Louco”. Baseado no conto russo do escritor Nicolai Gogol, o espetáculo conta as desventuras de um funcionário público desesperado de paixão pela filha do chefe, que cria para si um trono, na tentativa de superar toda a mediocridade de sua existência. Toda a peça é narrada por este personagem. Os questionamentos sobre a burocracia, o funcionalismo público e o poder, vistos pela ótica do mais frágil, e que ambiciona tanto ser alguém, e assim conquistar Sophie, a filha do seu chefe, que seria o símbolo de sua felicidade e sucesso social. Com a decepção de ser visto de maneira ridícula por sua amada, ele embarca em uma realidade paralela e, a partir de uma nota de jornal, acredita ser o novo Rei da Espanha. Na verdade, ele foi internado em um hospício, seus súditos são internos e ele sofre fortes torturas e humilhações. No fim, sua única saída é refugiar-se na loucura.

A direção é de João Felipe Tondo, o elenco e a adaptação são de Eraldo Júnior, e a trilha sonora e a iluminação são de João Felipe Tondo e Dionatan Rosa.

O FESTE é realizado pela Casa de Cultura Mario Quintana, em parceria com o Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen) e as Coordenações dos Festivais de Teatro do Interior. O evento segue até domingo (10), com o anúncio e a premiação dos melhores espetáculos do Estado.

Foto de”Seu Nariz? Meu Nariz!” de Brenda Oliveira

SERVIÇOS

Espetáculo “Seu Nariz? Meu Nariz!”
Data: 7 de dezembro | Quinta-feira
Hora: 14h
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Entrada gratuita

Espetáculo “Mente Vagueia”
Data: 7 de dezembro | Quinta-feira
Hora: 15h30
Local: Teatro Carlos Carvalho – 2º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Entrada gratuita

Lançamento do livro “Teatro do Oprimido – Raízes e Asas: Uma teoria da Práxis”
Data: 7 de dezembro | Quinta-feira
Hora: 18h
Local: Hall do Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Entrada gratuita

Espetáculo “Sonho de voar, ou a história de Léo e Bia”
Data: 7 de dezembro | Quinta-feira
Hora: 19h30
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Entrada gratuita

Espetáculo “O Diário de um Louco”
Data: 7 de dezembro | Quinta-feira
Hora: 21h
Local: Teatro Carlos Carvalho – 2º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Entrada gratuita