Agenda do IA/UFRGS: atividades com entrada franca de 19 a 25 de novembro

TEATRO
Espetáculo teatral Contratantes realiza temporada nas quartas-feiras de novembro na Sala Alziro Azevedo. Apresentações gratuitas às 12h30 e 19h30 (duas apresentações por quarta-feira).

Evento: temporada do espetáculo Contratantes, atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS
Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, Departamento de Difusão Cultural da PROREXT/UFRGS e PROPESQ
Datas e horários das apresentações: nas quartas-feiras de novembro (dias 22 e 29 — não haverá apresentação no feriado de 15/11), às 12h30 e 19h30 (duas sessões por quarta-feira)
Local: Sala Alziro Azevedo (Av. Salgado Filho, 340 — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca (com retirada de senhas uma hora antes do espetáculo, no local de apresentação)

Duração: 50min
Classificação indicativa: 14 anos
Fotografia: Jéssica Lusia

No dia 22 de novembro, quarta-feira, acontecem duas apresentações da temporada do espetáculo teatral Contratantes. A peça apresenta quatro candidatos que concorrem a um cargo na direção de uma multinacional. O processo de seleção é baseado em um método de confinamento dos candidatos, que a qualquer custo tentam provar suas capacidades e habilidades a fim de alcançarem o tão almejado posto. As estruturas dos famosos reality shows, as mídias de massa e a romantização das grandes corporações são as inspirações para esse espetáculo que revela ao público, nosso grande contratante, como estamos inseridos em diversos sistemas hegemônicos de poder.

A temporada de Contratantes encerra as atividades do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão (TPE) no ano de 2017. A mostra de teatro universitário apresentou sete espetáculos ao longo do ano. O TPE é espaço privilegiado da pesquisa e da produção cênica realizada pelos alunos do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS. O projeto apresentou um espetáculo a cada mês, sempre às quartas-feiras, em dois horários: 12h30min e 19h30min. Todas as sessões foram gratuitas.

Obs: Todas as apresentações também serão transmitidas pela página do espetáculo no Facebook, sendo aberto a interferências também do público que assiste pela rede. (Facebook.com/projetocontratantes)

Ficha técnica resumida
Direção: Vitória Titton
Elenco: Eriam Schoenardie, Laura Hickmann, Lauro Fagundes e Maurício Schneider
Dramaturgia: o grupo, inspirado no texto “El Método Grönholm” de Jordi Galcerán
Originado na disciplina “Pesquisa do Núcleo Cena e Intermedialidade” do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS
Orientação: Marta Isaacsson

ARTES VISUAIS
Exposição Salta D’Água: dimensões críticas da paisagem, que aproxima artes e crítica ambiental, permanece até 24/11 na Pinacoteca do IA/UFRGS.

Evento: Exposição Salta D’Água: dimensões críticas da paisagem
Curadoria: Eduardo Veras e Diego Hasse
Promoção: Departamento de Artes Visuais do IA/UFRGS — Curso de História da Arte
Visitação: até 24 de novembro, de segunda a sexta, das 10 às 18h
Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, segundo andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca

Permanece aberta para visitação até 24 de novembro na Pinacoteca do Instituto de Artes da UFRGS a exposição Salta d’água: dimensões críticas da paisagem. A mostra, com curadoria de Eduardo Veras, professor do Bacharelado em História da Arte, e de Diego Hasse, formando do curso, é resultado de pesquisas que os dois vêm desenvolvendo há quase três anos. O trabalho identifica representações e outras formas de abordagem da paisagem e de elementos da natureza por parte de diferentes artistas. A ênfase está na crítica de teor ecológico e político que por ventura se percebe em gravuras, desenhos, mapas, fotografias, vídeos e performances.

O ponto de partida de Salta d’água: dimensões críticas da paisagem é a gravura que empresta título à exposição, uma água-forte de 1824, concebida por Maria Graham (1785 – 1842), viajante britânica que, no Rio de Janeiro do Primeiro Reinado, foi preceptora da então jovem princesa Maria da Glória, filha de Dom Pedro I e Dona Leopoldina. Nessa imagem, gravada na Europa por Edward Finden a partir de um desenho original de Lady Graham, desponta em primeiro plano um registro inicial da devastação da Mata Atlântica: o toco de uma grande árvore que, imagina-se, havia sido imponente (a queda d’água do título surge apenas ao fundo).

Segundo a proposta curatorial, essa gravura aparece na companhia de obras recentes, de artistas visuais contemporâneos: mapas de Hélio Fervenza; aquarelas de Ana Flávia Baldisserotto, em que ela desenha apenas inços; desenhos de grandes dimensões em que Claudia Hamerski reproduz as plantinhas quase imperceptíveis que irrompem em meio às frestas de concreto da vida urbana; fotografias de Mariana Silva da Silva sobre o Guaíba e seus adjacentes; fotografias de Maria Ivone dos Santos; desenhos de Emanuel Monteiro e um registro de paisagem de Marcelo Chardosim. A mostra inclui ainda desenhos de Lilian Maus feitos no Morro da Borússia, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, evocando os artistas viajantes do passado. Lara Menna Barreto apresenta em vídeo uma série de paralelismos entre elementos da natureza e o próprio corpo da artista.

Por fim, a exposição inclui desenhos e cadernos de anotações de velhos mestres do Instituto de Artes, atuantes na escola na primeira metade do século XX. São representações de paisagem e desenhos de observação da natureza assinados por Benito Castañeda (1885 – 1955), Luis Maristany de Trias (1885 – 1964) e Francis Pelichek (1896 – 1937).

Exposição Notas do Subsolo, com obras de doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS, permanece até o dia 09 de março no Porão do Paço Municipal. Entrada franca.

Evento: Mostra Notas do Subsolo
Visitação: até 09 de março de 2018, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30
Local: Porão do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS)
Ingresso: Entrada franca

Obra de Elias Maroso. Imagem cedida pelo artista

Permanece aberta para visitação até março de 2018 a exposição Notas de Subsolo, no Porão do Paço Municipal de Porto Alegre (Praça Montevidéu, 10). A mostra coletiva reúne obras de dezessete artistas-pesquisadores ligados ao curso de Doutorado em Artes Visuais do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS. Apresentando diferentes trabalhos que abrangem práticas convencionais e linguagens mais atuais, como desenho, pintura, objeto, performance, fotografia, instalação e videoarte, as proposições atestam a multiplicidade da produção de conhecimento na arte contemporânea. A atividade, que integra a programação do 31º. Festival de Arte Cidade de Porto Alegre, é uma iniciativa dos artistas-pesquisadores numa parceria entre o PPGAV-IA/UFRGS e a Secretaria Municipal de Cultura.

De longa duração, Notas de Subsolo encerrará suas atividades com um seminário aberto ao público em março de 2018, no qual serão apresentadas as pesquisas relacionadas aos trabalhos referentes à exposição e as dos doutorandos com ênfase no campo da história, teoria e crítica da arte.

Artistas participantes: Alice Porto, Andressa Cantergiani, Bethielle Kupstaitis, Carla Borba, Carlos Donaduzzi, Daiana Schröpel, Elias Maroso, Emanuel Monteiro, Glaucis de Morais, Lilian Hack, Luciane Bucksdricker, Newton Goto, Ricardo Ayres, Rodrigo Núnēz, Sandro Ka, Tula Anagnostopoulos e Viviane Gueller.

MÚSICA
Recitais com entrada franca da semana
20 de novembro, segunda
17h30: Sarau no IA — recital de alunos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do Departamento de Música do IA/UFRGS. Coordenação: prof. Adolfo Almeida. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar). Entrada franca.

22 de novembro, quarta
19h: Recital de Doutorado de Renan Simões (violão). Coordenação: prof. Daniel Wolff. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar). Entrada franca.

23 de novembro, quinta
18h: Recital de Mestrado de Sabrina Souza Gomes. Coordenação: prof. Daniel Wolff. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar). Entrada franca.