Segunda edição do Cenas Diversas abordará a estética gay

Foto: Isaias Mattos

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) promove nos dias 23, 24 e 25 de maio (terça, quarta e quinta) a segunda edição do projeto Cenas Diversas. Na programação do Cena LGBT estão espetáculos de teatro, exibição do filme e debate sobre a estética gay. Todas as atividades são gratuitas.

Idealizado pelo diretor da CCMQ, Jessé Oliveira, o Cenas Diversas vem para celebrar, abrir espaço e promover o diálogo sobre a diversidade estética por meio da arte.

Uma das atrações do Cena LGBT é o espetáculo PRATA PARAISO, dia 23, no Teatro Carlos Carvalho. Inspirado na obra Pterodátilos do dramaturgo estadunidense Nicky Silver, um jovem artista gay e portador do vírus HIV, interpretado pelo encenador e performer João Ricardo, decompõe a realidade luxuosa de sua família e de si mesmo, em uma obra grotesca dedicada à transitoriedade de tudo.

A performance é composta por três estudos, tendo a morte (a doença – contaminação, o matar e o morrer) como tema e ponto de articulação entre o texto teatral e a nuvem de referências geradas durante o processo.

No dia 24, João Ricardo volta à cena em LOVE ME BOY – KILL ME MACHINE, da Cia. Espaço em Branco. O trabalho foi escrito entre os anos 2006 e 2008 como uma carta enviada ao futuro sobre o corpo gay. No texto, o artista faz um contraponto entre Alan Turing, cientista, matemático e pioneiro no estudo da inteligência artificial, que foi personagem principal do filme O Jogo da Imitação, de Morten Tyldum, e o supercomputador Hal9000, visto como vilão do filme 2001: uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick .

Também no dia 24, a Casa de Cultura Mario Quintana apresenta BORBOLETAS DE SOL DE ASAS MAGOADAS, onde os espectadores são apresentados ao cotidiano de um homem que vive num universo totalmente feminino, o travesti Bety. Além de segurar a encenação sozinha, a atriz Evelyn Ligocki dirige a peça, em parceria com Celina Alcântara.

Para compor o personagem, Evelyn trabalhou nas ruas de Porto Alegre diretamente com as “monas”, entrevistando-as e participando como observadora do cotidiano do grupo. Nas calçadas e casas, conheceu as histórias, os trejeitos, as gírias, os rancores e os desejos retratados por Bety. A atriz encontrou material para seu trabalho também na Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul – IGUALDADE, que defende a cidadania dessa parcela da população.

Por este trabalho, a recebeu o prêmio “Atriz Revelação” e foi indicada ao Qualidade Brasil 2006 – Melhor Atriz de Comédia – SP, concorrendo com atrizes como Zezé Polessa e Arlete Salles.

NÃO CONTE A NINGUÉM será apresentado dia 25, no Teatro Carlos Carvalho. A montagem fala sobre amor, retratando a vida de três adolescentes que vivem as experiências de suas paixões e os dilemas da sexualidade.

A história gira em torno de Deco e seus amigos Bebel e Igor, que relatam suas dúvidas e descobertas. A peça também aborda temas como a violência doméstica e o suicídio, tocando em pontos cruciais do funcionamento da sociedade contemporânea.

O texto é de Ricardo Corrêa e a direção e produção de Paulo Guerra. No elenco Áquila Mattos, Renata Stein e Roger Santos.

Programação do Cenas Diversas – edição Cena Negra
23| MAI – Terça-feira
19h – Espetáculo PRATA PARAISO.
Local: Teatro Carlos Carvalho (2º andar da CCMQ).
Entrada gratuita.

19h30 – Exibição do curta Maria Helena – A Mulher de Todos (Brasil – 17 minutos – 2015). Direção de Cristiano Sousa.
Local: Sala Eduardo Hirtz.
Entrada gratuita.
Sinopse: Maria Helena é uma mulher desejada por todos. Explorada por seu cafetão Marcelão, que exige que a mesma realize filmes adultos estilo gangbang, decide abandonar tudo em busca do amor verdadeiro.

Ficha Técnica:
Direção, roteiro e montagem: Cristiano Sousa.
Elenco: João Carlos Castanha, Mário Cardona, Levi Vieira, Petruquio Pamplona e Thiago Lopes.
Fotografia: Alisson Fernandes de Aguiar.
Som: Levi Vieira e Mário Cardona.
Produção: Cristiano Sousa, João Carlos Castanha, Levi Vieira e Petruquio Pamplona.

24 | MAI – Quarta-feira
19h – Espetáculo LOVE ME BOY – KILL ME MACHINE.
Local: Teatro Carlos Carvalho (2º andar da CCMQ).
Entrada gratuita.

20h30 – Espetáculo BORBOLETAS DE SOL DE ASAS MAGOADAS.
Local: Teatro Bruno Kiefer.
Entrada gratuita.

25 | MAI – Quinta-feira
18h – Debate “Existe uma estética gay?”, com os atores Evelyn Lgocki, João Ricardo e Renato Del Campeão.
Local: Auditório Luis Cosme (4º andar da CCMQ).
Entrada gratuita.

20h30 – Espetáculo NÃO CONTE A NINGUÉM .
Local: Teatro Carlos Carvalho (2º andar da CCMQ).
Entrada gratuita.